A rede curitibana SOFT Ice Cream surgiu com o propósito de unir a qualidade e o sabor das clássicas gelaterias italianas com a praticidade do sorvete expresso. A marca oferece uma experiência direcionada aos amantes das casquinhas, apostando na qualidade dos ingredientes e na produção artesanal. O sucesso se refletiu no faturamento – desde seu surgimento, em 2020, a rede dobra a receita anualmente, e deve fechar o ano com um faturamento superior a 2 milhões de reais.
“Queremos desafiar o conceito de sorvete casquinha de fast-foods ou de massas feitas de líquidos e misturas prontas de grandes indústrias”, afirma o fundador da marca, Matheus Krauze, que complementa: “Trouxemos uma experiência gastronômica completa em um produto que cabe na palma da mão”.
O criador da marca, Matheus Krauze, vem de uma longa linhagem de sorveteiros. O seu avô, Nelson Cotovicz, criou a tradicional rede de sorveterias D’Vicz, em 1985. Com apenas 13 anos, ele começou a trabalhar na empresa da família, onde se apaixonou pelo produto. Mas foi apenas aos 21 anos, durante uma viagem para Hong Kong, que percebeu uma tendência inovadora no ramo.
Um dos atrativos gastronômicos da cidade eram sabores peculiares nas máquinas de Soft (Sorvete Expresso), como o Matchá, planta popularmente utilizada no chá verde japonês, o Ube, uma raiz roxa que se assemelha ao inhame e até mesmo gergelim torrado. Foi então que percebeu que, apesar do clima tropical brasileiro e do sucesso dos sorvetes no país, faltavam produtos com qualidade e sabores únicos.
Assim surgiu a ideia da SOFT Ice Cream, que levou a Curitiba um sorvete soft de alta qualidade, feito com ingredientes de verdade e preparado artesanalmente, como o tradicional gelato italiano, mas com um toque instagramável especial. “Queremos que as pessoas tenham a sensação de que é a primeira vez que estão tomando um sorvete de máquina na vida, além de trazer uma dose de felicidade à rotina delas”, detalha.
E com uma relação quase que familiar com o produto, abriu a primeira loja em 23 de setembro de 2020, Dia Nacional do Sorvete. Desde então, suas casquinhas conquistaram as redes sociais e a população paranaense.
Desde o seu surgimento, em 2020, a rede não parou de crescer, com faturamento de mais de R$ 2 milhões e avanço de 400%. A estimativa para 2023 é ultrapassar os R$ 2,3 milhões.
A rápida ascensão e o sucesso das três unidades próprias fizeram com que os sócios Matheus Krauze e Ronaldo Antunes iniciassem o processo de franquia. A primeira unidade franqueada abriu em dezembro de 2022, em Ponta Grossa (PR). “Devemos finalizar o ano com pelo menos 30 unidades vendidas e 16 lojas abertas”, acrescenta Matheus.
A lucratividade está baseada na margem garantida da produção própria e no ganho de escala. O posicionamento de preço foi feito intermediando o dos gelatos italianos e das casquinhas de fast-food, entregando qualidade por um valor acessível. As casquinhas possuem o preço fixo de R$ 10 reais e as sobremesas de R$ 15.
O modelo de produção tem como inspiração as cafeterias to-go, com baixa metragem, que reduz os gastos com aluguel e mão de obra. “Apostamos no consumo rápido, na rua, para atender a demanda espontânea do consumidor, além de oferecer uma experiência completa”. Os produtos são desenvolvidos em uma fábrica própria e finalizados no ponto de venda.
Buscando trazer uma memória afetiva com o sorvete, a SOFT aposta em diversos sabores, desde os tradicionais baunilha e chocolate, até os queridinhos do público, como o de Iogurte, azedinho e cremoso, e até mesmo um vegano, feito com frutas frescas.
“O nosso vegano é na realidade um sorbet de frutas vermelhas. É feito à base da fruta e água, não levando nenhum ingrediente de origem animal e consequentemente sem gordura. É uma sobremesa leve, equilibrada e com baixa caloria”, afirma Krauze. E além do sorvete de chocolate na casquinha de chocolate, outro sabor se tornou o carro chefe da casa, a casquinha mista de iogurte com frutas vermelhas.
Os sabores tradicionais são feitos apenas com gordura de origem animal, como creme de leite e leite integral, nada de aditivos artificiais. Já as casquinhas são feitas por um fornecedor parceiro, uma pequena produção familiar, que usa as receitas exclusivas da rede.
Para potencializar o formato de franquias, a SOFT se uniu ao Janela Bar, fundando o Grupo Rua. A ideia é representar a força da gastronomia de rua e alavancar a expansão nacionalmente. O Janela Bar surgiu em 2017, também em Curitiba, destacando uma coquetelaria acessível de forma descontraída, utilizando da melhor maneira o espaço urbano. O formato deu tão certo que já tem 24 unidades pelo país. “Com o Grupo Rua, estamos difundindo não só cada marca, mas também um conceito de consumo: a comida de rua com praticidade e qualidade, pronta para alcançar diferentes públicos pelo Brasil”, finaliza Krauze.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.