Se você é daqueles que sempre chega no final de semana e fica pensando “Ah, já vi todos os filmes, nem tenho mais o que assistir”, aqui vai uma lista grande (grande mesmo) de opções de filmes para que você (re)veja. Tem para todos os gostos, terror, suspense, drama, comédia, aventura e musical

O Curitiba Cult montou essa lista de 26 filmes, da primeira letra do alfabeto, até a última para que você possa escolher e assistir no seu final de semana. E mesmo que já tenha visto, o que custa ver de novo, né?

As branquelas

Mesmo tendo tantas escolhas para começar a lista (ainda mais com a primeira letra do alfabeto), não tinha como deixar de fora esse filme que virou um clássico. Crianças, adultos e idosos, independente da idade, todos para ver essa comédia cheia de piadas e cenas engraçadas. Aqui dois agentes do FBI, devido a alguns problemas, decidem assumir as identidades de duas irmãs para descobrirem pessoas que queriam sequestrá-las. Um hino atemporal, que vale muito a pena rever quantas vezes achar melhor.

Burlesque

Aqui dois fãs clubes se juntam, quem gosta de musical e quem gosta da Christina Aguilera. No filme, a cantora interpreta uma jovem que deixa sua cidade pequena e vai atrás dos seus sonhos em Los Angeles. Começa a trabalhar como garçonete em uma boate que tem apresentações de shows e assim que abrem novas vagas, ela vai atrás. Se você gosta de musical, é uma boa escolha a se fazer. 

Camp Rock

Outro musical que aparece em nossa lista, dessa vez com Demi Lovato, que interpreta Mitchie Torres, que sonha muito em participar de um famoso acampamento de música, mas consegue apenas um emprego na cozinha. Tudo muda quando um dos jovens participantes a escuta cantando e assim encoraja-a a assumir seu talento e seguir seu sonho. Provavelmente você já deve ter visto, mas vale a pena relembrar né? 

Divertidamente

Todo mundo aqui já teve vontade de poder controlar suas emoções alguma vez na vida, né? Em “Divertidamente”, as emoções de Riley, de 12 anos são mostradas. Entre elas estão a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder do grupo é a Alegria, que se esforça para que a vida da garota estejam sempre controladas. No meio de uma confusão, ela e a Tristeza são expelidas para outro lugar e lutam para voltar a sala de controle novamente. Muita diversão e ensinamentos para aqueles que assistem. 

Ela dança, Eu danço

É o tipo de filme perfeito para se assistir em casa. Você vê e assim que termina já sai logo colocando uma música aleatória e criando passos sincronizados com você mesmo. NO filme, Tyler Gage (Channing Tatum) é enviado para fazer serviços comunitários em uma escola de artes, depois de encrencas que se meteu. Lá conhece Nora Clark (Jenna Dewan), uma aluna de dança que precisa de um novo parceiro. No começo, ele nega aceitar o convite de Nora, porque está acostumado com as danças de rua, mas logo tudo muda e o envolvimento dos dois fica além do profissional. Romance que nos faz imaginar muito quando vamos encontrar nosso parceiro ou parceira e sair por aí rodopiando juntos.

Frida

Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. No Filme, Salma Hayek retrata como a pintora teve uma vida conturbada, desde seu acidente, seu casamento com Diego Rivera (Alfred Molina) e também seus casos. O filme é ótimo para quem quer conhecer um pouco mais da história de vida da artista. 

Ghost – Do outro lado da vida

Aqui temos um clássico da sessão da tarde, que nos conta como o amor consegue enfrentar barreiras, até mesmo da morte. Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) são um casal bem apaixonado que tem suas vidas destruídas depois da morte de Sam. No entanto, seu espírito fica no plano dos humanos, a fim de ajudar Molly, que pode ser morta também. No meio disso tudo, uma médium, Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), ajuda o casal. Prepara a caixinha de lenços, porque o choro é real.

High School Musical

A música realmente junta muitos casais, né? Nesse clássico dos musicais não é diferente. Troy Bolton (Zac Efron) é um garoto popular, enquanto que Gabriella Montez (Vanessa Anne Hudgens) é uma jovem que só pensa em estudar. Durante o período de férias, eles descobrem que são apaixonados por canto e que tem interesse um no outro. Na volta às aulas, descobrem que estudarão nas mesmas salas e aí o amor volta a aparecer. A escola lança um musical e o “match” aí é perfeito: música e amor. 

