Com o Feriado da Independência nesse 07 de setembro caindo num fim de semana, as opções para curtir dentro da cidade são um bom atrativo. O domingo, Dia da Padroeira da cidade, também estende o clima de feriado. Curitiba tem desde restaurantes típicos e cozinhas contemporâneas a bares e docerias como pedidas gastronômicas, enquanto parques são escolhas em caso de sol – e a previsão é de máxima de 29o C para o sábado e 33o C no domingo. Também é importante ficar atento aos mercados: até o Mercado Municipal terá horário diferenciado.
Confira uma lista de indicações para não perder o feriado:
Um dos serviços essenciais da cidade não chega a sofrer grandes alterações. Até o Mercado Municipal, que também é ótima pedida turística para o feriado, funcionará no sábado e no domingo. Confira:
Rede Angeloni: funciona normalmente
Rede Condor: funciona normalmente
Mercado Municipal: sábado, das 8h às 18h, domingo, das 8h às 13h (restaurantes até 15h)
Um ponto turístico marcante da cidade também tem horário especial e opções gastronômicas. A Rua 24 Horas conta com lojas e bares. O Bávaro é conhecido pelos fãs de esporte e de happy hour, com porções e torre de chope. No sábado, abre das 10h às 23h, e no domingo, das 11h às 17h.
Onde: Rua 24 Horas (entrada pela R. Visconde de Nácar, s/n).
A rede especializada em sorvetes artesanais, SOFT Ice Cream, mantém seu horário de atendimento normal no feriado. E com a previsão do tempo de altas temperaturas, é uma boa pedida, com sabores como baunilha, chocolate e frutas vermelhas com receitas próprias. São duas lojas em Curitiba (no Batel e na Praça do Japão), que abrem as 11h30 às 19h.
Onde: Batel (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 665) e Praça do Japão (Av. Sete de Setembro, 5050).
Uma opção na Região Metropolitana é o Shopping São José. Como destaque, a “Xperience – Ciência e Diversão”, evento gratuito para crianças e adolescentes em uma imersão cheia de conhecimento. As lojas abrirão no feriado das 14h às 20h, e a praça de alimentação e opções de lazer das 11h às 22h.
Onde: R. D. Izabel a Redentora, 1434.
O Shopping Mueller abre com horário de feriado no sábado: lojas e quiosques, das 14h às 20h, e alimentação das 12h às 22h. No domingo, lojas e quiosques abrem das 14h às 20h enquanto alimentação funciona das 11h às 22h.
Onde: Av. Cândido de Abreu, 127.
O Feriado da Independência tem horário diferenciado no Shopping Curitiba. As lojas abrem das 10h às 22h, a praça de alimentação, das 11h às 22h, e os restaurantes, das 11h às 23h. No domingo, o horário é das 14h às 20h para lojas e das 11h às 22h para praça de alimentação.
Onde: R. Brigadeiro Franco, 2300.
Quem busca a gastronomia italiana no feriado pode aproveitar o Ernesto Ristorante. A casa é dedicada a clássicos daquele país elaborados pelo premiado chef Dudu Sperandio. No sábado, abre para almoço, das 12h às 16h, e jantar, das 19h à meia-noite. No domingo, apenas almoço: das 12h às 16h.
Onde: R. Myltho Anselmo da Silva, 1483. @ernesto.ristorante
A cozinha portuguesa é o toque especial da Mercearia Avenida. O restaurante celebra vários pratos, do Bacalhau a porções típicas daquele país. No Dia da Independência, abre das 11h30 à meia-noite. No dia seguinte, da Padroeira, das 11h30 às 16h.
Onde: R. Des. Ermelino de Leão, 46.
Destaque da alta gastronomia, o Marcondes Cozinha Autoral abre para jantar nesse sábado, das 18h30 às 23h, e para almoço no sábado e no domingo, do meio-dia às 15h30. Uma dica para o restaurante é aproveitar o festival de frutos do mar, com pratos exclusivos.
Onde: R. Recife, 220.
Trazendo um novo olhar para a cozinha oriental, aliada a referências peruanas, o Nuu Nikkei é escolha para o feriado. A casa traz guiozas de pato e massa negra até sushis que combinam avocado com polvo. A experiência gastronômica de alto padrão pode ser apreciada no sábado e no domingo, para almoço, do meio-dia às 15h, e no jantar, a partir das 18h.
Onde: R. Fernando Simas, 333.
O restaurante do Grupo Obst apresenta uma cozinha contemporânea de alta gastronomia. Pratos que vão do Taglatelle nero com camarões e Burrata com frutas vermelhas e tomatinhos estrelam o menu do Ninna. Destaque para a sobremesa: Pain Perdu, um pão brioche com creme pâtisserie, frutas frescas e gelato artesanal de leite. A casa abre para almoço ao meio-dia, no sábado e domingo, e para jantar no sábado, às 19h.
Onde: R. Desembargador Motta, 1861.
Uma experiência diferenciada em padaria, a Local valoriza produtores locais para elaborar pães de fermentação natural. No feriado, abre com horário especial: no sábado e no domingo, das 9h às 16h. O misto da casa combinado a molho de pimenta caseiro está entre os favoritos dos clientes.
Onde: R. Saldanha Marinho 1070.
A mais recente novidade da cidade é a pedida para os fãs de Harry Potter. A Plataforma Chelsea promete uma experiência imersiva, desde a decoração temática até pratos e drinks inspirados no universo do bruxinho. A casa abre no sábado, das 11h30 às 23h, e no domingo, daz 11h30 às 22h.
Onde: R. Mal. Hermes, 113.
Para curtir o feriado, o Garden HamBargueria preparou uma promoção. No sábado, quem comprar um Aperol Spritz, leva os próximos com desconto de 50%. O drink combina com o clima quente prometido para a data, e para o variado cardápio da casa, que vai dos sanduíches às porções. O Garden abre ao meio-dia no sábado.
Onde: Av. Jaime Reis, 22.
A pizza ao estilo napolitano da Funiculare Pizzaria é outra saborosa opção. As duas unidades (Paseo República e Mercês) abrem no sábado e domingo. Inclusive, será o último fim de semana da unidade Paseo República – que abre ao meio-dia. A dos Mercês abre às 18h.
Onde: Mercês (R. Myltho Anselmo da Silva, 1439) e Paseo República (Av. República Argentina, 2557).
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.