“Não serei livre enquanto alguma mulher for prisioneira,
mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas”
Audre Lorde
No último mês, em meio as centenas de promoções de cosméticos, eletrodomésticos e utensílios para o lar, tivemos mais um 8 de março. Nada contra nenhum tipo de promoção, eu, inclusive, gosto. Mas não podemos nos esquecer e esvaziar o verdadeiro significado dessa data tão importante para a conquista dos direitos das mulheres e que deve(ria) nos remeter a LUTA.
As conquistas históricas pelo direito das mulheres e o marco do 8 de março são reflexos da luta das mulheres e não pode ser desvinculada do seu propósito político. Conquistas que foram fundamentais para ocuparmos os espaços que hoje ocupamos, e que abriram portas para a instituição de direitos como a alteração do código eleitoral, consolidação das leis trabalhistas, o Estatuto da mulher casada, lei do divórcio, entre outras tantas.
Em entrevista ao Brasil de Fato, a historiadora Diana Assunção, integrante do coletivo feminista Pão e Rosas, afirma que “a história real do 8 de março é totalmente marcada pela história da luta socialista das mulheres, que não desvincula a batalha pelos direitos mais elementares — que, naquele momento, era o voto feminino — da batalha contra o patriarcado e o sistema capitalista”
No entanto, todos os anos vemos a tentativa de esvaziamento do conteúdo político e histórico da data, deixando nas camadas superiores o simbolismo atrelado à uma ideia simplista que consiste em ‘parabéns pelo seu dia! Toma aqui chocolates e flores, mas amanhã voltamos com a programação normal, TÁ OK?’ O panem et circenses tá diferente, né?
“Esse dia é um dia de homenagem à mãe, às filhas. É um dia de homenagem à mulher. À mulher no seu sentido mais profundo, da sua individualidade, da sua intimidade. À mulher que tem o prazer de escolher a cor da unha que vai pintar. À mulher que tem o prazer de escolher o sapato que vai calçar. Pouco me importa que tipo de escolha ela faça, porque essas maravilhosas mulheres que integram as nossas vidas e as nossas instituições são tão dedicadas a todas as causas em que se envolvem“, afirmou Aras em reportagem para o G1.
Ah, e claro! Não vamos nos esquecer da conquista e do PRAZER que sentimos em escolher o sapato, a cor da unha, a nossa dedicação inata, e, obviamente, o nosso dom – quase obrigatório! – de multiplicar, né? Muito obrigada pela “HOMEnagem”, PGR! Lacrou, só que ao contrário.
Outro ponto importantíssimo destacar é que, quando falamos na luta pela conquista por direitos das mulheres, é válido pensarmos: direitos para quais mulheres? O movimento sufragista tinha como principal pauta o fim do confinamento doméstico e o direito ao voto feminino. No Brasil, a conquista do voto se deu em 1932 e era facultativo. Para ter o direito ao voto, as mulheres deveriam ser casadas e obter a autorização do marido. As solteiras e viúvas só tinham o direito assegurado se tivessem renda própria. Ou seja: conquistamos, pero no mucho. Nesse contexto, por si só, a conquista do direito ao voto feminino já não contemplava todas as mulheres, mas adivinhem para quem, em efeitos práticos, ela já nasceu excludente? Isso mesmo, para as mulheres negras. Esse é apenas um exemplo das diferenças e dos recortes necessários quando nós mulheres falamos em luta e conquista por direitos: a nossa corrida não é e está longe de ser igual!
Essa semana eu tive o imenso prazer de participar de um evento promovido pela Construtora Pride e organizado por Fabiane Rubino, diretora do RH. Uma roda de conversa entre mulheres incríveis, mediado pela Tatiana Quadros, advogada e mestre em direitos Humanos e Políticas. Aqui, gostaria de trazer um breve resumo de uma das falas: “Enquanto as mulheres brancas queriam o direito de ocupar o mercado de trabalho nós, mulheres negras, já trabalhávamos até a exaustão, e as nossas e nossas avós tiveram o mesmo destino antes de nós. Logo, o feminismo branco não me contempla! As minhas ancestrais cuidavam dos filhos mulheres brancas para elas pudessem ocupar espaços que a nós eram — seguem sendo — negados”.
Essas foram algumas das provocações e reflexões trazidas por Amanda Gonçalves. Amada é Cozinheira Social formada pelo Centro Europeu, candomblecista, Defensora Popular, e idealizadora do projeto Tabuleiro. O Projeto visa a formação em panificação e autogestão econômica para mulheres negras, onde toda a venda da produção é revertida para o próprio projeto. Em conversa como jornal Plural, Amanda explica que “o Tabuleiro tem todas as diretrizes do candomblé, uma religião matriarcal que ajuda a nos percebermos como mulheres, antes de sermos feministas. As mulheres periféricas não são contempladas pela luta e realidade das mulheres feministas.” Toda a venda da produção é revertida para o próprio projeto.
O Boletim das Mulheres Negras no Mercado de Trabalho apresenta análise e indicadores do 1° trimestre de 2021, os principais destacados são:
• As mulheres negras foram a maioria na desocupação, na subocupação e na subutilização da força de trabalho ampliada, mostrando que a sua inserção no mercado de trabalho foi mais precária do que a dos demais grupos considerados (homens negros e mulheres e homens brancos).
• O trabalho doméstico mostra-se tipicamente feminino e negro. As mulheres representaram 93,2% do trabalho doméstico sem carteira, sendo 61,6% mulheres negras.
• A remuneração das mulheres negras foi sempre inferior à dos demais grupos, mesmo com o aumento da escolaridade ou do cargo ocupado. A única situação na qual as mulheres negras auferiram rendas superiores às dos homens negros foi nas forças armadas.
O cenário é de extrema desigualdade e vulnerabilidade, sendo imperioso que políticas públicas sejam ativadas para minimizar e superar a situação precária em que a maior parte das mulheres negras vive no mercado de trabalho.
Dados obtidos pelo ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (2017) e disponibilizados pela Pastoral carcerária, não apenas reforçam, mas demostram estatisticamente o reflexo histórico do racismo estrutural.
No que diz respeito a escolaridade, a maioria das mulheres (67,4%) cujos dados tivemos acesso, não chegou a cursar o ensino médio, tendo 55,2% ensino fundamental completo e 12,2% ensino fundamental incompleto, o que demonstra que o sistema seleciona um perfil de mulheres com baixa escolaridade e difícil acesso aos serviços educacionais.
Mulheres negras representam cerca de 53% da população carcerária, inter-relacionando mercado de trabalho, escolaridade e cárcere. Se analisados de forma conjunta, esses dados demonstram as heranças de uma sociedade escravocrata, a falta de amparo do Estado no período de pós a abolição, e exemplifica a forma como a população negra – mulheres, em especial – são vítimas do racismo estrutural e os principais reflexos dessa estrutura ao longo da história das vidas dessas mulheres.
Esses são alguns dos motivos pelos quais precisamos falar sobre interseccionalidade entre gênero, raça e classe, precisamos debater sobre importância da criação e manutenção de políticas públicas claras e objetivas que amparem essas mulheres, lutar pelo acesso à educação e formação profissional e a permanente luta pela garantia dos direitos já adquiridos sejam aplicados a essas mulheres. A nossa luta precisa ser coletiva, mas antes de tudo, ser antirracista.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro