Curitiba, dezembro de 2017
Esta é uma carta de amor.
Mas não do tipo declarativa shakespeariana, cheia de metáforas incandescentes que deixam os hormônios pululando, as palmas das mãos suando gelado e a língua formigando. Não.
Esta carta vai seguir o mesmo conselho dado pela personagem Alya a seu pretendente no livro “Zoo ou Cartas Não Sobre o Amor”: pare de falar sobre o quanto, o quanto, o quanto, o quanto você me ama, pois no terceiro quanto eu já começo a pensar em outra coisa. Objetivamente, será sobre comida. Nas entrelinhas, sobre amor.
Todo espectador assíduo em reality shows gastronômicos tem a obrigação de saber quem é Alex Atala. O chef, dono dos badalados restaurantes D.O.M e Dalva e Dito, em São Paulo, figura entre o alto escalão da gastronomia mundial e foi personagem na segunda temporada da melhor série que a Netflix já produziu, Chef’s Table. Unânime entre guias e revistas brasileiros especializados em comida, o restaurante D.O.M já chegou a ocupar a 4º posição na prestigiada lista do World’s 50 Best Restaurants, em 2012, e eleito o 2º melhor da América Latina, em 2013, segundo a revista londrina Restaurant. Além disso, Atala foi uma das 100 personalidades do ano indicado pela revista Time, em 2013, e, no ano seguinte, escolhido como melhor chef do mundo em eleição realizada entre chefs e restauranteurs renomados do mundo todo.
Eu descobri quem era Alex Atala em 2011, em uma entrevista que o chef deu ao programa Roda Viva. Eu, vivendo aquele ano sabático forçado logo após a graduação, senti uma confusão com a história do chef. Como um jovem punk de classe-média, deslocado da sociedade, viaja à Europa como mochileiro, lá descobre seu dom para cozinhar, estagiando em diversos restaurantes, e se torna um dos principais símbolos nacionais? Esse enredo de conto de fadas, com todos os elementos aos quais Joseph Campbell julgava necessários para narrar a jornada do herói e fazer com que nos apaixonemos por ele, mexeu com toda minha percepção sobre comida e, principalmente, sobre trabalhar arduamente pelos seus sonhos e objetivos. A partir daí, Atala se tornou a princesa de Frozen e eu, a criança irritante que não para de cantar Let It Go.
Tanto, que, alguns anos depois, comecei a escrever um musical tendo como influência para o personagem principal a figura do chef paulistano. Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo, produzido pela BifeSeco, conta a história de Capitão Sham, um cozinheiro de barba rubra, e sua epopeia para pescar o raro polvo azul e com ele cozinhar o mais perfeito prato que existe, para, assim, reconquistar sua amada glutona. Essa foi a forma de externar minha fixação por gastronomia, Atala e músicas grudentas da Disney.
Mas até então, o máximo de contato que tive com o chef tinha sido uma foto em um evento culinário, ocorrido em Curitiba, em 2015, e meia dúzia de palavras trocadas sobre o espetáculo e comida. Faltava experimentar de fato a proposta gastronômica defendida por ele.
No entanto, dois fatores me impediam. O primeiro deles, um medo inconsciente de que toda a idealização não fosse correspondida. O outro, a pobreza.
A experiência de um prato mais convencional e barato no Dalva e Dito não seria o suficiente. Tinha de ser o menu degustação completo do D.O.M, para poder experimentar todas as nuances de sabor e apreender todos os anos de pesquisa do chef sobre uma cozinha e ingredientes autenticamente brasileiros. Essa parcela ufanista da proposta era importantíssima. Tinham de ser os pratos que deram à farinha de mandioca, ao tucupi e aos sabores desconhecidos da Amazônia status internacional.
Juntei todos os trocados. Pedi um empréstimo ao BNDES. Vendi minha mãe. E fui.
Cheguei numa sexta-feira, para o jantar, sem ter feito reserva. Que audácia, era a expressão estampada no rosto da hostess ao me atender. Por sorte, uma reserva havia sido cancelada minutos antes e havia mesa disponível. Fui acomodado com o mesmo carinho e cuidado que se cuida de uma criança recém-nascida, tendo atenção especial com a moleirinha.
O maître trouxe o cardápio, onde constavam as opções de menu degustação nas categorias vegetariano, optimus e maximus. A diferença entre eles é a quantidade de pratos e o preço. Fiz as contas. Verifiquei o saldo no app do celular. Aceitei que ficaria sem comprar mistura por um mês. E escolhi o menu maximus. Seriam aproximadamente 12 pratos dos quais eu não tinha conhecimento prévio algum. Alguma restrição alimentar, foi a única pergunta feita. Respondi canjica. Trauma de infância hehe.
Então a tormenta de espadas (garfos e facas) começou.
O couvert é servido para abrir o jantar. Pão caseiro, manteiga e pastas. Depois, uma delicada bala de cachaça com limão é colocada à mesa. Segura com a mão e a leva à boca rapidamente, o garçom explica. Então, para limpar o paladar, um sorbet de pimenta, acompanhado de um shot de saquê, servido na própria casca da pimenta.
