Feminino Plural, pioneiro em discussões feministas no Brasil, entra no catálogo da Itaú Cultural Play

foto: Reprodução

Fim de semana com estreias no catálogo do serviço de stream gratuito Itaú Cultural Play. Os filmes Feminino plural (1976), de Vera de Figueiredo, e Waldemar Cordeiro – Fantasia exata (2021), de Analivia Cordeiro, já estão disponíveis para o público.

O filme “Feminino plural” foi gravado durante a ditadura militar e coloca em cena temas feministas na década de 1970. No enredo, um grupo de mulheres sai dirigindo motocicletas pela Via Dutra, no Rio de Janeiro, rumo à Baixada Fluminense. Passam por zonas populares da cidade de Belford Roxo até chegar a uma casa no meio do mato, onde se reúnem a outras mulheres e crianças, em uma alegre comunidade. Lá, desfrutam de um banquete regado a feijoada, em clima de ritual e festa.

Já o filme Fantasia Exata, de Analivia Cordeiro, fala sobre o paisagista e urbanista Waldemar Cordeiro (1925 – 1973), explorador das correntes artísticas do concretismo e da arte digital. Produzido durante a pandemia de Covid-19, foi idealizado pelo seu neto, Gregoire Cordeiro Belhassen, e dirigido por Analivia Cordeiro, filha do artista.

Os filmes estão disponíveis gratuitamente no Itaú Cultural Play junto com mais de 500 produções brasileiras.

 

Por Curitiba Cult
02/04/2023 16h03

Artigos Relacionados

Curitiba receberá shopping a céu aberto em 2024

6 peças com mulheres protagonistas no Festival de Curitiba