Nesse 07 de setembro de 2024, o feriado de Dia da Independência cai num sábado – seguido pelo Dia da Padroeira de Curitiba no domingo. Com perspectiva de dias quentes, a cidade tem opções gratuitas para aproveitar o descanso. Parques, exposições e muitas outras pedidas são ideais para quem fica na capital paranaense no fim de semana.
Confira a lista de indicações gratuitas para o Feriado da Independência em Curitiba:
Ponto turístico da cidade, o Jardim Botânico abre inclusive em feriados, das 6h às 19h30. A estufa é uma das mais visitadas construções da cidade. O espaço ainda tem muita área verde e o Jardim dos Sentidos, para experimentar um contato maior com as plantas.
Onde: R. Engenheiro Ostoja Roguski, 350.
Outra boa opção para o feriado é o Parque Barigui. Com espaço aberto e contato com a natureza, tem pistas para caminhada e corrida e podem ser avistadas as famosas capivaras.
Onde: entrada principal pela Av. Cândido Hartmann, 2355.
No feriado, estará exposta a mostra “Eu Vejo Assim”, que mistura linguagens artísticas com o mundo lúdico das crianças com síndrome de Down. A visita é gratuita, no sábado e domingo, das 14h às 20h, no Shopping Mueller.
Onde: Av. Cândido de Abreu, 127.
No Shopping São José, as crianças e adolescentes aproveitam uma exposição imersiva gratuita.“Xperience – Ciência e Diversão” usa ciência para entreter. É preciso retirar ingresso, com antecedência em caso de filas. As lojas abrirão no feriado das 14h às 20h, e a praça de alimentação e opções de lazer das 11h às 22h.
Onde: R. D. Izabel a Redentora, 1434.
A galeria do SFCO179 recebe uma nova exposição: “Pinturas para ouvir”, de Adriane Pasa. A artista mistura pinturas com partituras, revelando corações pulsantes de música e arte. A galeria pode ser visitada no feriado, sábado e domingo, das 12h às 18h. No mesmo espaço, funcionam pedidas gastronômicas como Royalty Café e o restaurante Tijolo.
Onde: R. São Francisco, 179.
A Feira Nacional Curitiba Vinil acontece nesse sábado com uma presença especial. O evento contará com Gerson Conrad, compositor, instrumentista e cantor que fez parte da formação clássica do grupo Seco & Molhados. Ele fará sessão de autógrafos das 11h às 13h. A feira tem ainda mais de 30 expositores com vinis usados, raridades, sorteio de discos importados e discotecagem para embalar a tarde. A Feira Nacional Curitiba Vinil acontece das 9h às 18h.
Onde: Galeria A Travessa (entradas pela R. São Francisco, 232, ou R. 13 de Maio, 439).
Com ampla área verde e muitas flores, o Bosque Alemão celebra a cultura dos imigrantes alemães no Paraná. O mirante de madeira permite uma vista da cidade por entre as copas das árvores, e um caminho por entre a mata é acompanhado pela história de João e Maria. Uma construção recria a fachada de casas tradicionais dos povos germânicos no Brasil.
Onde: R. Nicolo Paganini, s/n.
Uma exposição tem último dia de exibição no Dia da Independência no Museu Casa Alfredo Andersen. “Conflito Geracional” é um retrato contemporâneo de Jefferson Svoboda, em exibição na sala dos retratos. A intervenção dialoga com a mostra permanente da casa, convidando o público a refletir sobre a passagem das gerações e a conexão do passado com o futuro. No domingo, ainda podem ser vistas as obras permanentes do museu, que abre de terça a domingo, gratuitamente, das 10h às 17h.
Onde: R. Mateus Leme, 336.
O Memorial Paranista reúne obras de João Turin no Parque São Lourenço. Os trabalhos apresentam uma visão do estado, buscando uma construção de identidade que passa por figuras públicas, cenários naturais e a presença indígena. Grandes esculturas são o destaque do local.
Onde: R. Mateus Leme, 4700.
A vista do Parque Tanguá está entre as favoritas tanto de turistas quanto de moradores de Curitiba. Uma cascata de 65 metros cai sobre o paredão de rocha, e o mirante tem uma vista ampla da cidade, criando uma ambientação especial ao pôr do sol.
Onde: R. Oswaldo Maciel, 97.
No domingo, o Salão de Vidro do Museu Oscar Niemeyer recebe uma exposição única. A Umbrella Expo reúne guarda-chuvas que foram pintados por mais de 70 tatuadores diferentes, gerando resultados visualmente criativos. A mostra gratuita acontece a partir das 10h.
Onde: R. Mal. Hermes, 999.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.