Invocação do mal

Se você gosta de terror, provavelmente já tenha visto esse filme. Se não viu, termine de ler a lista e corre lá ligar a tv para assistir. Aqui, a história gira em torno de um casal, que se muda com suas cinco filhas para uma casa, onde acontecimentos estranhos começam a acontecer inexplicavelmente. Logo eles chamam um casal de paranormais para ajudar a entender o que realmente está acontecendo. Um filme com exorcismo, suspense, gritaria e (muitos) sustos.

Jumanji

Na segunda versão do filme, de 2018, quatro adolescentes encontram um videogame que se passa em uma floresta. Ansiosos para jogar, escolhem seus avatares e em um momento inesperado fazem com que sejam transportados para dentro do universo do jogo. É então que a aventura começa.

Kung Fu Panda

Po (Jack Black) é um urso panda bem fora do comum. Criado por sua família diferente, trabalha em um restaurante de macarrão. Um dia ele descobre que foi escolhido para uma profecia antiga e vai treinar ao lado de seus ídolos do kung fu: os mestres Shifu (Dustin Hoffman), Garça (David Cross), Tigresa (Angelina Jolie), Louva-deus (Seth Rogen), Macaco (Jackie Chan) e Víbora (Lucy Liu). Quando o leopardo da neve Tai Lung (Ian McShane) retorna, cabe a Po e seus amigos defenderem o Vale da Paz.

Livrai-nos do mal

Tudo começa com acontecimentos estranhos e muitos suspenses nos filmes de terror, né? Com “Livrai-nos do mal” não deixa de ser diferente. O policial Ralph Sarchie (Eric Bana) presencia dois acontecimentos estranhos. A Fim de entender os casos, procura um padre especialista em demonologia e assim vai atrás de respostas. Cada minuto em cada cena deixa quem assite com a respiração ofegante com medo do que pode vir a acontecer. 

Minha mãe é uma peça

Sucesso nas bilheterias, “Minha mãe é uma peça” é o filme perfeito para reunir a família e dar boas risadas. Paulo Gustavo interpreta Dona Hermínia, uma mulher de meia idade, divorciada de seu marido que trocou sua vida para viver a de seus filhos. A trama envolve muitos risos, cenas engraçadas e reflexões morais sobre família também. 

Nerve

Com uma pitada de Black Mirror, “Nerve” é um filme onde jogadores se inscrevem em um jogo online e executam tarefas ordenadas pelos próprios participantes. Um dia, em discussão com sua amiga, Vee DeMarco (Emma Roberts) tenta provar que é corajosa e então começa a participar do jogo. No meio da narrativa, coisas perigosas começam a sair do controle e então Vee busca sair do jogo. Adrenalina e aventura para quem gosta. 

Os incríveis

Quem nunca sonhou em ter superpoderes? Acordar descobrindo que é super forte ou que pode ficar invisível? Bom, sabemos que no mundo real isso não é possível, mas em “Os incríveis” sim. No filme, o Sr. Incrível, salva vidas diariamente, até que um dia altos processos começam a se voltar contra ele e a opinião popular decide que super heróis não são tão bons assim. Mas tudo muda quando num futuro próximo, recebe um convite misterioso para realizar uma nova missão. Um clássico das animações que encanta desde crianças a até mais velhos. 

Procurando Nemo

Mais uma animação para a lista, por motivos de: independente da idade, todo mundo fica sensível vendo “Procurando Nemo”. A história que ganhou a segunda parte (Procurando Dory) anos depois, mexe com a imaginação de qualquer um. O enredo conta sobre Marlin, um peixe-palhaço que cria seu filho sozinho Nemo. Nos seus primeiros dias de aula, Nemo acaba sendo capturado por um mergulhador. Logo Marlin, conhece Dory e entram numa jornada atrás do pequeno. Se você já viu, veja de novo, simplesmente bom demais. 

