6 peças com mulheres protagonistas no Festival de Curitiba

Foto: Divulgação/Laerte Kessimos

O Festival de Curitiba já começou e, com tantas atrações, tem espaço para todo mundo! E como lugar de mulher é onde ela quiser, os palcos do maior festival de teatro da américa latina não seria diferente. E como o Curitiba Cult não te deixa na mão, separamos 6 peças do festival com mulheres protagonistas para você conferir!

Brenda Lee e o Palácio das Princesas

O que começou na internet ganhou os palcos no ano passado e já rendeu o prémio de Melhor Atriz do Prêmio Shell a Verónica Valenttino. O musical é baseado no legado de Brenda Lee, militante transexual e pernambucana pelos direitos LGBTQIA+ e travestis na luta contra a epidemia de AIDS nos anos 80/90. “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” faz parte da Mostra Lúcia Camargo e toma conta do Teatro Zé Maria nos dias 2 e 3 de abril.

Cárcere ou Porque as Mulheres se Tornam Búfalas

A peça acompanha a vida de duas irmãs que tem a vida marcada pelo encarceramento dos homens da sua vida. No enredo, as mulheres buscam alternativas para tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro. “Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos” está em cartaz nos dias 3 e 4 de abril no Teatro da Reitoria.

Odelair – Uma Peça Teatral

Fazendo parte do Fringe e em formato de metateatro, a montagem “Odelair – Uma Peça Teatral’‘, presta homenagem à conterrânea Odelair Rodrigues, musa do teatro paranaense. Nos anos  1956, 1977 e 1979 foi premiada como Melhor Atriz do Paraná e ainda outras homenagens como a criação do Espaço Cultural Odelair Rodrigues e a peça “Romeu e Julieta”. Aqui você encontra a programação das apresentações.

As Confissões de Maria

Deixa que eu faço, deixa que eu vou! Tenho que depilar as pernas! Quero depilar as pernas? O que as mulheres estão esquecendo? O que no íntimo tem tirado sua paz? Cuidam de tudo e se perdem em si próprias. Com uma pitada de fé e humor, você acha que é possível resgatar o valor que cada uma possui? Gratuita e com 30 minutos de duração, “As Confissões de Maria” te convida a questionar a vivência feminina. Clique aqui e confira a programação.

As Trigêmeas – Natureza Fantástica

Uma peça para encantar toda a família com histórias sobre seres fantásticos! A partir de uma abordagem que observa a força motriz, a dinâmica e o caminho dentro dos princípios da relatividade, o espetáculo enfatiza o valor da diferença e da integração à natureza. A peça faz parte do Fringe e as datas das apresentações você encontra aqui.

Loucuras da Vida

Outra peça participante do Fringe é “Loucuras da Vida”. A tragicomédia observa a vida pelas lentes de uma mulher em situação de rua. “Não é à toa que pessoas enlouquecem. Não é à toa que surge a depressão, que se perde a vontade de viver. Baseado em histórias reais, essa moradora de rua, num misto de drama e comédia, conta em detalhes os motivos que a levou a abandonar tudo. O final do espetáculo está em suas mãos, o que vai ser?”. 

Por Deyse Carvalho
29/03/2023 16h30

Artigos Relacionados

No Dia do Teatro, Festival de Curitiba começa nesta segunda (27) com mais de 350 atrações

Espetáculos premiados passam pelo Festival de Curitiba