Curitiba vai ganhar o primeiro hospital veterinário público do Paraná

foto: Divulgação
foto: Divulgação

Um dia para comemorar! Nesta quata-feira (17), a Prefeitura de Curitiba anunciou o lançamento do projeto do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, o primeiro hospital veterinário público do estado do Paraná. O novo espaço tem previsão de lançamento ainda esse ano e ficará no bairro Taboão – a área corresponde a 68.467,05 m² e além do Hospital também está instalado o Parque Municipal São Francisco, onde hoje existe o Parque das Esculturas da Votorantim.

foto: Divulgação

foto: Divulgação

O principal foco será o atendimento de animais domésticos da população curitibana em vulnerabilidade social. A articulação para o projeto representou economia de tempo e recurso, pois será feita apenas a reforma de estruturas já existentes.

A previsão é que o Hospital Veterinário Municipal comece com estrutura e corpo técnico especializado para atendimentos veterinários de média e alta complexidades, de forma prioritária para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social e de protetores de animais registrados junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

foto: Divulgação

foto: Divulgação

Será viabilizado o início da prestação de serviços gratuitos para pets, como consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, contemplando também especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia, de forma similar como já ocorre em municípios como São Paulo.

Inicialmente, o objetivo é possibilitar pelo menos 40 atendimentos diários (com senhas) na unidade a ser implantada, incluindo, além das consultas, a previsão de atendimentos especializados.

foto: Divulgação

foto: Divulgação

Por Augusto Tortato
22/01/2024 13h06

Artigos Relacionados

03 passeios ecológicos pertinho ou em Curitiba

Parque Barigui vai ganhar novo restaurante em antiga olaria