Um dos grandes nomes do cinema francês é homenageado na nova edição do Festival Varilux de Cinema Francês. O evento começa nesta quinta-feira (07/11) e tem como destaque uma homenagem a Alain Delon, falecido em agosto. Outros filmes, entre clássicos e novidades, fazem parte do festival. A maior mostra de filmes franceses fora da França acontece em 60 cidades e mais de 110 salas de cinema. Em Curitiba, acontecem exibições no Cine Passeio, Cineplex Novo Batel e Cinépolis Pátio Batel.
A arte visual do festival neste ano traz o homenageado em um clássico do cinema europeu. Alain Delon estrelou “O Sol Por Testemunha” aos 25 anos. O longa-metragem de René Clément revelou o ator nos anos 1960. Convidado para ser o protagonista, Delon se desafiou a interpretar o antagonista, Tom Ripley, nesse trabalho inspirado no livro de Patricia Highsmith. Sua visão complexa e intensa do vilão foi um marco da carreira, que hoje conta com 88 filmes. Alain Delon inspirou cineastas como Luchino Visconti e Jean-Pierre Melville. É considero um dos maiores atores franceses de todos os tempos, e faleceu em 18 de agosto de 2024.
Em Curitiba, “O Sol Por Testemunha” será exibido em três endereços. O filme ganha a tela do Cine Passeio no dia 17 (domingo), às 10h30. São duas sessões no Cineplex Novo Batel: no dia 09 (às 14h) e em 17/11 (14h). E no Cinépolis Pátio Batel, as exibições acontecem no dia 10 (às 14h) e no dia 16 (às 14h).
A mostra traz 20 filmes para os cinemas brasileiros. Além de “O Sol Por Testemunha”, outras produções que vão do drama à comédia, do infantil ao romance histórico, são exibidos. Entre alguns destaques, está “A Favorita do Rei – Jeanne Du Barry”, que abriu o Festival de Cannes em 2023. Outra produção interessante é “Madame Durocher”, que traz atores brasileiros e franceses contando a história de uma parteira francesa no Brasil do século XIX. A programação completa, destacando horários dos filmes nos cinemas curitibanos, está no site do Festival Varilux.
Quando: de 07 a 20 de novembro de 2024
Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410), Cineplex Novo Batel (Al. Dom Pedro II, 255) e Cinépolis Pátio Batel (Av. do Batel, 1868)
Programação completa: no site do Festival Varilux.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?