Do sonho das amigas e sócias da Ideally Iluminação, Letícia e Soraya, a exposição “Iluminar com Arte” estreia em Curitiba com o desejo de, além de desenvolver produtos exclusivos para a loja, conceber peças idealizadas por designers nacionais. A partir deste mês, os visitantes poderão observar, se inspirar e até comprar obras criadas por artistas com o intuito de valorizar a diversidade de matérias-primas genuinamente brasileiras.
A partir da curadoria minuciosa feita por Consuelo Cornelsen, arquiteta e agitadora cultural curitibana, foram selecionados oito designers para criarem as peças da exposição. Eles trazem o melhor da mistura brasileira, criando artigos com materiais da própria natureza. São luminárias feitas de madeira, cristais, vidros e até materiais de reaproveitamento, que abrangem a cultura do nosso país e também ganham projeção internacional.
“Esse nosso sonho foi responsável por desenvolver uma exposição que não apenas compõe peças exclusivas para a Ideally, mas que valoriza artistas e designers competentes do nosso país. A concepção dessas peças é diferente: percebe-se a exclusividade, mas também toda a sustentabilidade. É realmente iluminar com arte”, celebra Letícia Pangracio, arquiteta, proprietária da Ideally Iluminações e idealizadora da exposição.
Kripton (Carlos Alcantarino)/Foto: divulgação
A exposição “Iluminar com Arte” abraça seu conceito de unir o moderno com o contemporâneo, trazer arranjos novos com base na cultura do Brasil, além de abordar a necessidade da adaptação da arte com a proteção do meio ambiente. Esta é uma mostra aberta ao público geral, bem como para arquitetos, artistas e futuros clientes que buscam inspiração para a idealização de espaços criativos. Todas as peças estão disponíveis para compra.
“Não apenas arquitetos e clientes deveriam conhecer essa exposição. Vale a pena ver a competência e criatividade de artistas brasileiros. Em seu conjunto temos, inclusive, peças que irão para Milão participar de concurso. É uma oportunidade única de valorizar nossa cultura”, reforçou Soraya Ribas, proprietária da Ideally Iluminações e idealizadora da exposição.
Ao todo são oito artistas vindos do Pará, São Paulo e Curitiba. As peças desenvolvidas misturam luz, forma, conceito e exclusividade.
Luminária Trio, de Nido Campolongo – São Paulo
Luminária Trio (Nildo Campolongo)/Foto: divulgação
Feito de papel parafinado combinado com materiais de demolição, o trio se distancia completamente do que antes era lixo, para se tornar uma luminária nobre. A obra-prima em três cúpulas permite uma experiência lúdica, com interação única, além de resgatar a nobreza de janelas e gavetas encontradas em Higienópolis, São Paulo.
Ello, por Moca Arquitetura – Curitiba
Ello (Moca Arquitetura)/Foto: divulgação
A luminária Ello é composta de metais, madeira, cerâmica, acrílico e tubos. E, segundo as arquitetas curitibanas Ana e Kátia, promovem o encaixe perfeito entre o lógico e o lúdico, resgatando uma conexão com o subconsciente através das formas geométricas básicas e os tons primários.
Kripton, de Carlos Alcantarino – Pará
É da cultura paraense que vem essa criação feita de cristais quartzo, cobre e LED. O processo geológico e natural da formação de cristais quartzo resulta numa peça que jamais será igualada. É um objeto de arte que já nasce com a limitação da reprodução. É o cristal como ele é desenvolvido para conduzir a luz.
Luminária Con, Arquea Arquitetos – Curitiba
Luminária Con (Arquea Arquitetos)/Foto: divulgação
A peça é idealizada a partir da junção das madeiras de imbuia, cedro rosa, tauari e freijó com latão. Essa variação de madeiras é propositalmente trabalhada para mostrar a diversidade e riqueza da flora brasileira. E, no seu íntimo, resgata a memória de peças da casa da avó, um abraço do passado com a genialidade do futuro.
Bubblegumlight , Marcelo Stefanovicz – São Paulo
Bubblegumlight (Marcelo Stefanovicz)/Foto: divulgação
Com vidro soprado em forma de chiclete mascado, feita manualmente com cristal, metal e LED, a peça representa toda a jovialidade e modernidade do autor. É nostálgica, transporta para as experiências da infância na escola, traz o frescor das salas de cinema, remete ao cheiro das descobertas e à rebeldia irreverente de uma mente em plena ebulição.
Eiva, Leo Sokolovicz – Curitiba
Eiva (Leo Sokolovicz)/Foto: divulgação
A cúpula de madeira, trabalhada em cobre e ferro fosco, extrai o melhor do desenho natural. Tem design limpo, elegante e fluido. Sua composição valoriza ainda mais um material já comumente usado pelo mercado arquitetônico.
Maccaroni, Guilherme Bez – Curitiba
Esculpida em bambu e com acabamento em alumínio dourado, rosé e preto, a luminária ganha tons naturais de mel e nero, a partir da inspiração da lapidação de um diamante. De acordo com o designer e arquiteto, é uma conexão perfeita entre o tradicional e o contemporâneo.
Arco, Furf Design Studio – Curitiba
Arco (Furf Design Studio)/Foto: divulgação
Em formato de um arco, as luminárias feitas em chapa de ferro e de aço inox polido trazem um conceito já conhecido da milenar arte romana, unida com arranjos populares brasileiros com a icônica forma das árvores amazônicas. Clássicas e futurísticas, harmonizam o ambiente podendo ser usadas sozinhas ou em conjunto.
Exposição “Iluminar com Arte”
Ideally Iluminação
Endereço: Rua General Aristides Athayde Júnior, 54 – Bigorrilho
Horário: Segunda a sexta – das 9h às 18h30/ sábado – das 9h às 13h
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho