O 1º Festival de Bonecos do Boqueirão começa nesta terça-feira (11/06), com programação toda gratuita. O evento leva ao bairro espetáculos que celebram a tradição do teatro de bonecos, contando com dez apresentações para os mais diferentes públicos. Das apresentações tradicionais às mais inovadoras, o festival faz um apanhado da variedade dessa arte no Brasil e no mundo. Uma apresentação vinda da Rússia encerrará o festival, que acontece até 30 de junho no Centro Cultural Boqueirão.
O diretor Boris Konstantinov e o artista Viktor Antonov farão um bate-papo no dia 26, 14h, com tradução simultânea, contando sobre suas experiências com o Obrastov Puppet Theatre na Rússia. Outro nome importante que realiza palestra durante o evento, Alfredo Gomes Filho trata sobre a relevância do teatro de bonecos para a cidade e em especial para o Boqueirão, onde o artista produz. A palestra acontece em dois horários no dia 18: 9h e 14h (esta, com tradução simultânea de libras).
Além do grupo russo Obrastov Puppet Theatre, fazem parte da mostra grupos de Curitiba (Malasartes, Alfredo Gomes Filho, MGR Produções Artísticas, Companhia Karagozwk), São Paulo (Grupo Sobrevento), Brasília (Tato Criação Cênica), Rio do Sul (Trip Teatro), Maringá (Grupo Anamá) e Porto Alegre (Anima Sonho).
A primeira peça apresentada é do Grupo Malasartes nesta terça, 11/06, às 19h, com audiodescrição. “Pipoca no Jardim dos Sonhos” reúne tradições populares de diferentes países em interações com a plateia, unindo bonecos e teatro de máscaras com o improviso.
As apresentações variam de classificação livre até 12 anos, mostrando a variedade do teatro de bonecos feito para crianças pequenas até públicos adolescentes e adultos. Cada espetáculo terá duas apresentações, ampliando a chance de acompanhar toda a programação. Há desde sessões pela manhã até de noite. A programação completa está disponível no site.
“Circus on Strings” encerra a temporada com quatro apresentações do grupo russo. O espetáculo de circo de marionetes foi criado pelo premiado Viktor Antonov, designer de teatro de fantoches. As sessões acontecem dias 27 (10h e 15h), 28 (15h) e 30 de junho (20h).
Diversas atrações terão sessão com audiodescrição. Depois da abertura, também terão esse recurso “Benedito no Pilão”, no dia 11 (20h), “Kasperl e a Cerveja do Papa” no dia 22 (11h), “Eu Existo” no dia 23 (11h), “Bonecrônicas”, também no dia 23 (20h), “Alberto – O Menino que Queria Voar” no dia 25 (15h), e a última sessão do grupo russo, com “Circus On Strings” dia 30 (20h).
Quando: de 11 a 30 de junho de 2024
Onde: Centro Cultural Boqueirão (R. José Guercheski, 281)
Quanto: gratuito
Programação: no site
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.