Incêndio destrói Mafalda nessa segunda (12); campanha virtual pede ajuda

Caminhão do Corpo de Bombeiros em frente ao Mafalda, no centro de Curitiba.
Plantão 190/Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Café e Bistrô Mafalda na noite dessa segunda-feira (12) no Centro de Curitiba. “Estamos em choque, arrasados, mas sentindo a vibração de força de todos que gostam daqui”, destaca a mensagem publicada por perfis do estabelecimento localizado na Rua Tibagi nas redes sociais

Moradores da região se assustaram com as chamas e a fumaça, e três caminhões do Corpo de Bombeiros foram enviados pela entidade para controlar a situação no casarão histórico de dois andares, de acordo com a jornalista Josianne Ritz ao Bem Paraná

A matéria ainda relembra o arrombamento e roubo ocorridos no local, em atividade desde o ano de 2000, em outubro de 2021, que geraram um prejuízo de cerca de R$ 25 mil. Na época, uma vaquinha virtual ajudou a cobrir os custos. 

Ieda Godoy, proprietária, conta que o Mafalda foi completamente destruído. Além disso, destaca que ninguém se feriu: “Não tinha ninguém lá dentro”. Outros dois “moradores” do Bistrô também saíram ilesos: “Tinha um pequeno beija-flor lá. Havia acabado de nascer. Na verdade, eram dois. Estávamos acompanhando. Hoje [antes do incêndio], eles deixaram o ninho. Estão bem.”

Solidariedade e vaquinha para reviver o Mafalda

Um grupo de “companheiros da gastronomia e cultura solidários ao terrível evento de que o Mafalda foi vítima” divulgou o lançamento de uma vaquinha virtual para ajudar essa casa “que fez alegria de tantas pessoas em Curitiba” a “atravessar o momento difícil” e a “renascer em toda sua alegria e diversidade”. 

“Nossos corações estão com a equipe do café Mafalda. Ainda não sabemos o tamanho dos prejuízos, mas sabemos que foram extensos. Doe e ajude a reVIVER mafalda. Qualquer valor significa um abraço que a equipe vai receber na sua jornada para renascer dos escombros”, diz a descrição da campanha.

Por fim, a organização dessa corrente de solidariedade faz um apelo: “Compartilhe nas redes sociais o link da campanha com a hashtag para multiplicar a ajuda. Vamos reviver juntos o Mafalda #REVIVAMAFALDA”.

As doações podem ser realizadas por aqui, na plataforma Kickante.

Por Alex Franco
13/12/2022 10h23