O mês do Outubro Rosa chegou ao fim, mas não é porque ele acabou que a discussão sobre o câncer de mama precisa ficar esquecida. Trazer a pauta do “Outubro Rosa” para dentro de casa e colocar na mesa para debate é extremamente importante. Não é necessário um mês em específico para lembrar a luta que inúmeras mulheres precisam travar dia após dia. Foi pensando nesse debate que um fotógrafo curitibano resolveu presentear uma ONG da capital com aquilo que faz de melhor: fotografar!

Anthony Araújo teve a ideia de, por meio da fotografia, melhorar a vida das pessoas com seu olhar como profissional. Segundo ele, as fotografias têm o poder de eternizar vários aspectos, um deles é a beleza. Foi assim que nasceu o projeto do Outubro Rosa. “Sempre achei fascinante poder criar registros que vão eternizar a beleza de alguém. Durante esse último Outubro Rosa, coloquei na minha cabeça que queria ajudar de algum jeito com o meu trabalho. Foi daí que surgiu a ideia desse projeto“, completa. A ação também contou com a ajuda do maquiador Vinicius Vilas Boas, que maquiou e ajudou com o planejamento de tudo.

Foto: Anthony Araújo / Imagem de Milena Patricia da Silva

O fotógrafo entrou em contato com a Associação Amigas da Mama, organização que luta pela união de mulheres que vivenciaram o câncer de mama. Hoje em dia, a associação funciona com voluntariado, que reverte a experiência de muitas mulheres e também ajuda outras que ainda passam pela doença.

A ONG e Anthony juntaram-se para um projeto que permitiu a liberdade de algumas mulheres. Algumas participantes da ONG ganharam um ensaio do profissional, e assim puderam ver, na própria fotografia, o poder de luta que tinham e como tudo aquilo ficaria eternizado, não só na memória, mas agora também no papel.

Além do ensaio, o profissional entrevistou as mulheres para compartilhar as histórias e motivações de cada uma, a fim de que, como elas, outras pudessem ver e assim se inspirar na força delas.

Foto: Anthony Araújo / Imagem de Hilda Lemes

Para ter acesso a mais fotos e assim poder conhecer cada uma das histórias destas guerreiras, acesse o perfil oficial do fotógrafo Anthony Araújo. Para conhecer e até mesmo se voluntariar na Associação Amigas da Mama, acesse aqui o perfil oficial da ONG.