Encarar a leitura de um livro canônico já demanda certo esforço, que, quando superado, tem sua compensação com histórias enriquecedoras. Pensando-se em Manuel Odorico Mendes, então, cujo legado inclui as primeiras traduções integrais para o português de nomes como Homero e Virgílio (um da Grécia Antiga e outro de Roma), com seu método criativo, até mesmo os mais ávidos por literatura são desafiados.
Entretanto, o que ocorre se há o resgate de uma tradição oral que antecede o teatro como conhecemos e traz aos palcos de um festival contemporâneo o texto integral de A Ilíada, dividido em 24 atos (espetáculos em si, monólogos, narração)? Temos a empreitada de Octavio Camargo, que há dezesseis anos prepara a Cia Iliadahomero de Teatro para este momento. “A estreia é o final do processo ‘parte A’. Depois que passar, aí, é claro, temos a culinária, a adição de tempero. Vamos acertar o Ulisses. Lapidação”, afirma, num bate-papo com o Curitiba Cult e o ator Adriano Petermann, o próprio Camargo, criador do projeto.
Com os anos de pesquisa para o desenvolvimento da ousada tarefa de concretizar a materialização de um texto que ele considera o berço do dicionário, Octavio, também diretor do espetáculo, foi categórico ao afirmar que há interesse e acesso facilitado mesmo para obras originais, como recursos de tradução automática. “Trata-se de uma das obras com mais hiperlinks na internet (…) o primeiro respiro da cultura grega”, ainda completando: “Apesar de não ser uma obra lida popularmente, é uma obra cada vez mais visitada”.
“Texto integral… Se mudou a palavra é porque o ator a perdeu e alterou ali, mas não é pra acontecer”. Em meio a risadas Adriano Petermann, que vai protagonizar o Canto XVII, enfatizou a integralidade do texto, com direito a termos em latim e citação biográfica.
E o comprometimento não foi pequeno, afinal, a ideia é que a apresentação, que vai ocorrer no Festival de Curitiba, cative o público para disseminação dos espetáculos, despertando interesse em outros estados. Ainda assim, Adriano se envolveu na coisa toda há dois meses, apesar de acompanhar tudo desde o princípio. “Ele é nosso Diomedes“, disse, rindo Octavio, em referência ao herói grego presente na peça marcado pela astúcia. “Estamos resgatando os rapsodos, algo antes do drama. A origem do teatro, da tradição oral. Trata-se de um ator contando vários personagens, histórias. Pela primeira vez, haverá Olimpíadas na América do Sul, e A Ilíada do Homero era recitada nessas ocasiões”.
Não há como pensar no evento desportivo sem associar o espírito de competição, presente inclusive entre os rapsodos, artistas populares da época que faziam essas declamações. “Dois deles disputavam narrando o mesmo canto para serem julgados por uma plateia, que também apreciava”, disse o ator.
Enquanto explicava sobre o conceito de paz adquirida após a superação das próprias vaidades, presente na obra, Octavio foi enfático: “Homero não lamenta a morte dos homens. Lamenta a morte dos jovens. A grande da dor da humanidade e o que faz com que ela se movimente é querer que as pessoas não morram antes do tempo. A Ilíada fala disso”.
Finalizando a entrevista, Fernando acredita que a disseminação da obra neste formato em escolas já seria um grande pontapé inicial, exemplificando com recitais e eventos do gênero. Octavio defende: “Devemos perceber o poder da oralidade na educação, algo que está esquecido. O livro é uma boa maneira para esconder informação. Para ser difundida, a informação deve ser dita. Com nossos espetáculos, proporcionamos a possibilidade de um primeiro contato com uma obra do gênero.”
Que não temamos a ira de Aquiles. As apresentações se iniciam no dia 24 em locais diversos. Confira a programação.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Shirley é o retrato íntimo do ícone político pioneiro Shirley Chisholm, a primeira congressista negra e a primeira mulher negra a concorrer à presidência dos EUA, e o custo da realização para a própria Shirley. Este filme contará a história da campanha presidencial histórica e revolucionária de Chisholm, baseada em conversas exclusivas e extensas com familiares, amigos e aqueles que a conheceram melhor.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Remake do filme Matador de Aluguel que foi lançado em 1989 e estrelado por Patrick Swayze no papel de um segurança em um turbulento bar. No remake, um ex-lutador de UFC (Jake Gyllenhaal) aceita um emprego como segurança em uma estalagem em Florida Keys, mas logo descobre que nem tudo é o que parece neste paraíso tropical.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Em No Submundo de Moscou, o famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky (Konstantin Kryukov) está atrás de inspirações para a sua nova peça, decide ir até as favelas de Moscou, com ajuda de Vladimir Gilyarovsky (Mikhail Porechenkov), um especialista nesse assunto. A dupla acaba encontrando o bairro Khitrovka que é conhecido por resisdir muitos bandidos e acabam envolvidos em uma investigação do assassinato de um shik indiano com um passado misterioso.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa, o filme Saudosa Maloca apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) narrando suas histórias de uma São Paulo que já não existe mais para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de um bar. Com falas e personagens eternizados nos sambas do compositor, ele relembra a vivência na maloca com seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive, mas tem suas vidas ameaçadas quando o bairro do Bixiga começa a passar por grandes transformações e a metrópole é lentamente engolida pelo “pogréssio”.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Depois de três aventuras arriscando sua própria vida para derrotar os mais poderosos vilões, Po, o Grande Dragão Guerreiro( Jack Black) é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha em si já problemática ao colocar o mestre de kung fu mais improvável do mundo em um cargo como esse e além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir a honrada posição e a pessoa certa parece ser Zhen (Awkwafina) uma raposa com muitas habilidades, mas que não gosta muito da ideia de ser treinada. Como se os desafios já não fossem o bastante, a Camaleoa (Viola Davis), uma feiticeira perversa, tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.