O Festival de Curitiba chega a sua 25.ª edição mantendo a tradição de ser um grande palco para as artes nacionais e internacionais e de trazer novidades. De 22 de março a 3 de abril serão apresentadas mais de 340 atrações. A Mostra terá 35 espetáculos, quatro deles estreias nacionais, um internacional e dois de dupla nacionalidade, apresentados por brasileiros residentes no exterior. O Fringe, que completa 18 anos, terá mais de 300 montagens em cartaz, 43 delas com apresentações em ruas e espaços abertos da cidade, além de outras 42 gratuitas.
O festival também mantém os eventos simultâneos: Gastronomix – com atrações gastronômicas -, Mish Mash – uma programação para a família -, o Guritiba – com espetáculos voltados para o público infantil e, este ano, uma exposição interativa de brinquedos gigantes da década de 80 – e o Risorama – com apresentações de Stand Up Comedy.
Textos clássicos, novas dramaturgias, textos inéditos, performances, dança, artistas consagrados e novas companhias estarão juntos em uma grade diversificada e com temas que se comunicam entre si. Entre as montagens da Mostra, “Nuon”, “Grãos da Imagem: Vaga Carne”, “MÓ – Dramaturgia em Dança e Desenhos de Comunidade” e “La Cena” estreiam nacionalmente. O Festival também rende homenagens a William Shakespeare no ano em que se comemora o quarto centenário de morte do ilustre bardo inglês. O poeta é celebrado em espetáculos da Mostra, encontros temáticos e no minicurso gratuito Shakespeare 400 anos.
Outra novidade desta edição é a inclusão de três eventos de crítica. O primeiro deles, no dia 25 de março, é “Debate: Coleção Dramaturgia Cobogó”, que reúne autores de alguns dos livros da coleção da Editora Cobogó, seguido pelo lançamento das obras em Curitiba. Ao final de alguns espetáculos da Mostra, artistas, espectadores e críticos se reúnem nos Encontros de Crítica. Por fim, duas peças ganham críticas elaboradas e exibidas em diferentes pontos do Memorial de Curitiba em edições do projeto Crítica Performativa, em parceria com a Revista Antro Positivo.
A curadoria da Mostra deste ano é assinada pelos atores e diretores Guilherme Weber e Márcio Abreu, que buscaram um recorte da produção cênica que incluísse a diversidade de diálogos e possíveis relações entre os campos da arte, temas, estilos e modos de fazer teatro. A ideia é trazer uma nova visão sobre o teatro produzido dentro e fora do Brasil, fortalecendo as relações do teatro com o público.
Os novos curadores tomaram como desafio, também, a necessidade de fortalecer as relações do teatro com o público e com a cidade de Curitiba, com a qual mantêm uma íntima ligação – Weber é curitibano, enquanto Abreu tem na capital paranaense o berço de sua companhia, a Cia. Brasileira de Teatro. Ambos acompanharam a trajetória do Festival participando dele ativa e criticamente. Assumem a sua curadoria tendo em vista a necessidade de pensar a importância do evento e sua renovação.
Weber e Abreu priorizaram suas escolhas com base na transversalidade de diálogos e nas relações entre diferentes campos da arte, apresentando uma diversidade de espetáculos nacionais e internacionais que incluem novas dramaturgias, textos clássicos, textos inéditos, performance, dança, artistas consagrados e novas companhias.
A venda de ingressos para o Festival deste ano inicia-se nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, pelo site e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no Shopping Mueller, no Palladium Shopping Center, no ParkShoppingBarigüi e o Pátio Batel. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 30,00 e R$ 70,00 (inteira). Os preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa do emissor do bilhete.
Os ingressos para o Risorama custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada). Para o MishMash e Guritiba, dois eventos simultâneos voltados para as crianças e famílias, o valor é de R$ 40,00 (entrada inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). A entrada do Gastronomix é R$ 12 (não consumível). Todos os ingressos podem incluir uma taxa administrativa dependendo do emissor do bilhete e da empresa responsável pela bilhetagem do teatro.
Confira a programação completa do Festival de Curitiba (clique aqui para ampliar):
Quando: 22 de março a 03 de abril de 2016
Onde: diversos locais
Horários: diversos
Ingressos: de R$30 a R$70, dependendo da peça escolhida
Vendas: Site e bilheterias oficiais do evento (Shopping Muller, Palladium, Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi)
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.