
Há 17 anos (quase uma vida), um fenômeno televisivo deu o primeiro passo na carreira musical e iniciou uma jornada de sucesso repleta de hits. É o RBD, grupo mexicano que faz parte do imaginário e infância de muitos – em especial no Brasil – e que celebrou mais um aniversário do primeiro álbum, #Rebelde, no início de dezembro. O grupo tem em sua carreira nove álbuns lançados, e apesar de alguns desentendimentos entre os integrantes ao longo dos anos, o legado rebelde é inegável. Vai dizer: tem muita gente que coloca o grupo na trilha sonora daqueles nostálgicos passeios de carro (se identificou?).
É muito especial como cada fenômeno musical atinge uma determinada geração com mais força. O motivo para mim é simples – a identificação acontece por meio da alegria e emoções que as músicas nos oferecem, e esse tipo de conexão fica marcada por toda a vida. No caso do RBD, o grupo quebrou barreiras ao ultrapassar as fronteiras do México e alcançar popularidade no restante da América – de Norte a Sul – e até mesmo na Ásia. Tiveram impacto não só na música, mas também na moda, e influenciaram diversos artistas. É o caso de Pablo Vittar, Marília Mendonça e Anitta, por exemplo, que já mencionaram ter vivido a fase Rebelde.
Em notícias mais recentes, o grupo teve um reencontro oficial em 2020, com a realização do show online que reuniu na transmissão ao vivo mais de 320 mil espectadores de 20 países. Depois disso, a promessa de uma turnê mundial – que passaria pelo Brasil em 2022, mas que agora, devido à pandemia e outras crises internas do grupo, pode ficar só para 2024. Na quinta-feira, uma surpresa da integrante Dulce María trouxe uma nova versão da música “Te Daria Tudo” ao lado de Priscilla Alcantara – não só em espanhol, mas também em português. O lançamento vem logo na sequência de mais uma novidade para o mundo Rebelde – Anahí apresentou uma versão rock de “Nuestro Amor” na última semana, em parceria com a banda Moderatto.
Nos bastidores, alguns desentendimentos e problemas de percurso nos deixam em dúvida a respeito do futuro do grupo. O comportamento Christopher Uckermann é um dos mais criticados, e pode ter sido a alavanca para o recente unfollow de Anahí ao Instagram do RBD. Enquanto isso, as carreiras solo seguem estáveis, entregando muitas novidades aos ávidos fãs.
Mas hoje o objetivo é relembrar, entrar no clima de nostalgia, e marcar o motivo de tanto sucesso e tantas boas memórias no imaginário dos millennials. A trajetória foi curta – o grupo nasceu em 2004 e fez seu último show em 21 de dezembro de 2008, em Madrid, na Espanha. Composto por Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni, o grupo nasceu a partir da novela Rebelde, que permaneceu no ar até 2006 – e foi muito além do que o universo televisivo e marcaram o fenômeno como um dos mais importantes da cultura pop latina. No total, mais de 15 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, além de visitas a 23 países e shows em 116 cidades e fazendo a maior turnê de um artista internacional no Brasil, fazendo 13 shows em 12 cidades.
O legado é tão expressivo que vai render ainda mais novidades. Estreia em janeiro de 2022 uma nova versão da novela Rebelde na plataforma Netflix, e a nova versão deve contar com 7 novas regravações do grupo original. Estão preparados para viver tudo de novo?
Como não só de fatos podemos viver, vamos de música? Abaixo, selecionei cinco faixas preferidas do grupo. Me conta qual é a sua favorita e o que ela te faz lembrar? Vamos juntos!
Como não podia deixar de ser, a primeira música é a estreia do grupo – dá para dizer que é o hino dessa geração? A canção é também a abertura da primeira temporada da novela que deu origem ao grupo, e não tem quem não lembre do épico trecho “y soy rebelde” (até quem não sabe nada do grupo, conhece!). Quantas memórias vem à tona ao som dessa música, não é?
O terceiro single do álbum de estreia do RBD traz tudo o que o grupo tem de melhor. Uma dramática canção de amor, retratada no videoclipe com momentos do grupo em meio à neve. Não poderia faltar uma sessão de fotos congelante com roupas de banho, certo? A melodia é triste e emocionante, e tornou-se um dos momentos mais esperados dos shows do grupo.
A música “Ser o Parecer” vem do álbum Celestial, lançado depois do fim da novela. Trouxe um visual diferente ao grupo, e marcou como o sexteto foi muito além do lugar onde começou. Continuou no clima pop rock, e canções embasadas em muitas histórias de amor.
Não podemos deixar de falar do primeiro single do álbum mais recente do grupo – “Ser o Parecer: The Global Virtual Union (En Vivo)”. Lançado no fim de 2020, a faixa traz os quatro integrantes que participaram do show online promovido em dezembro do mesmo ano – Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann e Maite Perroni. A música é uma homenagem ao legado da banda, e traz referências a diversos sucessos anteriores do RBD.
Último single da primeira fase do grupo, a canção de despedida foi lançada em 2009 para acompanhar o álbum de mesmo nome. No clipe, imagens de bastidores de toda a trajetória do grupo, performances e também da novela Rebelde. A ideia foi olhar para trás e compartilhar as memórias deixadas pelo sexteto. Deu vontade de chorar?

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.