Todo o serviço é ágil, eficiente e não perde o ritmo. Trocas rápidas de talheres entre um prato e outro. E a velocidade do créu aumenta para dois.
Ostra empanada com sagu. Talheres. Manga, coco e alga. Tira foto! Talheres. Farofa de mandioca com botarga de tainha. O que é botarga? Pele de pirarucu, purê de banana e aviú. Aviú? Camarão, maionese dendê e pimenta biquinho. Talheres.
Velocidade três.
Lagostim, abobrinha, castanha de caju e redução de puxuri. Não pode esquecer das fotos a cada prato. Tira rápido que já vai vir outro. Como era mesmo o nome? Puxuri? E alguém pode explicar o que é botarga? Beiju de mandioca, alho assado e caramelizado, coalhada com azeite da serra da Mantiqueira e pão de queijo. Caramba! É o melhor alho que eu já comi. Como pode um alho ser tão gostoso desse jeito. Talheres.
Velocidade aumenta. Quatro.
Pirarucu com açaí e pimenta de cheiro. Açaí eu sei o que é. Talheres. Camarão e um biscoito fálico de mandioca. E as fotos? Fettuccine com cogumelo yanomami. Já fez check-in e avisou ao mundo que você está aqui? Codorna com chocolate Combu. Já é sobremesa? Pato no tucupi. Ainda não, pelo jeito. E botarga, o que era mesmo? Talheres.
Velocidade cinco.
Aligot! Aligot! Aligot! Aligot! O garçom vem mexendo o purê de batata com queijos rapidamente com dois talheres. Calma aí, preciso fazer um stories disso. Não deu. Já tá no prato. Come. Mousse de coalhada, caju e calda de vinho. Agora é sobremesa mesmo? E formiga, cadê? Sorvete de café com espuma de leite e cumarú. Cumarú é aquela baunilha amazônica, não é? Aceita um café, é a pergunta que encerra o serviço. É brinde? Não pergunto, mas dá vontade.
Ufa.
Respiro e tomo um tempo analisando o salão cheio. Atala está na cozinha, mexendo no celular. Os pratos saem a todo momento da cozinha, com cada mesa em um estágio diferente do menu. Penso na disciplina militar para organizar essa dinâmica sem errar a ordem. Ao meu lado, um casal comemorando aniversário de namoro. Os dois contam que planejam o jantar há alguns meses. Ela também é fã do chef. Ele não muito. Fico assistindo discretamente. Ela pergunta a ele, não é uma delícia isso. Ele responde, uhum. Na outra mesa, um casal do meio-oeste americano desbravando o Brasil e amando cada porção de comida que colocam na boca. This is so precious, repete a senhora a cada novo anel de Sauron que prova.
A excitação diminui e consigo pensar com mais clareza. Cogito entre sair correndo do restaurante ou pedir a conta. Opto pelo mais sensato. Jogo um copo na cabeça do garçom mais próximo, empurro a hostess contra a porta e fujo. Fora do restaurante, tento assimilar a experiência. Não sei ao certo como definir. Surpreendente, é uma possibilidade.
Esta é uma carta de separação.
Começou com respeito e admiração. Tivemos encontros fortuitos. Eu escrevi um poema-espetáculo para me declarar. Ele cozinhou para mim. Chegou ao seu ápice. E terminou. No fim, ele ainda levou metade das minhas economias. Aos moldes tradicionais, foi uma grande história de amor que tive com o D.O.M e com o chef Alex Atala. Agora, preciso de um tempo para compreender tudo e entender o que foi e o que será.
Se você ama algo, deixe ir. Se voltar, é porque é seu. Se não, é porque jamais seria. A frase é erroneamente atribuída a Shakespeare. Mesmo não sendo, é algo que o bardo inglês poderia ter escrito, talvez em alguma fala da Ama aconselhando Julieta. E foi a recomendação que segui.
Refletir sobre o passado não serve necessariamente para aprender com ele, mas sim para se libertar dele. Como escreveu Jorge Amado: O amor eterno não existe. Mesmo a mais forte paixão tem o seu tempo de vida. Chega seu dia, se acaba, nasce outro amor. Por isso mesmo o amor é eterno. Porque se renova.
Resumindo: a fila anda. E há vários outros chefs e restaurantes para desbravar e se aventurar. Mas isso não quer dizer que não possa rolar uns remember no D.O.M, assim que ganhar na Megamania Cap. Assim talvez a paixão reacenda e eu descubra o que é boterga.
E para findar esta carta que já tem mais quotes de autoajuda e frases de efeito do que perfil de gente seminua no Instagram, recorro à sabedoria popular dos para-choques: Na cabine do caminhão cabem vários amores. No coração só um.
Com carinho,
Dimis XOXO
P.S.: O valor total da conta ficou mais de R$ 700,00. Só a taxa de serviço seria o suficiente para pagar um almoço completo no Arturito, restaurante da masterchef Paola Carosella (já falei sobre ele aqui)
P.P.S.: De lembrança, o D.O.M dá uma folha A4, em papel reciclável, onde é impresso todo o cardápio do dia e o que serve como prova da jornada.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.