
Sextou de hoje está diferente! Hoje começa o primeiro final de semana da 30ª edição do Festival de Curitiba e para ficar por dentro da programação é só seguir por aqui.
Última sessão de Mona Lisa vs Adolph Hitler” no Teatro Zé Maria, às 21h. O espetáculo é baseado em fatos reais: no fim da Segunda Guerra Mundial, quando Paris ainda estava dominada pelas tropas alemãs, mas prestes a ser libertada pelos aliados. Sabendo que a derrota era iminente, Adolph Hitler ordena que o comandante geral das tropas alemãs destrua a cidade.
Segunda sessão da peça que junta 37 criações de William Shakespeare em um só texto de 90 minutos. Uma hora e meia de tirar o fôlego de um público que ri ouvindo os textos mais brilhantes da história do teatro.
Três fábulas morais compõem o espetáculo “Tudo”, que traz o olhar do diretor Guilherme Weber para a obra do dramaturgo argentino Rafael Spregelburg, com Julia Lemmertz, Dani Barros e Vladimir Brichta no elenco. A peça faz sua pré-estreia dentro da Mostra Lúcia Camargo, do 30.º Festival de Curitiba, com apresentações nos dias 1.º e 2 de abril às 21h, no Teatro da Reitoria.
A sessão desta noite está esgotada. O line up de hoje tem Patrick Maia, Diogo Portugal, Marcelo Marrom, Nany People, Nil Agra, Sérgio Lacerda, Maurício Meirelles. Tudo sobre o Risorama aqui.
A programação da Mostra Pôr do Sol, que segue até 16 de abril, traz nos dias 01, 02, 08 e 09 de abril o show cênico “Outro Samba”, de Marcio Juliano.
A Mostra Pôr do Sol foi idealizada pelo Campo das Artes, projeto de vida do ator paranaense Luís Melo. O evento marca a abertura oficial do espaço que vem sendo construído desde 2008:
Sobre a Mostra Por do Sol.
O espetáculo Cão Vadio, na Tenda Ave Lola (Dr. Alarico Viera de Alencar, 10, Bacacheri) é uma pesquisa teatral que parte do universo do realismo fantástico presente na literatura latino-americana e da linguagem de cabaré. A música do espetáculo é tocada ao vivo e teve como ponto de partida para a sua criação uma pesquisa sobre as canções e os ritmos latino-americanos. A peça é no sistema “Pague Quanto Vale”.
Sobre a Mostra Ave Lola.
Teatro Biblioteca Pública
Com direção de Camila Bauer, o espetáculo Derrota estreia nesta sexta-feira (01) no 30.º Festival de Curitiba, no Teatro da Biblioteca Pública do Paraná. O monólogo interpretado pela atriz Liane Venturella vai ser exibido na Mostra Interlocuções nos dias 31 de março e 1º de abril no Teatro da Biblioteca Pública do Paraná, às 19h, com entrada franca.
A rua também será palco do 30.° Festival de Curitiba. De 1.° a 9 de abril, a Mostra Festival na Rua transformará os espaços públicos e mudará a rotina da capital paranaense, levando a arte para vários pontos da cidade, tudo totalmente gratuito. É a arte ao alcance de todos. A Mostra Festival na Rua terá cerca de 60 companhias locais, 11 espaços e um total de 130 apresentações.
Sobre a mostra Festival na Rua.
O musical com texto de Roberto Innocente abre a programação de rua do Festival de Curitiba e reúne Alessandro Sangiorgi, Nena Inoue e Maurício Vogue na equipe de criação. Estreia está marcada para hoje, às 19h30, na Praça Santos Andrade. Ao todo, serão sete apresentações gratuitas ao ar livre até o dia 09, na Praça e também no Centro Cultural Boqueirão.
Bate papo com o gestor cultural Romulo Avelar com mediação de Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba. O objetivo é despertar a atenção dos artistas e agentes culturais para a profissionalização dos aspectos não artísticos do trabalho, gestão e divisão das responsabilidades nos grupos e coletivos e lançar pontes entre os universos da cultura e da administração.
Local: Paço da Liberdade/ Sesc – sala 1
Horário: das 14h30 às 16h
Vagas ofertadas: conforme lotação da sala
A 30.ª edição do Festival de Curitiba, que homenageia a professora de jornalismo cultural Lúcia Camargo, promove um encontro com profissionais da imprensa cultural dos mais importantes veículos do país debatem tendências, dilemas e saídas da cobertura de arte e cultura em um cenário de crise no setor e diante da multiplicidade de produtores de conteúdo e novos formatos e linguagens.
Mediação: Sandro Moser
Com participação dos jornalista Pedro Neves e Miguel Arcanjo.
Dia 01 de abril, às 17h, na Alfaiataria.
Entrada Gratuita (sujeita a lotação da sala).

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.