Festival de Culturas tradicionais está acontecendo de forma virtual

O Festival de Culturas Tradicionais está acontecendo de forma on-line, gratuita e qualquer um pode participar. O evento que teve início no dia 26 de janeiro, traz uma programação diversa, onde traz público um pouco do panorama da riqueza cultural de diferentes etnias e manifestações artísticas do Paraná. A riqueza do Festival traz ao público ensinamentos do fandango até a capoeira. Evento vai até o dia 28 de fevereiro.

O Fandango, patrimônio Cultural do Brasil, terá uma apresentação amanhã, sexta-feira (05). O grupo Fandanguará, formado por jovens de Guaraqueçaba (no litoral paranaense), mantém viva uma tradição da cultura caiçara, que envolve desde instrumentos musicais feitos de maneira artesanal até o ritmo marcado pela dança. A apresentação acontecerá às 19h.

No sábado (06), a Associação Mandicuera apresenta o “Auto do Boi”, uma festa muito antiga, revivida pelo grupo com muita música, dança e bonecos como a Mariola, a Bernúncia, o Urubu, a Vaca e claro, o Boi. A partir das 19h, o Grupo de Fandango Mandicuera se apresenta. A Associação Mandicuera de Cultura Popular e o Mestre Aorélio demonstram os batidos e bailados do fandango caiçara.

Domingo (07), é dia de circo no Festival de Culturas Populares. O Circo Zanchettini, um dos mais tradicionais do Brasil, tem sua apresentação transmitida a partir das 16h. A palhaça Magali Gasolina comanda um show de equilibristas, trapezistas, contorcionistas e palhaços, levando muita diversão para os espectadores. A partir das 19h, o grupo Força da Capoeira, comandado pelos mestres Kinkas e Aurea, que contextualizam a história desta parte da cultura afro-brasileira, além de apresentar passos da capoeira e do Maculelê.

Essa é a programação para o final de semana! Para conferir todas e não deixar de participar, acesse o site do Festival de Culturas Tradicionais.

Por Pedro Pinheiro
05/02/2021 09h24