Mais de 20 atrações compõem a terceira edição da Mostra Claudete Pereira Jorge. São peças de teatro adulto e infantil, shows, performances e oficinas que vão movimentar Curitiba com uma programação gratuita. A agenda começa nesse sábado (22/06), no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge. As atrações acontecem até 13 de julho, celebrando a arte produzida na cidade.
“A proposta é também que públicos distantes do circuito cultural possam se aproximar dele e, num curto espaço de tempo, pouco menos de um mês, ter contato com uma multiplicidade de estéticas e criações”, explica Igor Augustho, diretor de produção e curador da mostra. O evento começou em 2019, quando o Teatro Novelas Curitibanas recebeu a adição do nome da atriz paranaense. Em 2022, depois da pandemia, foi retomado, consolidando-se no cenário cultural.
As artes cênicas encabeçam a programação, com 16 apresentações de oito espetáculos diferentes. A seleção se deu por meio de convite a companhias, para espetáculos que fizeram sucesso no circuito teatral, como também por chamada pública aberta. Todas as peças terão sessões com Libras e quatro delas terão audiodescrição. Ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro. “10% dos ingressos são reservados a fim de garantir que pessoas diversas possam acessar as atividades da Mostra. Assim, pessoas que estejam dentro destas identidades (pessoas idosas, gestantes, com deficiência e obesas), podem chegar ao teatro com apenas 20 minutos de antecedência. É mais uma iniciativa da Mostra Clau que se move na direção de um fazer cultural mais democrático”, explica o diretor artístico da mostra, Nautilio Portela.
Um dos espetáculos que conquistou o público em 2023, “Língua Em Revista”, abre a programação nesse fim de semana. Nos dias 22 e 23, às 18h, a peça da Cia. Fluctissonante é encenada no teatro, trazendo temas atuais em pauta. A língua, muito mais do que a fala, constrói diálogos, e as muitas línguas que circulam pelo Brasil também delimitam, incluem ou excluem grupos. O trabalho intenso da companhia traz essas e outras discussões.
A mostra de teatro adulto continua na semana seguinte com mais apresentações. Participam os grupos Lumiô (com “Lusco Fusco”), Batalhão Cia. De Teatro (“Retilíneo”), Ap da 13 e Sopro Produções (“Aqui é Minha Casa”), Tecer Teatro (“Kaza”) e Rumo de Cultura (“5 Danças”). Já no teatro infantil, o festival tem o Teatro de Bagagem (“Atravessar o Mar Para Sempre”) e Grupo Baquetá (“Nhanderekó”).
Pocket shows também fazem parte da Mostra Claudete Pereira Jorge. Dia 22 tem Imperador Sem Teto, e dia 28, Noe Carvalho. Willa Tomas se apresenta dia 5 de julho, e Pitombas do Amor, dia 13. O festival realizará três oficinas: Colares Ecológicos, Dramaturgia Preta e Bonecas Abayomis.
Klícia Campos faz uma performance inspirada nas festas juninas e no cangaço, no dia 23, e no 30, tem “Feijoada da Meia Noite”. No dia 6, “Memórias Duma Baobá” ocupa o espaço. Dia 12 tem “Procura-se Histórias Extraviadas” e, no 13, “Novelas Clau Kiki Ball”.
Quando: de 22 de junho a 13 de julho de 2024
Quanto: gratuito – para peças e apresentações, distribuição de ingressos uma hora antes das performances na bilheteria do teatro
Onde: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1222)
Agenda completa: no Instagram da Mostra @mostraclaudete
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.