Com a crise do coronavírus ainda afetando o Estado do Paraná, muitos eventos tiveram que ser reagendados, cancelados ou encontrado uma alternativa de ainda manter o entretenimento da população. A 59ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná pensou nisso e decidiu se adaptar de forma virtual. Esta será a primeira vez que, depois de longos anos de festival físico, o evento será on-line.

O festival começou no dia 15 de agosto e vai até o dia 30. O principal objetivo é celebrar, valorizar e mostrar as tradições dos povos, além de mostrar como é importante respeitar as diferenças e ainda enaltecer a diversidade étnica.

Durante esses 15 dias de evento, são cerca de 1.500 folcloristas e 16 grupos folclóricos que apresentam a cultura e a tradição de 13 etnias presentes no Paraná. Serão exibidas versões inéditas de apresentações de danças típicas realizadas nos últimos três anos no Teatro Guaíra. Os países celebrados e homenageados são Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Polônia, Suíça e Ucrânia.

O festival que celebra a importância da diversidade cultural no Paraná acontece desde 1958. É um importante evento que mostra a importância desses povos para a cultura local. As transmissões acontecem sempre às 20h no Facebook do Festival e no canal oficial do Youtube também.

O projeto é realizado pela Associação Inter-Étnica do Paraná (Aintepar) com produção da ONG Unicultura. Confira a programação abaixo: