Museu Oscar Niemeyer recebe exposição inédita do fotógrafo Orlando Azevedo

Foto: Orlando Azevedo.

Onde estão os fãs de fotografia? A partir do dia 23 de dezembro, o Museu Oscar Niemeyer contará com mais uma exposição inédita em cartaz, dessa vez na Sala 1. A mostra “O Labirinto da Luz” conta com 237 imagens do fotógrafo Orlando Azevedo, e comemora seus 50 anos de fotografia. A curadoria é de Rubens Fernandes Junior.

A exposição é dividida em vertentes criativas do fotógrafo. São eles: “Ruínas”; “Religiosidade”; “Índia”; “Cósmica”; “Retratos”; “Marinhas”; “Corpo e Movimento”; “Paisagem”; “Festas e Populares”; “iPhone”; “Surreal” e “Voo”.

A exposição é um haikai ou a síntese de um ciclo de vida“, explica o fotógrafo. “Produzi tanto e em tantos caminhos que há muitas obras que ficaram pelas gavetas“. São 160 mil matrizes analógicos e muito mais em digitais. As imagens presentes na mostra foram impressas em algodão por Daniel Nitzsche, aqui na capital.

É possível conferir fotos de natureza e paisagem com presença humana e sua saga, além de abstrações e construções surreais. O fotógrafo ainda usa seu iPhone como bloco de anotações, e 57 imagens na mostra foram feitas com o aparelho.

Orlando Azevedo possui obras em diversos acervos do Brasil e de outros países, como no International Center of Photography, em Nova York; Centre Georges Pompidou e Museu Francês de Fotografia, em Paris; Museu de Arte de São Paulo (MASP); Museu de Arte Moderna de São Paulo; Instituto Cultural Itaú; Museu de Fotografia Cidade de Curitiba; Empresa Portuguesa das Águas Livres/Lisboa; Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Museu Afro Brasileiro, em São Paulo.

Por Julia Schneider
18/12/2021 13h20

Artigos Relacionados

Museu Paranaense abre exposição com obras produzidas por artistas indígenas

Solar do Barão promove oficinas gratuitas para crianças e adolescentes em janeiro