Faltam apenas 4 dias para o Festival de Curitiba

Foto: Cris Lyra

Faltam apenas 4 dias para a 30ª Edição Festival de Teatro e aqui no Curitiba Cult estamos todos muito ansiosos! Enquanto o grande dia não chega, que tal ficar por dentro de tudo?

Observatório de Espectadores

O Observatório de Espectadores é uma oficina aberta ao público que se interessa por teatro. Segundo as organizadoras, as jornalistas Michele Rolim e Julia Guimarães, a iniciativa é voltada “à escuta das pessoas para quem um festival é feito: o público”. “Queremos estimular um debate livre, apaixonado e crítico em torno de obras que se apresentam no Festival de Curitiba. A ideia é que o curso funcione como uma extensão da experiência com o espetáculo, ao dilatar a memória sobre a obra e a partilha coletiva em torno de questões que atravessam cada criação”. Saiba mais sobre a oficina e como se inscrever aqui.

Alterações na data das palestras

Foram alteradas as datas das Palestras Documentadas que acontecem nos dias 30 de março e 4 e 10 de abril, no Sesc Paço da Liberdade, dentro da programação do Interlocuções. As palestras são gratuitas, tem mediação dos críticos Ruy Filho e Luciana Romagnolli. As novas datas são as seguintes:

Dia 30/03 – Grupo Parlapatões (SP), das 14h30 às 16h
Dia 30/03 – Gerald Thomas, das 16h às 17h30
Dia 04/04 – Companhia Brasileira de Teatro (PR), das 14h30 às 16h
Dia 04/04 – Grupo Magiluth (PE), das 16h00 às 17h30
Dia 10/04 – Fodidos e Privilegiados (RJ), das 14h30 às 17h30

3 peças da Mostra Lúcia Camargo

Estudo Nº 1: Morte e Vida – Com Estudo N° 1, o Grupo Magiluth, baseado em Recife, propõe novas conexões com a literatura brasileira por meio de uma montagem que lança sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto o olhar sempre crivado de radicalidade que caracteriza as criações do grupo pernambucano. É o clássico “Morte e Vida Severina” trazido para os dias de hoje com música, poesia e potência no palco. Saiba tudo sobre a peça aqui.

Till, a Saga de um Herói Torto – Doze anos depois de sua estreia na capital paranaense, o espetáculo “Till, a Saga de um Herói Torto” volta aos palcos do Festival de Curitiba para uma dupla celebração: os 40 anos do Grupo Galpão e os 30 anos do evento. O espetáculo terá duas apresentações no Teatro da Reitoria, nos dias 4 e 5 de abril, às 21h. A peça mostra Till como um típico anti-herói cheio de artimanhas e dotado de um irresistível charme. Um personagem encontrado em várias culturas, que se assemelha ao nosso Macunaíma ou Pedro Malasartes. Tudo sobre a peça aqui.

Quarto 19 – É o trabalho solo de Amanda Lyra construído a partir do conto No Quarto Dezenove (To Room Nineteen), da escritora britânica Doris Lessing (1919-2013), prêmio Nobel de Literatura em 2007. A direção é de Leonardo Moreira, dramaturgo e diretor da Companhia Hiato, de São Paulo. É a história de uma mulher de classe média que vive “uma vida perfeita”. Após anos sem trabalhar para se dedicar à criação dos filhos, ela espera o momento em que o mais novo entrará para a escola, quando finalmente voltará a ter algum tempo para si. Mas quando isso acontece, ela não encontra dentro de si a liberdade que buscava. Saiba tudo sobre a peça aqui.

Por Julia Schneider
25/03/2022 19h50

Artigos Relacionados

Fatalm 5 dias para o Festival de Curitiba

Festival de Curitiba transforma espaços públicos e espalha arte gratuita pela cidade