Sextou de hoje está diferente! Hoje começa o primeiro final de semana da 30ª edição do Festival de Curitiba e para ficar por dentro da programação é só seguir por aqui.
Última sessão de Mona Lisa vs Adolph Hitler” no Teatro Zé Maria, às 21h. O espetáculo é baseado em fatos reais: no fim da Segunda Guerra Mundial, quando Paris ainda estava dominada pelas tropas alemãs, mas prestes a ser libertada pelos aliados. Sabendo que a derrota era iminente, Adolph Hitler ordena que o comandante geral das tropas alemãs destrua a cidade.
Segunda sessão da peça que junta 37 criações de William Shakespeare em um só texto de 90 minutos. Uma hora e meia de tirar o fôlego de um público que ri ouvindo os textos mais brilhantes da história do teatro.
Três fábulas morais compõem o espetáculo “Tudo”, que traz o olhar do diretor Guilherme Weber para a obra do dramaturgo argentino Rafael Spregelburg, com Julia Lemmertz, Dani Barros e Vladimir Brichta no elenco. A peça faz sua pré-estreia dentro da Mostra Lúcia Camargo, do 30.º Festival de Curitiba, com apresentações nos dias 1.º e 2 de abril às 21h, no Teatro da Reitoria.
A sessão desta noite está esgotada. O line up de hoje tem Patrick Maia, Diogo Portugal, Marcelo Marrom, Nany People, Nil Agra, Sérgio Lacerda, Maurício Meirelles. Tudo sobre o Risorama aqui.
A programação da Mostra Pôr do Sol, que segue até 16 de abril, traz nos dias 01, 02, 08 e 09 de abril o show cênico “Outro Samba”, de Marcio Juliano.
A Mostra Pôr do Sol foi idealizada pelo Campo das Artes, projeto de vida do ator paranaense Luís Melo. O evento marca a abertura oficial do espaço que vem sendo construído desde 2008:
Sobre a Mostra Por do Sol.
O espetáculo Cão Vadio, na Tenda Ave Lola (Dr. Alarico Viera de Alencar, 10, Bacacheri) é uma pesquisa teatral que parte do universo do realismo fantástico presente na literatura latino-americana e da linguagem de cabaré. A música do espetáculo é tocada ao vivo e teve como ponto de partida para a sua criação uma pesquisa sobre as canções e os ritmos latino-americanos. A peça é no sistema “Pague Quanto Vale”.
Sobre a Mostra Ave Lola.
Teatro Biblioteca Pública
Com direção de Camila Bauer, o espetáculo Derrota estreia nesta sexta-feira (01) no 30.º Festival de Curitiba, no Teatro da Biblioteca Pública do Paraná. O monólogo interpretado pela atriz Liane Venturella vai ser exibido na Mostra Interlocuções nos dias 31 de março e 1º de abril no Teatro da Biblioteca Pública do Paraná, às 19h, com entrada franca.
A rua também será palco do 30.° Festival de Curitiba. De 1.° a 9 de abril, a Mostra Festival na Rua transformará os espaços públicos e mudará a rotina da capital paranaense, levando a arte para vários pontos da cidade, tudo totalmente gratuito. É a arte ao alcance de todos. A Mostra Festival na Rua terá cerca de 60 companhias locais, 11 espaços e um total de 130 apresentações.
Sobre a mostra Festival na Rua.
O musical com texto de Roberto Innocente abre a programação de rua do Festival de Curitiba e reúne Alessandro Sangiorgi, Nena Inoue e Maurício Vogue na equipe de criação. Estreia está marcada para hoje, às 19h30, na Praça Santos Andrade. Ao todo, serão sete apresentações gratuitas ao ar livre até o dia 09, na Praça e também no Centro Cultural Boqueirão.
Bate papo com o gestor cultural Romulo Avelar com mediação de Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba. O objetivo é despertar a atenção dos artistas e agentes culturais para a profissionalização dos aspectos não artísticos do trabalho, gestão e divisão das responsabilidades nos grupos e coletivos e lançar pontes entre os universos da cultura e da administração.
Local: Paço da Liberdade/ Sesc – sala 1
Horário: das 14h30 às 16h
Vagas ofertadas: conforme lotação da sala
A 30.ª edição do Festival de Curitiba, que homenageia a professora de jornalismo cultural Lúcia Camargo, promove um encontro com profissionais da imprensa cultural dos mais importantes veículos do país debatem tendências, dilemas e saídas da cobertura de arte e cultura em um cenário de crise no setor e diante da multiplicidade de produtores de conteúdo e novos formatos e linguagens.
Mediação: Sandro Moser
Com participação dos jornalista Pedro Neves e Miguel Arcanjo.
Dia 01 de abril, às 17h, na Alfaiataria.
Entrada Gratuita (sujeita a lotação da sala).
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.