Foto: Ana Guimarães
A banda curitibana Heavy Metal Drama divulgou recentemente a segunda faixa de seu novo EP, o Conrado. A faixa, chamada “As if you knew me“, ajuda a programar a despedida para o fim da formação original do grupo e a introdução de um novo membro. Ficou perdido e quer saber mais? Confira a declaração do grupo ao Curitiba Cult, que, como sempre, busca novidades no cenário cultural regional. Chega de papo. Com a palavra, Heavy Metal Drama!
O grande truque do Heavy Metal Drama é seu lugar comum. Funciona muito bem com turminhas de diferentes gêneros musicais e seus repertórios pessoais. Sempre soa como algo que você já ouviu em algum lugar, mas sob um diferente ponto de vista. Como se você plantasse bananeira em uma rua por onde passa todos os dias e ficasse uns cinco minutos sacando o movimento. Até o sangue embaralhar as ideias.
Não precisamos mais de discussões sobre gêneros, estilos ou posicionamentos. Todo mundo se acha “original” e tenta abocanhar algum nicho para chamar de seu (bunker) em uma época que as atenções estão voltadas para a formação de conexões espertas e honestas. Sem discursos batidos ou perguntas do tipo “pode explicar qual motivo levou a banda a compor em inglês?”.
Você com certeza vai achar familiar o som do Heavy Metal Drama, assim como já leu isso por aí e, provavelmente, vai despertar em algum leitor a mesma sensação. Não é libertador aceitar essa realidade? Sem mimimi… O drama é só no nome.
Então agora podemos conversar.
A banda soa como uma pequena cidade do litoral californiano, espremida entre o mar e as montanhas. Um encontro do biquíni com a camisa de flanela. São diferentes gerações de músicos de Curitiba e suas histórias em igrejas, campos, Copacabana, festas, discotecagens, animais, vídeos e agências. Formado por Rhony Guedes, Thomas Kossar, Francisco Conrado e Claudinha Bukowski, o grupo começou os ensaios em meados do segundo semestre de 2013 e realizou sua primeira apresentação no fim do ano.
Bateu com o lançamento do vídeo de Dishes x TV e o início dos comentários sobre seu trabalho. Redes sociais, blogs, Lúcio Ribeiro, donos de bares e produtores já estavam ligados no movimento. Claudinha é conhecida pelo Copacabana Club e suas discotecagens, enquanto Rhony, Thomas e Chico contam com uma considerável coleção de amigos pela noite (informação até mais relevante que o fato de terem tocado em outras bandas; Thomas tocou com Rosie & Me, Rhony continua na Cold and the City e Chico era da gaúcha Silver Salt). Para fechar bem a grande estreia, colocaram algumas das minas mais gatas da cidade no clipe. Já viu?
Em agosto de 2014, a banda lançou seu EP de estréia, “It Took You Too Long to Meet Heavy Metal Drama”. Arnaldo Belotto, talentoso diretor do Studio 8 e Meio e responsável por dezenas de clipes de bandas brasileiras, dirigiu o clipe do primeiro single, “Overrated U”.
Em julho de 2015, a banda entrou em estúdio novamente para se despedir do baixista da formação original, Francisco Conrado, que estava de mudança pros Estados Unidos. As tardes de estúdio resultaram no registro de 3 músicas inéditas, lançadas em outubro do mesmo ano, no EP “Conrado”. Enio Guilherme Motta assumiu o baixo do Heavy Metal Drama.
O som circula entre as vírgulas que separam Lou Reed, James Murphy, Best Coast e Clash e serve de moldura para histórias de amores não correspondidos, conversas durante o entardecer, amigos que se amam, desequilíbrio do namoro e até uma declaração de amor especial para Bethany Consentino (Best Coast). A ideia é cutucar os ouvintes da mesma maneira que eles foram tocados por seus ídolos. Individualmente.
O Heavy Metal Drama vive bem o seu tempo. Por completo.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.