Curitibano André Mendes estreia exposição solo na Caixa Cultural

O Sonho do Sonho obra de André Mendes em exposição solo em Curitiba. Imagem: André Mendes.
Imagem: André Mendes

Nome de destaque da arte em Curitiba, André Mendes ganha exposição solo na Caixa Cultural nesta semana. Com abertura na terça-feira (24/06), às 19h, “Sonho do Sonho do Sonho” reúne pinturas e esculturas do artista visual. A visitação é gratuita, a partir de 25 de junho até 03 de agosto.

A curadora Isadora Mattiolli seleciona um conjunto de obras que mostram uma linha conectora na trajetória do artista. A interação entre memória, realidade, sonho e imaginação formam pontos centrais da pesquisa de André Mendes. “O encadeamento de sonhos sugerido no título da exposição remete à evocação do onírico nas pinturas e esculturas de Mendes, que se caracterizam por uma forte exploração do desenho como base para delinear as figuras e seres que habitam os espaços imaginados pelo artista. Esses espaços sugerem a coexistência de múltiplas realidades numa mesma imagem, transmitindo visualmente diversas camadas do inconsciente, que jamais se revelam por completo”, comenta a curadora.

Um destaque da mostra é a interação. O artista visual incorpora à exposição esculturas táteis, que podem ser tocadas, aproximando público e obra de maneira sensorial. Isso valoriza ainda a inclusão e acessibilidade a espaços expositivos.

Artista

Com uma visão multidisciplinar, André Mendes tem uma trajetória de mais de duas décadas dedicadas a variados formatos artísticos. O artista visual une abstrato e figurativo em seus trabalhos que questionam a percepção do público. Ele se especializou em grandes murais, mas também traz seu olhar para outros espaços e formatos. A pesquisa da materialidade das cores pode ser notada em telas, gravuras, esculturas e instalações.

André Mendes já teve exposição solo em Curitiba e até fora do país. Levou suas obras para a Galeria Ricardo Fernandes na Suíça e até para a Cloitre des Billettes em Paris (França). Por aqui, já teve obras no Museu Oscar Niemeyer, Museu Guido Viaro e Espaço Cultural BRDE. Nascido em Curitiba, já recebeu o prêmio PIPA em 2023, e teve sua trajetória reconhecida em 2020 no prêmio Lei Aldir Blanc na Jornada em Reconhecimento à Trajetória, na área de Artes Visuais.

SERVIÇO – Exposição solo “Sonho do Sonho do Sonho” de André Mendes em Curitiba

Quando: de 25 de junho a 03 de agosto de 2025; abertura no dia 24 de junho, às 19h

Horário: visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h

Onde: Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280)

Quanto: visitação gratuita

Classificação: livre.

Por Brunow Camman
23/06/2025 11h39

Artigos Relacionados

Forró ou sertanejo: qual o verdadeiro som da festa junina?

Balada do meio-dia estreia em Curitiba com impacto social