Com um tamanho monumental, a Feira do Largo da Ordem também precisa de uma grande equipe para ser mantida. O evento dominical está entre as maiores feiras ao ar livre do Brasil e é referência pelo país. Para colocar de pé a feira que atrai turistas até internacionais, são em torno de 1300 pessoas envolvidas, passando por artesãos, expositores e comerciantes de produtos artísticos, artesanais e industriais. A Feira do Largo da Ordem acontece todo domingo, a partir das 9h no Centro Histórico da cidade. Celebrando essas pessoas, nesse domingo também é comemorado o Dia do Feirante (25/08).
As feiras estão entre as instituições mais antigas do Brasil. Há registros delas na Vila de São Paulo desde 1554, segundo o Senado Federal. Por séculos, foram consideradas negócios de informalidade. Foi só em 25 de agosto de 1914 que o prefeito de São Paulo da época, Washington Luiz, reconheceu esses movimentos como legítimos. Com isso, a data também ficou marcada por valorizar não só a feira, mas também quem as realiza, em todo o Brasil.
Curitiba tem dezenas de feiras acontecendo por vários bairros. Elas são divididas em diurnas e noturnas, gastronômicas, de comidas orgânicas e de artesanato. Algumas são sazonais, como na Praça Osório que recebe as feiras de Inverno e de Natal. O site da Prefeitura reúne uma lista com todas as feiras da cidade.
A Feira do Largo da Ordem é a mais famosa — e a maior. Começando na Rua São Francisco e indo até a Rua Martin Afonso, conta com 800 barracas com os mais diversos itens. Artesanato em madeira e crochê, livros, cosméticos, tapeçarias, utensílios de cozinha, pinturas em tela a óleo, antiguidades e bonecas estão entre as opções. Para gastronomia, além de itens coloniais e biscoitos, há quatro praças de alimentação diferentes pela extensão, indo do caldo de cana até o pierogi e o clássico pastel de feira.
Legalmente, a feirinha foi oficializada pela prefeitura em 1971. Nessa época, de enfrentamento da ditatura brasileira e do crescimento da cultura hippie, a Feira também tinha um caráter de trazer contracultura e servir de espaço para expressão de diferentes estilos de vida. Um dos feirantes que está lá desde o começo, Wilson Guimarães, diz que a feira começou com vinte expositores.
Hoje, referência nacional, a Feira do Largo da Ordem é considerada Patrimônio da cidade. Em 2018, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural consagrou-a como patrimônio imaterial, por seu relevante papel para o turismo e lazer.
Essa trajetória de meio século inspirou até não só uma, mas duas publicações. Luana Camargo e Soraia Gatti fizeram uma ampla pesquisa, publicada em 2022 no livro “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem”, com fotos de Carolina Castanho. A pesquisa inspirou ainda a história em quadrinhos “Histórias do Largo”, com roteiro de Luana Camargo e Raphaela Corsi (que também ilustra a publicação). Ambas foram distribuídas gratuitamente por Lei de Incentivo à Cultura.
“As feiras urbanas são territórios que apresentam e representam a imaterialidade de manifestações e tradições orais, de expressões e práticas artísticas e culturais, de saberes e fazeres tradicionais. São também espaços essencialmente políticos, de sociabilidades entrecruzadas, em que facetas de poder e de dominação se fizeram e fazem perceber e atuar. A Feira do Largo da Ordem em Curitiba é um cenário globalizado e multicultural, local de encontros, sociabilidades e conquista de muitas lutas, histórias de vida, histórias de ofícios e técnicas, histórias de resistência e cooperação entre pessoas que dedicam sua vida à arte, ao processo de criar e permear de beleza o mundo dos humanos”, colocam Luana Camargo e Soraia Gatti no livro.
“Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem” reúne diversas histórias, revelando trajetórias familiares dos feirantes. Por exemplo, a de René Scholz, tecelão filho da primeira artesã a receber um registro na feira do Largo. Zélia Scholz foi homenageada como cidadã honorária de Curitiba, e faleceu em 2021. A tecelagem já era feita pela bisavó de René, passada por gerações até chegar às barracas da feira e construir novas histórias. Os registros do livro são marcados por tradições culturais, apresentando diferentes gerações de artesão e feirantes.
“Hoje patrimônio imaterial da cidade de Curitiba, nossa Feira foi construída com a luta de muitos artesãos, artistas e cozinheiros. O chão do Largo da Ordem, centro histórico da cidade, é palco de muitas expressões, elos, sonhos e suores. Nesse local encontramos heranças em níveis pessoais e coletivos, saberes ancestrais, tradições familiares, criações e descobertas. Uma memória coletiva que foi e é tecida a partir de milhares de memórias individuais que circulam por aqui em seus quase 50 anos de existência”, completa Luana Camargo.
Muito além de lazer, a Feira do Largo da Ordem oferece histórias, traços de Curitiba em milhares de participantes que a constroem e fazem, todo domingo, acontecer uma plural celebração da arte e artesanato locais.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro