Nooooovidade é uma palavra que com certeza combina com o Curitiba Cult. Novidade gastronômica, então? Sério, é a nossa cara – bem o nosso tipinho. Pensando nisso, e pensando também em trazer até você tudo o que há de sensacional em Curitiba, dessa vez fomos conhecer três cafés que talvez você ainda não conheça, mas que DEVERIA conhecer.

Então, coloque o babador e tire as crianças da sala – brincadeira, pode deixar as crianças aí – porque o que vamos te mostrar é de dar água na boca. Saca só:

Sugar Inc.

Antes de tudo, precisamos contar uma coisa: nesse café você pode comprar champagne. A-HAM! E foi com uma espumante geladinha que a Ariadne Loureiro nos recebeu no fim de tarde da última quinta-feira (24).

Inaugurando oficialmente nessa semana, o Sugar Inc. apresenta um cardápio baseado na exclusividade, no carinho e, claro, no sabor – aliás, numa verdadeira explosão de sabor.

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

Por lá você pode experimentar o inusitado dolce far niente (ócio prazeroso, em tradução livre). O prato, carro-chefe da casa, serve até quatro pessoas e é uma verdadeira iguaria. Salame espanhol, queijo brie e gouda, mirtilo, damasco, chocolate, pimenta e uma geleia impressionante de manga fazem parte dessa delícia – além de outros ingredientes incríveis. A casa indica: coma com a mão! E, para isso, toalinhas quentes são disponibilizadas aos clientes para garantir a higiene.

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

Além disso, um jardim suspenso encanta os olhos e transmite aquela atmosfera gostosinha que cai muito bem na hora de saborear uma refeição – e na cozinha, acredite, uma horta também suspensa garante que os temperos sejam colhidos NA HORA. Fiquei CHO-CLÁU-DIO! Quer mais? No Sugar Inc., água geladinha com hortelã é free – “porque água a gente dá, não vende”, afirma a proprietária. No slogan, a mensagem: “Fica mais um pouquinho” (um convite, cá entre nós, irresistível).

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

Sugar Inc.

O que você não pode deixar de conferir por lá: saladas aromáticas e o dolce far niente.

Rua Barão dos Campos Gerais, 355, loja 38, Juvevê.

facebook.com/sugar.inc.cwb

instagram.com/sobremesas.sugar.inc

Brisa Café Casual Food

Pet friendly total – Brisa é o nome emprestado da cachorrinha fofa que faz companhia a qualquer visitante –, esse café é para você sentar, ver o movimento da rua, conversar e gargalhar com a querida Kyara que, todos os dias, recebe com muita simpatia a todos que passam por ali.

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

O espaço não é dos maiores, mas os clientes cativos garantem: sempre cabe mais um. Cheio de história em apenas quatro meses de existência, o Brisa conta com uma decoração que vai desde ilustrações feitas por clientes a molduras que simpáticos visitantes deixaram de presente. Enquanto você experimenta alguns dos quitutes da casa – destaque para o Brisa Burguer (hambúrguer artesanal por apenas R$ 10) –, que tal desenhar ou escrever? Papel, lápis e livros inspiradores não faltam por ali (e até um violão fica à disposição de quem quiser arriscar algumas notas).

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

Aos sábados rola jazz na calçada – e até curso de escrita criativa já fez parte da programação. Comidinhas veganas? Sim, rola! Bolo quentinho? Também! É só chegar, sentar e aproveitar.

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

Brisa Café Casual Food

O que você não pode deixar de conferir por lá: suco de amora e o Brisa Burguer.

Rua Inácio Lustosa, 308, São Francisco.

facebook.com/brisacafecasualfood

Fábrica Cafeteria

Dica: dieta aqui não tem vez. Na vitrine, logo de cara você se depara com inúmeros sabores de bolos TOTALMENTE CASEIROS para você experimentar. Chocolate? Tem! Doce de leite? Tem! Frutas vermelhas? Aham, também tem!

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

Quem nos recebeu foi a Bruna que, entre outras coisas, nos revelou: “Aqui incentivamos a cultura”. As paredes do Fábrica já receberam a exposição de alguns artistas locais e de fora, e na entrada você encontra muitos livros para doação (sim, é só pegar e levar). Além disso, uma vitrola e vários discos ficam à disposição dos clientes – rola até colocar pra tocar o saudoso hit “Vou de táxi” – sim, o da Angélica mesmo.

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

Experimentamos vários itens do cardápio, mas não podemos deixar de citar o milk-shake de churros. Sim, gente, de churros! DE CHURROS! Agora a vida não faz mais sentido se não tivermos esse milk-shake todos os dias saindo da torneira de casa, sério!

Ah, e chegando ao Fábrica pode ter certeza que vão te perguntar como você está – e a pergunta é séria, porque por lá o atendimento ao cliente é prioridade. Tanto que, se estiver frio, é só pegar uma mantinha na prateleira que o calorzinho é por conta da casa.

Foto: Matheus Proncunciato

Foto: Matheus Proncunciato

Fábrica Cafeteria

O que você não pode deixar de conferir por lá: milk-shake de churros.

Avenida Comendador Franco, 4387, Uberaba.

facebook.com/fabricacafeteria

instagram.com/fabricafeteria