No próximo domingo será dada a largada para o pré-carnaval 2016 de Curitiba. Enquanto a batucada oficial da cidade não abre as alas, diversas opções já têm animado o cenário carnavalesco da cidade desde o início de janeiro. De bloco de carnavais até aos ensaios das escolas de samba da cidade, os tamborins já têm feito muito barulho pelos bairros da capital.

Durante todo o mês de janeiro o Grupo Especial das Escolas de Samba de Curitiba realiza o ensaio de suas agremiações em dias alternados, possibilitando aos foliões decidirem qual será o seu grito na avenida do samba. A Sociedade Cultural Carnavalesca Embaixadores da Alegria abre o barracão da escola de quinta a sábado, sempre a partir das 20h30, na Rua Capiberibe, 851, no Bairro Santa Quitéria.

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Realeza abre a quadra de ensaios às terças e quintas, sempre às 20h, na Rua Dr. Roberto Barrozo, 1190, no Bairro Bom Retiro.

Os ensaios do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Azul acontecem na Quadra da própria escola, na Rua Valdemar Cavanha, 2.000, no Bairro Fazendinha. Nas sextas e sábados os ensaios ocorrem entre às 20h e 22h, e aos domingos os ensaios ocorrem às 16h.

A Sociedade Recreativa, Beneficente e Cultural Escola de Samba Leões da Mocidade ensaia na Rua Anne Frank, 3877, no barracão da Escola no Bairro Boqueirão, nas terças, quintas e sábados, sempre às 20h.

Blocos, gritos e berros de Carnaval

A cada ano que passa, desde que o bloco Garibaldis e Sacis deixou o Centro Histórico para ocupar a Marechal Deodoro, a Avenida do Samba curitibano, alguns fanfarrões e movimentadores culturais têm proporcionado o encontro de músicos e batuqueiros e promovido diversos blocos de carnaval na cidade. Diferentemente de ouvir ‘Allah-la-ô mas que calor’, letra imortalizada na voz de Carlos Galhardo, das marchinhas, alguns blocos enaltecem o bom e velho rock em seus gritos.

https://www.youtube.com/watch?v=6rXzTxcIpOo

Se a pegada é samba-rock, o tradicional Bloco do Bossa conta com dez integrantes, com muita percussão e alto astral. No próximo dia 16 de janeiro, os maiores clássicos da música brasileira ganham novas releituras com clássicos de Tim Maia, Seu Jorge, Paralamas do Sucesso, O Rappa, entre diversos nomes da música nacional com toda a levada do Trio Mentira. A partir das 21h, na rua Senador Xavier da Silva, 210, no Bossa Nova Bar. Informações: 3528-6467 | 3093-7076.

BLOCO DO BOSSA

O Bloco Caiu No Cavalo Babão se apresenta repaginando frevo, samba r ciranda com clássicos dos Beatles, The Doors, Mutantes, Black Sabbath. Claro que gritar ‘toca Raul’ será uma boa pedida. A produção do evento que conta com o apoio da equipe do Villa Bambu sugere que os folirockers se fantasiem inspirados em seus ídolos do rock e advertem que muitos Bowies são permitidos. O primeiro encontro será no dia 16 de janeiro, em frente ao Villa, no reduto do rock, na Rua Trajano Reis, 58, a partir das 14h, no bairro São Francisco. Entrada Franca.

12552888_10153814806904417_8469798958225538793_n

Para quem faz a linha bamba tradicional, na próxima sexta-feira (15), a partir das 20h, a cantora e compositora Janine Mathias, idealizadora do projeto Samba da Nega, há um ano em cartaz em Curitiba, apresenta a Folia da Nega durante o Grito de Carnaval produzido pelo bar de samba Saudosa Maloca, no bairro Boa Vista, na rua Av. Anita Garibaldi, 2590. Além da cantora ser acompanhada pelos músicos Sergio Pires, Arthur Cipriani, Gstavo Moro e Nabio Rodrigues, durante a noite haverá a apresentação do Grupo Social Samba, que convida a prata da casa, a cantora Mãe Orminda, a primeira mulher a puxar um samba enredo no Brasil. Entradas R$10 e R$15.

ARTE_FINAL_FOLIA_DA_NEGA

Outro grupo que tem levado seu bloco para a rua é todo o fervo da Brasilidades. Sim, você já ouviu esse nome, porque por mais que você ainda não tenha ido a nenhuma das 50 edições durante os dois anos, em versão carnavalesca a Banda liderada por Marcel Cruz vai passar arrastando quem tiver à toa na vida, com uma deliciosa seleção dos clássicos que marcaram a festa em ritmo de marchinha. Vai ser um daqueles encontros para, como já é de praxe, celebrar o amor e a música brasileira. O bloco oficial sai dia 20 de fevereiro no centro da cidade e ainda não tem local certo. Mas até lá você por conferir os ensaios e colocar a sua fantasia. As datas têm sido divulgadas na página oficial da festa no Facebook. Aberto ao público.

11181803_950920811664092_7685093040866258196_n

E é claro que a badalada São Francisco não poderia ficar de fora das festas. O Berro de Carnaval do bloco 10Afinados e Daí? abre os trabalhos sempre às 16h, em todos os sábados de janeiro. O bloco se reúne em frente ao Canto da Caita, na rua São Francisco 50. Aberto ao público.

Você sabe de alguma outra ferveção nesse período de carnaval em Curitiba? Manda pra gente!

(Foto: Dayana Luiza)
(Ilustrações: Divulgação)