Foto: Jéss Carvalho
Uma estudante de artes pedia um ingresso que sobrasse de alguém, e muitas pessoas, visivelmente ansiosas, caminhavam rumo à Ópera de Arame. E não é que conseguiu? Seus gritos de agradecimento preencheram o ar de uma noite que prometia ser nada menos que memorável.
Antes do início, um aviso: sem celulares, flashs ou conversas. Respeito ao artista — algo padrão. Entretanto, não foi necessário. Sob uma saraivada de aplausos, Gilberto Gil e Caetano Veloso entraram, juntos, e tomaram seus lugares em um cenário simples, com duas cadeiras e uma mesa. À primeira nota, o silêncio se fez absoluto. Os visores dos celulares, no entanto, estavam todos acesos. Todo mundo queria registrar aquele começo.
E a música arrepiou. A segunda trouxe lágrimas. A terceira um quê de nostalgia. E tudo isso estava muito bem embasado com uma acústica que beirava o impecável e uma interação silenciosa de velhos amigos. Em um momento do espetáculo, Caetano indagou Gil sobre a data de uma música. “Ah, a gente tinha acabado de se conhecer”. Aqueles referenciais que só amigos muito próximos têm.
Lembrando que a plateia estava silenciosa, imóvel. Ainda assim, ao menor gesto condescendente de Veloso, todos explodiam em cantoria junto aos dois. O público conhecia as músicas. O público amava as músicas. O público reverenciava e respeitava os artistas.
Tratava-se de uma magia frágil, e não foram poucas as repreensões ao sinal de qualquer celular barulhento. Os dois no palco tinham quem defendesse o momento. As pessoas se esqueceram dos celulares. Não havia mais que um ou dois brilhos solitários. Todos estavam absortos.
E Gil cantou em italiano. E Gil criou um verdadeiro ritual enquanto dizia: “Não tenho medo da morte”. E Caetano emocionou todo mundo com Coração Vagabundo. E Caetano arriscou reboladinhas no palco. E todo mundo ria, chorava, sorria.
O show não chegava ao fim nem ninguém queria que chegasse. Foram dois “bis”. E teve Leãozinho, e teve Desde que o Samba é Samba.
Enfim, la fin! A plateia, extasiada com o que havia presenciado, saía do espetáculo. Houve algumas tentativas de manifestações políticas de algumas meninas lá ao longe, mas ninguém se importou.
Ah, ainda tenho certeza de que a menina que conseguiu o ingresso foi a que mais chorou. Um choro de alegria. Um choro bom, que lava a alma. Um choro que somente uma noite com Caetano Veloso e Gilberto Gil é capaz de explicar.
Um choro a se lembrar.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.