Fatalm 5 dias para o Festival de Curitiba

Foto: Lenise Pinheiro

A ansiedade toma conta! Faltam 5 dias para a 30ª Edição Festival de Teatro e aqui no Curitiba Cult não estamos aguentando a emoção! Enquanto o grande dia não chega, que tal ficar por dentro de tudo? 

O mapa da exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”  

O registro dos 30 anos de história do Festival de Curitiba pelo olhar da fotógrafa Lenise Pinheiro vai ocupar 15 pontos diferentes de Curitiba durante a exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”, um dos destaques da programação do evento em 2022. A mais importante fotógrafa de teatro do país, ela cobriu todas as edições Festival desde 1992. Sua exposição com mais de 150 imagens estará em cartaz em vários formatos e espaços culturais ligados ao festival, em 15 pontos diferentes de Curitiba, entre os dias 29 de março e 29 de abril.

Veja o mapa dos locais de exposição e saiba tudo sobre a exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”.

Mateus Solano no 30º Festival de Curitiba

Filho do diplomata, Mateus Solano Schenker Carneiro da Cunha cresceu em Washington, nos Estados Unidos e em Lisboa, Portugal. Foi aluno do curso O Tablado, tradicional escola de teatro estreou como ator na peça A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza em 1996. No ano seguinte, estagiou na França, no Théâtre du Soleil. De volta ao Brasil, participou de mais de 20 peças, com destaque para o Hamlet, em 2009, espetáculo dirigido por Aderbal Freire-Filho em que atuou ao lado de Wagner Moura. Após uma longa carreira de sucesso na TV e no Cinema, Solano chega ao 30.º Festival de Curitiba com um verdadeiro blockbuster do teatro nacional: O Mistério de Irma Vap.

Saiba tudo sobre a peça.

As peças do Primeiro Festival

Nascido como Festival de Teatro de Curitiba, em 1992, o maior festival de artes cênicas da América latina começou acelerando. A primeira edição, além de provocar a construção da Ópera de Arame, trouxe uma seleção com os grupos e criadores mais importantes do teatro brasileiro naquele momento. Confira abaixo a lista das primeiras atrações do FTC 92:

1) Sonho de Um Noite de Verãodir. Cacá Rosset, Grupo Ornitorrinco

2) Romeu e Julietadir. Moacyr Goés, Cia. De Encenação Teatral

3) ARN, Cia Intrépida Trupe

4) O Cobradordir. Beth Lopes, Cia de Teatro em Quadrinhos

5) A Comédia da Esposa Muda/Corra Enquanto é Tempo, Grupo Galpão

6) Brincante/ Figuraldir. Romero Andrade Lima, com Antônio Nobrega

7) Nova Velha Históriadir. Antunes Filho, Grupo Macunaíma

8) A Vida É Sonhodir. Gabriel Villela, com Regina Duarte

9) A Bao A Qu, dir. Enrique Diaz, com Bel Garcia e Alexandre Akerman

10) As Boasdir José Celso Martinez Corrêa

11) Mega – Mix, dir Osvaldo Gabrieli, Grupo XTPO

12) Tango Varsoviano, dir. Alberto Felix, grupo Teatro Del Sur

13) The Flash And Crash Days, dir. Gerald Thomas, com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro

14) Caim, dir. Édson Bueno, Grupo Papa Brazilis

Confira um arquivo com o histórico de 30 anos do Festival de Curitiba.

Roberta, Uma Opera Rock

Com texto do dramaturgo Roberto Inocente (falecido em abril de 2021, vítima da Covid), composição e direção musical do maestro Alessandro Sangiorgi, e direção artística de Nena Inoue e Mauricio Vogue, o musical “Roberta, uma Ópera Rock” fará sua estreia nacional na programação do Festival na Rua. A trama é sobre um grupo de jovens em busca de respostas para seus dilemas. Uma tragédia contemporânea que fala de amor, drogas e juventude, ao misturar Ópera Clássica e Rock’n’Roll. Saiba mais sobre a peça aqui.

Circuito Aberto

O Circuito Espaço Aberto divulga espetáculos com programação independente, promovidos e produzidos por companhias e espaços artísticos da Grande Curitiba que já elaboram arte durante o ano todo e que, durante o Festival de Curitiba, disponibilizam suas produções. A programação completa você confere aqui.

Playlists do Festival

Preparamos uma playlist com as canções e temas que fazem parte das trilhas das peças Abjeto – Sujeito: A Hora da Estrela e Parlapatões Revistam Angeli. Tem Elis Regina, Chico César, Titãs e Jackson do Pandeiro.

Dá o play aí!

Lugar de fala

A coreógrafa Deborah Colker fala sobre o Festival de Curitiba.

Por Deyse Carvalho
24/03/2022 16h09

Artigos Relacionados

Festival de Curitiba transforma espaços públicos e espalha arte gratuita pela cidade

Festival de Curitiba terá peças gratuitas em São Luiz do Purunã