Exposição em Curitiba apresenta a história do samba e identidade negra na cidade

Exposição Entre a Vila e a Cidade A Curitiba do Samba. Foto: divulgação PUCPR.
Foto: divulgação PUCPR

Até o dia 11 de julho, Curitiba recebe a exposição “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba” no Centro Cultural da PUCPR. A mostra é gratuita e visa apresentar a cultura do samba no Paraná, e provocar reflexão no público sobre a resistência e identidade negra. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 22h, e sábados, das 9h às 13h.

O projeto é uma realização da PUCPR Cultura, e reúne fotografias, recortes de jornais, adereços das escolas de samba e retratos da velha guarda. De acordo com o curador da exposição, Gustavo Paris, a proposta é um convite para olhar a cidade pelos olhos de quem faz o Carnaval acontecer. “É sobre resistência, criatividade e a força coletiva do samba na cidade, celebrando os territórios, as escolas, os blocos e, principalmente, as pessoas que fazem o samba pulsar“, afirma. 

Samba curitibano

O samba, expressão cultural nascida da mistura de ritmos, tradições e memórias da diáspora africana, encontrou em Curitiba um terreno próprio para se desenvolver. Uma das bases da exposição é a relação entre o samba e a ferrovia, representando tanto a conexão territorial quanto às barreiras enfrentadas por sambistas ao longo das décadas. Além disso, um mapa colaborativo, elaborado pelo Bloco Boca Negra, aponta as casas do samba na capital paranaense, bem como uma instalação central convida os visitantes a uma roda ancestral para celebrar os mestres que construíram essa história. 

Também, a exposição relaciona o movimento atual dos blocos de rua, evidenciando suas aproximações com o Carnaval como forma de ocupação do espaço público. O carnaval está aqui há 80 anos e a escola de samba mais antiga da cidade, Embaixadores da Alegria, é de 1948. Temos uma trajetória histórica tão grande como outros polos, como o Rio de Janeiro”, afirma a antropóloga Caroline Blum, consultora da exposição.

Serviço – Exposição “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba” 

Quando: até 11 de julho

Onde: Centro Cultural da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155)

Horário: de terça a sexta, das 9h às 22h;  aos sábados, das 9h às 13h

Quanto: entrada gratuita

Informações: no Instagram da PUCPR Cultura.

Por Yasmin Luz
19/05/2025 16h22

Artigos Relacionados

Exposição gratuita de instrumentos musicais tem estações interativas

Semana Nacional de Museus tem diversas atividades especiais em Curitiba