Do sonho das amigas e sócias da Ideally Iluminação, Letícia e Soraya, a exposição “Iluminar com Arte” estreia em Curitiba com o desejo de, além de desenvolver produtos exclusivos para a loja, conceber peças idealizadas por designers nacionais. A partir deste mês, os visitantes poderão observar, se inspirar e até comprar obras criadas por artistas com o intuito de valorizar a diversidade de matérias-primas genuinamente brasileiras.
A partir da curadoria minuciosa feita por Consuelo Cornelsen, arquiteta e agitadora cultural curitibana, foram selecionados oito designers para criarem as peças da exposição. Eles trazem o melhor da mistura brasileira, criando artigos com materiais da própria natureza. São luminárias feitas de madeira, cristais, vidros e até materiais de reaproveitamento, que abrangem a cultura do nosso país e também ganham projeção internacional.
“Esse nosso sonho foi responsável por desenvolver uma exposição que não apenas compõe peças exclusivas para a Ideally, mas que valoriza artistas e designers competentes do nosso país. A concepção dessas peças é diferente: percebe-se a exclusividade, mas também toda a sustentabilidade. É realmente iluminar com arte”, celebra Letícia Pangracio, arquiteta, proprietária da Ideally Iluminações e idealizadora da exposição.
A exposição “Iluminar com Arte” abraça seu conceito de unir o moderno com o contemporâneo, trazer arranjos novos com base na cultura do Brasil, além de abordar a necessidade da adaptação da arte com a proteção do meio ambiente. Esta é uma mostra aberta ao público geral, bem como para arquitetos, artistas e futuros clientes que buscam inspiração para a idealização de espaços criativos. Todas as peças estão disponíveis para compra.
“Não apenas arquitetos e clientes deveriam conhecer essa exposição. Vale a pena ver a competência e criatividade de artistas brasileiros. Em seu conjunto temos, inclusive, peças que irão para Milão participar de concurso. É uma oportunidade única de valorizar nossa cultura”, reforçou Soraya Ribas, proprietária da Ideally Iluminações e idealizadora da exposição.
Ao todo são oito artistas vindos do Pará, São Paulo e Curitiba. As peças desenvolvidas misturam luz, forma, conceito e exclusividade.
Luminária Trio, de Nido Campolongo – São Paulo
Feito de papel parafinado combinado com materiais de demolição, o trio se distancia completamente do que antes era lixo, para se tornar uma luminária nobre. A obra-prima em três cúpulas permite uma experiência lúdica, com interação única, além de resgatar a nobreza de janelas e gavetas encontradas em Higienópolis, São Paulo.
Ello, por Moca Arquitetura – Curitiba
A luminária Ello é composta de metais, madeira, cerâmica, acrílico e tubos. E, segundo as arquitetas curitibanas Ana e Kátia, promovem o encaixe perfeito entre o lógico e o lúdico, resgatando uma conexão com o subconsciente através das formas geométricas básicas e os tons primários.
Kripton, de Carlos Alcantarino – Pará
É da cultura paraense que vem essa criação feita de cristais quartzo, cobre e LED. O processo geológico e natural da formação de cristais quartzo resulta numa peça que jamais será igualada. É um objeto de arte que já nasce com a limitação da reprodução. É o cristal como ele é desenvolvido para conduzir a luz.
Luminária Con, Arquea Arquitetos – Curitiba
A peça é idealizada a partir da junção das madeiras de imbuia, cedro rosa, tauari e freijó com latão. Essa variação de madeiras é propositalmente trabalhada para mostrar a diversidade e riqueza da flora brasileira. E, no seu íntimo, resgata a memória de peças da casa da avó, um abraço do passado com a genialidade do futuro.
Bubblegumlight , Marcelo Stefanovicz – São Paulo
Com vidro soprado em forma de chiclete mascado, feita manualmente com cristal, metal e LED, a peça representa toda a jovialidade e modernidade do autor. É nostálgica, transporta para as experiências da infância na escola, traz o frescor das salas de cinema, remete ao cheiro das descobertas e à rebeldia irreverente de uma mente em plena ebulição.
Eiva, Leo Sokolovicz – Curitiba
A cúpula de madeira, trabalhada em cobre e ferro fosco, extrai o melhor do desenho natural. Tem design limpo, elegante e fluido. Sua composição valoriza ainda mais um material já comumente usado pelo mercado arquitetônico.
Maccaroni, Guilherme Bez – Curitiba
Esculpida em bambu e com acabamento em alumínio dourado, rosé e preto, a luminária ganha tons naturais de mel e nero, a partir da inspiração da lapidação de um diamante. De acordo com o designer e arquiteto, é uma conexão perfeita entre o tradicional e o contemporâneo.
Arco, Furf Design Studio – Curitiba
Em formato de um arco, as luminárias feitas em chapa de ferro e de aço inox polido trazem um conceito já conhecido da milenar arte romana, unida com arranjos populares brasileiros com a icônica forma das árvores amazônicas. Clássicas e futurísticas, harmonizam o ambiente podendo ser usadas sozinhas ou em conjunto.
Exposição “Iluminar com Arte”
Ideally Iluminação
Endereço: Rua General Aristides Athayde Júnior, 54 – Bigorrilho
Horário: Segunda a sexta – das 9h às 18h30/ sábado – das 9h às 13h
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.