Quando as luzes se apagam

Se você gosta de terror e de ter aqueles sustos no sofá esse filme é para você. “Quando as luzes se apagam” conta a história de uma garota que desde pequena, quando ia dormir sonhava ver a figura de uma mulher. Anos mais tarde, seu irmão mais novo começa a ver a mesma coisa. Juntos eles vão atrás e descobrem que o caso está ligado a mãe deles. Dica do dia: não veja antes de dormir (risos). 

Rio

Já em seu segundo volume, “Rio” conta a história de uma arara azul que foi criada em Minnesota, nos estados Unidos. Um dia um ornitólogo (sim essa palavra parece estranha, mas é o especialista que entende as aves) entra em suas vidas e conta que o pássaro é um dos últimos da sua espécie. Vindo para o Rio de Janeiro, Blu conhece Jade, uma fêmea de sua espécie e assim começa a aventura. Os dois se perdem e partem em busca do caminho de volta para casa.

Sex and the city

Vindo de uma série, o filme chegou às telas e logo já ganhou continuação. Na história, Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) e suas amigas Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) tentam equilibrar suas vidas com seus relacionamentos. Uma comédia romântica engraçada para usar a tarde vendo e dar boas risadas.

Titanic

Se você procurar encontrar nessa lista alguns dos filmes mais vistos, chegou na letra certa. Titanic aborda a história de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), que ganha um bilhete de passagem para o transatlântico Titanic. Lá, conhece Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), se apaixonam e começam a viver as aventuras dentro do navio. A situação se complica quando o embarcação de grande porte se choca com um iceberg e começa a afundar em alto mar. Umas quatro caixas de lenços são o suficiente para as lágrimas que aqui vão ser deixadas.

Uma linda mulher

Clássico dos anos 90 que até hoje marca a vida dos atores Julia Roberts e Richard Gere. Em “Uma Linda Mulher”, um homem bem rico pede informação para uma prostituta e acaba contratando-a por uma semana. Nesse tempo de convivência ela acaba se tornando uma mulher elegante e assim uma paixão começa a crescer entre os dois. Quem já viu, veja de novo e quem não viu, corre ver.

Viva – A vida é uma festa

Uma mistura de aventura e animação no toque perfeito. Miguel é um menino que quer muito ser um músico famoso, mas sua família não aprova. O garoto sonhador não desiste de seus sonhos e acaba entrando em uma jornada misteriosa no Dia dos Mortos, feriado mexicano. Mexe com a imaginação de cada um que assiste. 

Wall-E

Num futuro distante (ou não distante assim, né?) os humanos destruíram o planeta com entulhos de lixo e gases tóxicos. Sendo assim, somente os robôs aqui permaneceram. Wall-E é um destes robôs, que ficou com o objetivo de cuidar da Terra. Até que um dia surge uma nave que traz uma robô mais moderna: Eva. Nessa aventura, os dois lutam para trazerem os humanos de volta à Terra e assim ficarem todos juntos. Se prepare, é aquela animação que tira água dos olhos. 

Xuxa em o mistério da Feiurinha

Quem nunca assistiu “Xuxa só para baixinhos” que atire a primeira pedra. No filme, as princesas Cinderela (Xuxa), Rapunzel (Angélica), Branca de Neve (Daniele Valente), Chapeuzinho Vermelho (Samantha Schmütz) e Bela (Lavínia Vlasak) estão próximas de completarem seus aniversários com seus esposos, mas a princesa Feiurinha sumiu. Embarcam atrás da princesa para descobrirem o que aconteceu. Um filme infantil, mas que nenhum adulto consegue ficar de fora. 

Yves Saint-Laurent

Para quem gosta do mundo da moda, essa é a escolha perfeita. Com muito romance e drama no meio, o filme conta a história de criação de uma das maiores marcas do mundo e suas reinvenções. O personagem aqui interpretado mesmo com seus problemas interiores revoluciona o mundo da moda com suas ideias e pensamentos a frente do seu tempo.

Zumbilândia

Terminando a lista com uma mistura de comédia e terror. Aqui, o filme se passa em um futuro apocalíptico, onde a população do mundo foi dizimada devido a um vírus, que transforma as pessoas em zumbis. Aqueles que não são infectados, tentam sobreviver em grupos. Com muita ação, risada e aventura é um filme perfeito para se distrair nesse período dentro de casa.