A música brasileira é celebrada em um recital especial do Grupo de MPB da UFPR (GMPB). As duas apresentações de meia temporada acontecem gratuitamente nos dias 30 e 31 de agosto (sexta-feira e sábado), às 20h, no Teatro da Reitoria. Não é necessário retirar ingresso antecipadamente.
O repertório é baseado no último show do grupo, “Todos os Tons Colorindo a Minha Escuridão”, que traz um apanhado expandido da trajetória recente do grupo. Através da imagem do arrebol (a cor avermelhada do crepúsculo anunciando o começo ou fim do dia), faz uma metáfora com o poder de renovação da música em diferentes âmbitos da vida e o refazimento de ciclos.
Fundado em 1994, o Grupo de MPB da UFPR pesquisa o cancioneiro nacional desde sua formação, valorizando a diversidade das sonoridades e ritmos de todos os cantos do Brasil. Em 2018, passou por uma grande mudança: se reestrutura para uma coro-orquestra. Com a regência e direção musical do maestro Vicente Ribeiro, o GMPB passa a apresentar arranjos escritos especialmente para a atual formação, que inclui 41 cantores e 19 instrumentistas.
Desde que Ribeiro assumiu a direção, o grupo já montou os espetáculos “A Cara do Brasil” (2018), “A Outra Cara do Brasil” (2019), “Mambembe” (2022) e “Todos os Tons Colorindo a Minha Escuridão” (2023). Durante a pandemia, usaram as redes sociais para manter a atividade, com vídeos disponíveis no YouTube e Instagram. Comemorando 30 anos, o GMPB inaugura uma nova fase. As apresentações de meia temporada introduzem elementos inéditos e criam expectativa para a próxima montagem, a ser realizada em dezembro. O compromisso de lançar olhares contundentes para as identidades que compõe a cultura brasileira é renovada e intensificada para as novas apresentações.
Quando: dias 30 e 31 de agosto de 2024 (sexta-feira e sábado)
Horário: 20h
Onde: Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299)
Quanto: gratuito.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.