Você conhece a história das ruas de Curitiba? Muitas delas carregam anos e anos de vivências e histórias, mas passam despercebidas nos dias das milhares de pessoas que passam por elas semanalmente. Foi pensando nisso que o Curitiba Cult decidiu juntar e falar sobre a história de três principais vias públicas da capital paranaense.

As ruas são: XV de Novembro, José Bonifácio e Avenida Luiz Xavier!

Avenida Luiz Xavier

Você sabia que a Avenida Luiz Xavier é popularmente conhecida como a menor avenida do mundo? Ela tem apenas 152 metros! Isso é até estranho, já que em Curitiba mesmo existe uma Avenida menor ainda: a Avenida IV Centenário da Cidade do Rio de janeiro, na Cidade Industrial, com 136 metros! Vocês sabiam disso tudo? A Avenida fica localizada no Centro de Curitiba, junto a XV de Novembro e falando nela…

Foto: Franklin de Freitas

Rua XV de Novembro

Não tinha como falar de ruas curitibanas e não mencionar a “XV“, né? Você sabia que essa clássica rua, foi a primeira grande via pública de pedestres em Curitiba? Foi inaugurada em 1972 e é hoje a via mais movimentada de Curitiba. A rua também já foi chamada de “Rua da Imperatriz” e já teve (e ainda tem) o apelido de “Rua das Flores“. O nome ficou conhecido, por conta do tempo da monarquia, que as casas de madeira na rua tinham jardins floridos no local. Legal demais, né?

Foto: Eduardo Palberti

Rua José Bonifácio

Você sabia que a rua José Bonifácio é considerada a primeira rua de Curitiba? A rua é homenagem ao Patriarca da Independência do Brasil. Como o Pelourinho, instalado no ano de 1668, ficava próximo dali (lugar conhecido hoje como Praça José Borges de Macedo, em frente ao Paço da Liberdade), os moradores passaram a procurar locais próximos para morar, logo a rua José Bonifácio se tornou a primeira. Você tinha ideia disso? Incrível demais, né!

Foto: Franklin de Freitas