Na última quarta-feira começou o Olhar de Cinema, festival internacional que já faz parte do nosso cenário cultural curitibano há dez anos. O festival vai até o dia 14 de outubro e tem uma seleção de mais de 70 filmes, entre curtas e longas. Além dos filmes, o calendário da edição 2021 traz entrevistas com os diretores, bate-papos com curadores e artistas que entendem do assunto.
Minhas memórias com o festival trazem sons, cheiros e sensações de aconchego. Sentar com a programação, selecionar os filmes que mais me interessam, ir ao cinema, comprar pipoca, assistir o filme e compartilhar essa experiência com uma sala de desconhecidos.
Apesar de sentir muita falta de ir ao cinema, não tem como discutir que, no cenário atual, ainda faz muito sentido manter o Olhar de Cinema online. Segurança e acessibilidade são os principais motivos que consigo elencar.
O número de casos de Covid-19 está caindo e o número de pessoas vacinadas, aumentando. Teatros, cinemas e outros estabelecimentos culturais estão reabrindo, com frequência reduzida de pessoas.
Pensando assim, o Olhar poderia ser presencial em 2021. Ao contrário do teatro e da música ao vivo, o filme é o mesmo, seja na tela do cinema, da TV, do computador ou até do celular. Dito isso, faço uma ressalva: a experiência de ver um filme no cinema e em casa é totalmente diferente.
Na faculdade de Comunicação, uma das anedotas que os professores nos contam é como a indústria do cinema praticamente decretou o apocalipse no dia em que popularizaram-se os televisores. Quem iria ao cinema quando se pode assistir um filme do conforto do próprio sofá? Mais de 60 anos depois, hoje sabemos que os cineastas não tinham o que temer.
Porém, agora que estamos com um primeiro vislumbre de manter a pandemia sob controle, é inteligente concentrar 400 pessoas em uma sala de cinema para ver um conteúdo que pode ser assistido em casa?
Não me parece muito. E, da maneira como o Olhar está organizado neste ano, entendo a edição digital como a oportunidade de viver uma experiência diferente de festival.
Eu gosto muito de cinema, de ir ao cinema e, em geral, topo assistir qualquer coisa que não seja filme de terror. Curta sobre um assunto muito específico? Pode me chamar. Documentário experimental de três horas? Conte comigo! (Mas, por favor, me deixe levar uma pipoca grande).
Mesmo assim, como a grande maioria das pessoas, eu acabo assistindo mais filmes considerados mainstream do que filmes “alternativos”. Por isso, quando vou assistir essas produções, acabo pulando os bate-papos e entrevistas, indo direto para o filme.
Desta vez, porém, os debates, seminários e entrevistas do Olhar de Cinema estão disponíveis em um canal no YouTube. Só de entrevistas tem mais de 60, quase dá uma por filme disponível. E, para mim, este formato funcionou muito bem. Coloco uma entrevista para rodar enquanto arrumo a casa, preparo o almoço ou o jantar ou quando estou trabalhando. Acabei aprendendo mais sobre os filmes na versão online do que fazia no presencial.
Outro ponto importante é a acessibilidade. Quando falamos em acessibilidade é comum pensarmos, em um primeiro momento, nas pessoas com deficiência. Neste ponto, o Olhar disponibilizou 11 filmes com acessibilidade para pessoas surdas e cegas.
Em matéria de preço, a acessibilidade também está clara: ingresso a R$ 5,00, pouco mais do que o preço de uma passagem de ônibus. Em alguns casos, como nos curtas do Programa 03, é possível comprar um ingresso e assistir todos os oito filmes da mostra.
Outro aspecto importante na acessibilidade para considerar: o deslocamento. Ir até o cinema custa, a não ser que você goste de caminhar ou more por perto do local onde o filme será exibido. Pensando em pós-pandemia, temos também um cálculo de riscos: transporte público ou compartilhado, dividir a sala de cinema com desconhecidos, voltar para casa. Em um festival online, o custo-deslocamento é zero.
Como meu foco por aqui vai sempre na arte local, me interessei muito por uma mostra específica do festival, a Mostra Paranaense.
Ela existe desde 2012 e, neste ano, conta com 8 curtas e 2 longa-metragens. Até agora, consegui assistir a um desses filmes, o longa Bia Mais Um, de Wellington Sari.
O filme foi todo gravado em Curitiba, em 2018. Ele foi produzido pela O Quadro, uma produtora local. Bia Mais Um conta a história de uma menina de 17 anos que morava no exterior e, pouco antes de começar a faculdade, volta ao Brasil.
É uma história de jovens brancos de classe média gravada em bairros que reconheci só pelas casas ao fundo ou pelas placas de rua. Me identifiquei com a história e com o sotaque das personagens, carregado no E.
O que me causou estranhamento, porém, foram os muitos momentos de silêncio das personagens. Silêncio verbal, porque as imagens pareciam não parar nunca. Interpretei comigo mesma: seria uma analogia aos tempos visuais em que vivemos? À importância que damos à imagem nos dias de hoje?
Fui atrás da entrevista com o diretor. Primeiro, ele confirmou “gostamos de fazer um filme sobre o nosso quintal, uma ideia muito presente no cinema brasileiro“. Esta parte ficou clara para mim.
E então Wellington Sari explicou que sim, a ausência de diálogos entre as personagens, por vezes, é mesmo proposital. Em vez de mostrar verbalmente o que as personagens pensam e sentem, a equipe do filme optou por trazer “sintomas imagéticos”. As grandes revelações, os grandes sentimentos, vêm por meio de imagens.
Em dez anos de Olhar de Cinema, vemos já os reflexos que o festival teve na produção cinematográfica local. Tive a oportunidade de conversar com o organizador do festival, Antônio Júnior, por telefone nesta semana e perguntei a ele como ele vê essa questão.
“[O Olhar] é o momento que mostramos o cinema do mundo para Curitiba. É a semana que as pessoas param para viver um pouco, para ir ao cinema. Os filmes acabam se tornando referência para os produtores locais. Hoje, dez anos depois, vemos filmes daqui que puxam como referência filmes que mostramos nos primeiros anos do festival“, contou o organizador.
Como público, também tenho a agradecer a determinação e o trabalho do Antônio e dos organizadores do Olhar de Cinema. São dez anos proporcionando contato com filmes que não costumamos ver em cartaz.
“O Olhar é uma experiência”, disse Antônio. “Tem que ir com a cabeça aberta para novas possibilidades. Para nós, é importante que os filmes gerem impacto, que fiquem na cabeça. O público pode gostar ou não, mas se sair do filme falando sobre ele, o Olhar cumpriu com o seu objetivo“.
E, com certeza, a seleção de filmes deste ano dá muito o que falar! Se você ainda não deu uma olhada na programação, corre no site e aproveite a experiência!
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.