O grupo carioca Monobloco e o bloco curitibano Garibaldis e Sacis subirão no trio elétrico para dar o pontapé inicial do Carnaval 2016 em Curitiba. As apresentações, que fazem parte do pré-Carnaval, acontecem no dia 17 de janeiro, domingo, na avenida Marechal Deodoro, a partir das 15h. O Carnaval curitibano segue até o dia 8 de fevereiro, reforçando a proposta iniciada em 2013 pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), transformando a data em uma comemoração multicultural.

A Marechal também receberá, na semana seguinte (dia 24) – e pelo segundo ano consecutivo -, o Carnaval Eletrônico (o lineup será divulgado na próxima semana). Já no dia 31, acontece mais um desfile do Garibaldis e Sacis na Avenida, ao lado de atração a ser divulgada. O bloco ainda desfila, no dia 30, no bairro Sítio Cercado, juntamente com a Escola de Samba Imperatriz da Liberdade.

A exemplo dos anos anteriores, a Marechal Deodoro também será palco dos desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos, no dia 6 de fevereiro (um sábado).

Rock e Zumbis

As atrações do carnaval curitibano não param por aí. Também está confirmado o Curitiba Rock Carnival, feito em parceria com o Psychocarnival, que volta a acontecer em três dias (de 6 a 8 de fevereiro), no estacionamento da Câmara Municipal. Já a Zombie Walk, organizada pela ZW CWB, que acontece no dia 7 (domingo), sai da Boca Maldita até a Praça Nossa Senhora de Salete.

Outros eventos já confirmados são o Baile da Terceira Idade, os bailes da Regional Bairro Novo e outras atividades culturais à escolha do público, como a eleição do Cortejo Real (dia 20 de janeiro) e a apuração das notas das escolas de samba (dia 7 de fevereiro). As escolas promovem ainda ensaios abertos ao público durante o mês de janeiro.

Serviço – Carnaval Curitiba 2016

PRÉ-CARNAVAL: 17, 24 e 31 de Janeiro – a partir das 15h

Bloco Garibaldis e Sacis – saída de trio elétrico na Marechal Deodoro dias 17 e 31/01; saída de trio elétrico no Sítio Cercado (Rua São José dos Pinhais) em 30/01

Carnaval eletrônico – saída de trio elétrico na Marechal Deodoro dia 24/01

Escolha do Cortejo Real – 20 de janeiro, às 20h, no Memorial de Curitiba.

Curitiba Rock Carnival – Shows com bandas de rock nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba. Espaço coberto e seguro com vendas de bebidas e alimentação. Entrada gratuita. Em parceria com Psychocarnival.

Zombiewalk – maior caminhada zumbi do Brasil! Dia 7 de fevereiro. Concentração na Boca Maldita. Destino a ser confirmado.

Desfile das Escolas de Samba – Marechal Deodoro – dia 6 de fevereiro.

Baile Regional Bairro Novo – 8 e 9 de fevereiro, infantil das 15h às 19h e adulto das 20h às 0h – Ginásio do Portal do Futuro Bairro Novo, rua Ourizona, 1681, Sitio Cercado – Entrada Franca.