Festa Literária de Morretes acontece na 1ª semana de setembro

Foto: Divulgação/Gloriosa

Começou no on-line e agora chega ao presencial! Entre os dias 1º a 4 de setembro acontecerá a 3ª edição da Festa Literária de Morretes, também conhecida como FLIMO. Este ano, o evento traz uma programação focada em palestras e formações para professores e alunos da rede pública de ensino, espetáculos de artes cênicas e uma biblioteca móvel para a infância são algumas das pequenas ações culturais de incentivo à leitura que chegarão a vários bairros de Morretes para preparar o terreno para a programação de setembro.

Outra atividade que a FLIMO irá promover é a inscrição de textos autorais para a produção de uma série de áudio ficção para as infâncias, intitulada “Ao Pé da Orelha”, que será desenvolvida a partir de oito obras selecionadas e disponibilizada nas plataformas de áudio. As adaptações para o formato podcast serão realizadas pelo diretor, dramaturgo e roteirista Dimis, com a equipe artística de sua produtora, a Bife Seco – responsável pelo podcast “País do Futuro 2024”, que conta com mais de 30 mil ouvintes em 33 países.

Com a compreensão da força desse retorno pós-pandemico, o projeto vem construindo ações prévias junto ao público da região para aquecer o clima até setembro. Entre elas, estão oficinas, espetáculos e ações de incentivo à leitura, tanto para o adultos, como para as crianças.

PAUTAS ECOLÓGICAS

Neste ano, a ECO 92, primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, completa 30 anos e a humanidade está em um ponto crítico, que pede uma mudança de rumo. Pensando nisso, a FLIMO traz algumas reflexões sobre os saberes tradicionais, as conexões genuínas entre crianças e a natureza, e a potência da maternidade nesse olhar para o futuro.

“São as mães e as florestas que nutrem e sustentam a vida no planeta. As mulheres também são 70% das pessoas mais pobres do planeta e elas serão as principais afetadas pelas mudanças climáticas. São elas também as pessoas mais envolvidas e preocupadas com a construção da mudança e a proteção ambiental. Por isso, entendemos que elas precisam estar à frente para o debate sobre os caminhos e a construção de esperança no futuro”, completa Hupfer.

Para os debates, o projeto trará autoras como Alice Ruiz, Jarid Arraes, Mariana Ianeli e Juliana Kerexu, entre outros nomes. Na programação artística, alguns exemplos de atrações são os shows com Janine Mathias, baile de fandango com o Grupo Mandicuera, espetáculos com os grupos Às de Paus, Antropofocus e Baquetá. O público também poderá contar com oficinas e com uma feira do livro.

SERVIÇO – FLIMO – 3º EDIÇÃO

Quando: entre 1º e 4 de setembro de 2022

Onde: Cidade de Morretes

Por Carol Maltaca
20/08/2022 10h22

Artigos Relacionados

Curitiba promove rodas de leitura com livros do vestibular da UFPR

Viva Clarice! Projeto em homenagem a escritora promove 400 ações em Curitiba