Descobrir lugares novos na nossa cidade é sempre bom, ainda mais quando eles estão repletos de cultura, histórias e mistérios. Pensando em museus curitibanos não muito populares da nossa capital, o Curitiba Cult fez essa lista com três deles que talvez você não conheça.

MUSEU DO HOLOCAUSTO

Em memória das mais de 6 milhões de vítimas do Holocausto, o museu veio com a proposta de recuperar a história desse período com documentos, fotos, vídeos, objetos e depoimentos. O ambiente é gelado e sua atmosfera parece estar carregada de dor e sofrimento, mas durante a visita há momentos em que a fé na humanidade é restaurada. Logo na entrada o visitante é recebido por uma frase no muro de ninguém menos que Anne Frank. “Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana”, palavras da adolescente judia que depois de anos se escondendo com sua família, morreu em um campo de concentração. São 56 objetos em exposição e aproximadamente 300 fotos e vídeos. A visita é gratuita e deve ser agendada. Não é permitido fotografar ou filmar dentro do museu. Tudo que se vê lá, e que pode ficar registrado somente na memória, emociona, revolta e surpreende o visitante. Há a opção de visita guiada ou não.

SERVIÇO 

Visitas com agendamento prévio: segunda, terça e quarta, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Sexta: 8h30 às 11h30. Domingo: 9h às 12h. Quinta e sábado: fechado

Endereço: Rua Coronel Agostinho de Macedo, 248

Agendamento de visitas: www.museudoholocausto.org.br/contato

Não é permitida a entrada de menores de 12 anos. Para visitas escolares, alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental

MUSEU EGÍPCIO E ROSACRUZ

Para todos os fãs dos mistérios do Egito, Curitiba abriga um museu incrível dessa cultura. Você já viu uma múmia?  Em exposição está a múmia Tothmea, uma mulher egípcia que é pelo menos 500 anos mais velha que Jesus Cristo, segundo o museu. Réplicas de estátuas, ferramentas, gravuras e inúmeros outros objetos milenares contemplam o acervo do museu. Dividido em duas sessões, o museu abriga a divulgação da história da antiga civilização egípcia e a preservação da história da AMORC, a Ordem Rosacruz. A parte de fora encanta os visitantes e possibilita o registro de fotos com a grande esfinge que fica logo na entrada, além da faixada, com gigantes figuras egípcias, parecendo um templo.

SERVIÇO

Endereço: Rua Nicarágua, 2620

Visitas: terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h30, aos sábados das 10h às 17h, domingo das 09h às 12

É possível o agendamento de visitas escolares. Os valores da entrada são: R$ 10,00 inteira | R$ 5,00 meia.

MUSEU DO IML – INSTITUTO MÉDICO LEGAL

Para pessoas com grande fascínio pela morte ou curiosidade mórbida. O museu do IML abriga grandes histórias contadas por meio de um grande acervo de fotos, crânios, fetos, corpos mumificados e inúmeras outras coisas, tudo de pessoas indigentes. O museu é frequentado por profissionais da área da saúde, que vão em busca de aprender mais sobre a anatomia do corpo humano, mas visitas previamente agendadas também são permitidas, elas só precisam ser autorizadas e feitas com um guia. Depois de visitar esse museu, é inevitável pensar sobre o valor que damos às nossas vidas.

SERVIÇO

Endereço: Rua Paulo Turkiewicz, 150

Visitas: É necessário fazer agendamento prévio com um guia pelo telefone (41) 3361-7200