Com o Feriado da Independência nesse 07 de setembro caindo num fim de semana, as opções para curtir dentro da cidade são um bom atrativo. O domingo, Dia da Padroeira da cidade, também estende o clima de feriado. Curitiba tem desde restaurantes típicos e cozinhas contemporâneas a bares e docerias como pedidas gastronômicas, enquanto parques são escolhas em caso de sol – e a previsão é de máxima de 29o C para o sábado e 33o C no domingo. Também é importante ficar atento aos mercados: até o Mercado Municipal terá horário diferenciado.
Confira uma lista de indicações para não perder o feriado:
Um dos serviços essenciais da cidade não chega a sofrer grandes alterações. Até o Mercado Municipal, que também é ótima pedida turística para o feriado, funcionará no sábado e no domingo. Confira:
Rede Angeloni: funciona normalmente
Rede Condor: funciona normalmente
Mercado Municipal: sábado, das 8h às 18h, domingo, das 8h às 13h (restaurantes até 15h)
Um ponto turístico marcante da cidade também tem horário especial e opções gastronômicas. A Rua 24 Horas conta com lojas e bares. O Bávaro é conhecido pelos fãs de esporte e de happy hour, com porções e torre de chope. No sábado, abre das 10h às 23h, e no domingo, das 11h às 17h.
Onde: Rua 24 Horas (entrada pela R. Visconde de Nácar, s/n).
A rede especializada em sorvetes artesanais, SOFT Ice Cream, mantém seu horário de atendimento normal no feriado. E com a previsão do tempo de altas temperaturas, é uma boa pedida, com sabores como baunilha, chocolate e frutas vermelhas com receitas próprias. São duas lojas em Curitiba (no Batel e na Praça do Japão), que abrem as 11h30 às 19h.
Onde: Batel (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 665) e Praça do Japão (Av. Sete de Setembro, 5050).
Uma opção na Região Metropolitana é o Shopping São José. Como destaque, a “Xperience – Ciência e Diversão”, evento gratuito para crianças e adolescentes em uma imersão cheia de conhecimento. As lojas abrirão no feriado das 14h às 20h, e a praça de alimentação e opções de lazer das 11h às 22h.
Onde: R. D. Izabel a Redentora, 1434.
O Shopping Mueller abre com horário de feriado no sábado: lojas e quiosques, das 14h às 20h, e alimentação das 12h às 22h. No domingo, lojas e quiosques abrem das 14h às 20h enquanto alimentação funciona das 11h às 22h.
Onde: Av. Cândido de Abreu, 127.
O Feriado da Independência tem horário diferenciado no Shopping Curitiba. As lojas abrem das 10h às 22h, a praça de alimentação, das 11h às 22h, e os restaurantes, das 11h às 23h. No domingo, o horário é das 14h às 20h para lojas e das 11h às 22h para praça de alimentação.
Onde: R. Brigadeiro Franco, 2300.
Quem busca a gastronomia italiana no feriado pode aproveitar o Ernesto Ristorante. A casa é dedicada a clássicos daquele país elaborados pelo premiado chef Dudu Sperandio. No sábado, abre para almoço, das 12h às 16h, e jantar, das 19h à meia-noite. No domingo, apenas almoço: das 12h às 16h.
Onde: R. Myltho Anselmo da Silva, 1483. @ernesto.ristorante
A cozinha portuguesa é o toque especial da Mercearia Avenida. O restaurante celebra vários pratos, do Bacalhau a porções típicas daquele país. No Dia da Independência, abre das 11h30 à meia-noite. No dia seguinte, da Padroeira, das 11h30 às 16h.
Onde: R. Des. Ermelino de Leão, 46.
Destaque da alta gastronomia, o Marcondes Cozinha Autoral abre para jantar nesse sábado, das 18h30 às 23h, e para almoço no sábado e no domingo, do meio-dia às 15h30. Uma dica para o restaurante é aproveitar o festival de frutos do mar, com pratos exclusivos.
Onde: R. Recife, 220.
Trazendo um novo olhar para a cozinha oriental, aliada a referências peruanas, o Nuu Nikkei é escolha para o feriado. A casa traz guiozas de pato e massa negra até sushis que combinam avocado com polvo. A experiência gastronômica de alto padrão pode ser apreciada no sábado e no domingo, para almoço, do meio-dia às 15h, e no jantar, a partir das 18h.
Onde: R. Fernando Simas, 333.
O restaurante do Grupo Obst apresenta uma cozinha contemporânea de alta gastronomia. Pratos que vão do Taglatelle nero com camarões e Burrata com frutas vermelhas e tomatinhos estrelam o menu do Ninna. Destaque para a sobremesa: Pain Perdu, um pão brioche com creme pâtisserie, frutas frescas e gelato artesanal de leite. A casa abre para almoço ao meio-dia, no sábado e domingo, e para jantar no sábado, às 19h.
Onde: R. Desembargador Motta, 1861.
Uma experiência diferenciada em padaria, a Local valoriza produtores locais para elaborar pães de fermentação natural. No feriado, abre com horário especial: no sábado e no domingo, das 9h às 16h. O misto da casa combinado a molho de pimenta caseiro está entre os favoritos dos clientes.
Onde: R. Saldanha Marinho 1070.
A mais recente novidade da cidade é a pedida para os fãs de Harry Potter. A Plataforma Chelsea promete uma experiência imersiva, desde a decoração temática até pratos e drinks inspirados no universo do bruxinho. A casa abre no sábado, das 11h30 às 23h, e no domingo, daz 11h30 às 22h.
Onde: R. Mal. Hermes, 113.
Para curtir o feriado, o Garden HamBargueria preparou uma promoção. No sábado, quem comprar um Aperol Spritz, leva os próximos com desconto de 50%. O drink combina com o clima quente prometido para a data, e para o variado cardápio da casa, que vai dos sanduíches às porções. O Garden abre ao meio-dia no sábado.
Onde: Av. Jaime Reis, 22.
A pizza ao estilo napolitano da Funiculare Pizzaria é outra saborosa opção. As duas unidades (Paseo República e Mercês) abrem no sábado e domingo. Inclusive, será o último fim de semana da unidade Paseo República – que abre ao meio-dia. A dos Mercês abre às 18h.
Onde: Mercês (R. Myltho Anselmo da Silva, 1439) e Paseo República (Av. República Argentina, 2557).
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro