Solar do Barão promove oficinas gratuitas para crianças e adolescentes em janeiro

Foto: Flavio Antonio Ortolan

As férias das crianças e adolescentes de Curitiba ficarão ainda mais animadas! Em todos os sábados de janeiro (dias 8, 15, 22 e 29) o complexo cultural Solar do Barão promoverá oficinas para crianças (6 a 9 anos) e pré-adolescentes (10 a 14 anos), levando ao público aprendizados sobre patrimônio histórico e também estímulo à criação artística. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site ingresso.curitiba.gov.br.

As oficinas serão realizadas para as crianças das 10h às 12h, e para os pré-adolescentes das 14h30 às 16h30. A equipe da Fundação Cultural de Curitiba disponibilizará o material para as atividades, não é necessário levar de casa. Os responsáveis pelos alunos também poderão participar, e ao fim das oficinas acontecerá uma visita guiada pelo Solar, sem precisar de inscrição prévia.

8 de janeiro

A primeira oficina é a O Mistério do Serro Azul, e durante a manhã, uma atividade de contação de história sobre Idelfonso Correia, o Barão do Serro Azul (que dá nome ao Solar), e de sua esposa, a Baronesa Maria Correia. A atividade será seguida por uma brincadeira de caça ao tesouro. Já durante a tarde, a brincadeira é uma investigação sobre o Barão e a Baronesa a partir de fontes históricas primárias, isto é, cartas, documentos, fotografias e certidões (que serão fornecidos pelos orientadores da oficina).

15 de janeiro

Na oficina Mão na Massinha e Fragmentos da Cidade, tanto as crianças quanto os pré-adolescentes terão uma introdução à história da escultura; mas enquanto as crianças da manhã produzirão esculturas de massinha dos monumentos de Curitiba, os pré-adolescentes da tarde terão uma introdução à colagem e farão uma produção artística com recortes de fragmentos da cidade.

22 de janeiro

Na oficina Laboratório de Fotografia, os dois horários contarão com uma introdução à história da fotografia e das tecnologias fotográficas, e será concluído com a construção de uma pequena câmera escura (também chamada de câmera pinhole).

29 de janeiro

A quarta e última oficina, Técnicas de Stencil, modo de pintura que usa moldes vazados para formar os contornos e traços do desenho. Com recortes de papel e tinta guache, os alunos de ambos os horários farão pinturas de formas baseadas nessa técnica. Antes disso também terão uma introdução à teoria da cor.

Por Julia Schneider
14/12/2021 15h58

Artigos Relacionados

Festival Coolritiba anuncia line-up e libera vendas de ingressos na próxima quinta-feira

Exposição imersiva de Van Gogh chega ao Brasil em 2022