
Com um tamanho monumental, a Feira do Largo da Ordem também precisa de uma grande equipe para ser mantida. O evento dominical está entre as maiores feiras ao ar livre do Brasil e é referência pelo país. Para colocar de pé a feira que atrai turistas até internacionais, são em torno de 1300 pessoas envolvidas, passando por artesãos, expositores e comerciantes de produtos artísticos, artesanais e industriais. A Feira do Largo da Ordem acontece todo domingo, a partir das 9h no Centro Histórico da cidade. Celebrando essas pessoas, nesse domingo também é comemorado o Dia do Feirante (25/08).
As feiras estão entre as instituições mais antigas do Brasil. Há registros delas na Vila de São Paulo desde 1554, segundo o Senado Federal. Por séculos, foram consideradas negócios de informalidade. Foi só em 25 de agosto de 1914 que o prefeito de São Paulo da época, Washington Luiz, reconheceu esses movimentos como legítimos. Com isso, a data também ficou marcada por valorizar não só a feira, mas também quem as realiza, em todo o Brasil.
Curitiba tem dezenas de feiras acontecendo por vários bairros. Elas são divididas em diurnas e noturnas, gastronômicas, de comidas orgânicas e de artesanato. Algumas são sazonais, como na Praça Osório que recebe as feiras de Inverno e de Natal. O site da Prefeitura reúne uma lista com todas as feiras da cidade.
A Feira do Largo da Ordem é a mais famosa — e a maior. Começando na Rua São Francisco e indo até a Rua Martin Afonso, conta com 800 barracas com os mais diversos itens. Artesanato em madeira e crochê, livros, cosméticos, tapeçarias, utensílios de cozinha, pinturas em tela a óleo, antiguidades e bonecas estão entre as opções. Para gastronomia, além de itens coloniais e biscoitos, há quatro praças de alimentação diferentes pela extensão, indo do caldo de cana até o pierogi e o clássico pastel de feira.

Feira do Largo da Ordem. Foto: Brunow Camman / Curitiba Cult.
Legalmente, a feirinha foi oficializada pela prefeitura em 1971. Nessa época, de enfrentamento da ditatura brasileira e do crescimento da cultura hippie, a Feira também tinha um caráter de trazer contracultura e servir de espaço para expressão de diferentes estilos de vida. Um dos feirantes que está lá desde o começo, Wilson Guimarães, diz que a feira começou com vinte expositores.
Hoje, referência nacional, a Feira do Largo da Ordem é considerada Patrimônio da cidade. Em 2018, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural consagrou-a como patrimônio imaterial, por seu relevante papel para o turismo e lazer.
Essa trajetória de meio século inspirou até não só uma, mas duas publicações. Luana Camargo e Soraia Gatti fizeram uma ampla pesquisa, publicada em 2022 no livro “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem”, com fotos de Carolina Castanho. A pesquisa inspirou ainda a história em quadrinhos “Histórias do Largo”, com roteiro de Luana Camargo e Raphaela Corsi (que também ilustra a publicação). Ambas foram distribuídas gratuitamente por Lei de Incentivo à Cultura.
“As feiras urbanas são territórios que apresentam e representam a imaterialidade de manifestações e tradições orais, de expressões e práticas artísticas e culturais, de saberes e fazeres tradicionais. São também espaços essencialmente políticos, de sociabilidades entrecruzadas, em que facetas de poder e de dominação se fizeram e fazem perceber e atuar. A Feira do Largo da Ordem em Curitiba é um cenário globalizado e multicultural, local de encontros, sociabilidades e conquista de muitas lutas, histórias de vida, histórias de ofícios e técnicas, histórias de resistência e cooperação entre pessoas que dedicam sua vida à arte, ao processo de criar e permear de beleza o mundo dos humanos”, colocam Luana Camargo e Soraia Gatti no livro.

Feira do Largo da Ordem. Foto: Brunow Camman / Curitiba Cult.
“Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem” reúne diversas histórias, revelando trajetórias familiares dos feirantes. Por exemplo, a de René Scholz, tecelão filho da primeira artesã a receber um registro na feira do Largo. Zélia Scholz foi homenageada como cidadã honorária de Curitiba, e faleceu em 2021. A tecelagem já era feita pela bisavó de René, passada por gerações até chegar às barracas da feira e construir novas histórias. Os registros do livro são marcados por tradições culturais, apresentando diferentes gerações de artesão e feirantes.
“Hoje patrimônio imaterial da cidade de Curitiba, nossa Feira foi construída com a luta de muitos artesãos, artistas e cozinheiros. O chão do Largo da Ordem, centro histórico da cidade, é palco de muitas expressões, elos, sonhos e suores. Nesse local encontramos heranças em níveis pessoais e coletivos, saberes ancestrais, tradições familiares, criações e descobertas. Uma memória coletiva que foi e é tecida a partir de milhares de memórias individuais que circulam por aqui em seus quase 50 anos de existência”, completa Luana Camargo.
Muito além de lazer, a Feira do Largo da Ordem oferece histórias, traços de Curitiba em milhares de participantes que a constroem e fazem, todo domingo, acontecer uma plural celebração da arte e artesanato locais.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.