Exposição traz obras de arte feitas por assistidos do Pequeno Cotolengo

Pequeno Cotolengo Todas as Cores Exposição. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

Uma exposição artística com mais de 70 obras ganha os espaços de Curitiba em junho. O projeto “Todas as Cores do Pequeno Cotolengo” promove a expressão artística das pessoas com deficiência assistidas pelo Complexo de Saúde do Pequeno Cotolengo. Em duas etapas, a exposição acontece primeiramente no próprio Pequeno Cotolengo, dias 08 (da 9h às 13h) e 10 de junho (das 9h às 19h), depois segue para o Teatro Positivo, nos dias 27 (das 18h às 21h) e 28 (das 9h às 16h).

As exposições acontecem em intervalos de uma hora, permitindo aos participantes uma experiência imersiva. Serão grupos de 30 a 50 pessoas por vez, com vagas limitadas. A entrada gratuita precisa ser garantida no site Sympla.

Os artistas que assinam os trabalhos, em sua maioria, não se comunicam de forma verbal. Através da arte, encontram uma forma diferente de se comunicar. São quadros, esculturas e desenhos, numa mostra múltipla. “Quando falamos de arte, entendemos que isso é algo que ajuda no dia a dia, fortalece a capacidade de expressão deles, de se comunicarem com a gente, muitos deles não conseguem verbalizar o que estão sentindo, e vão fazer isso através da arte”, explica o diretor técnico, Dr. Tiago Kuchnir.

Os temas das obras retratam o cotidiano dos assistidos pelo complexo de saúde, das estações do ano até o sentimento que cada clima causa. As obras foram em boa parte desenvolvidas em oficinas como pintura sobre MDF, pintura sobre tela, desenho bidimensional e tridimensional, e arte em gesso. “Teremos obras que estimulam o contato, que a pessoa toque na peça, vamos trabalhar com estímulos, cheiros, barulhos e tudo que traga esse mergulho no mundo do Todas as Cores”, revela Alessandra Marquete, diretora geral do projeto Todas As Cores do Pequeno Cotolengo.

SERVIÇO – Exposição Todas As Cores do Pequeno Cotolengo

Quando: No Pequeno Cotolengo dias 08 (das 9h às 13h) e 10 de junho (das 9h às 19h). No Teatro Positivo dias 27 (das 18h às 21h) e 28 (das 9h às 16).

Onde: Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo (R. José Gonçalves Júnior, 140); Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

Quanto: Gratuito

Ingressos: no site Sympla

Por Brunow Camman
07/06/2024 12h37

Artigos Relacionados

Curitiba é polo de arte indígena com museu exclusivo

Paço da Liberdade ganha exposição coletiva a partir de junho