Curitiba é uma das selecionadas da ONU para concurso mundial sobre mudanças climáticas

Vai dizer que não é orgulho demais, hein? A capital paranaense foi uma das selecionadas pelo UN-Habitat, Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, para participar do Climate Smart Cities Challenge (Desafio Climático das Cidades Inteligentes). A capital paranaense foi escolhida com outras três cidades: Bogotá (Colômbia), Bristol (Reino Unido) e Makindye Ssabagabo (Uganda).

O programa ajuda a testar e dimensionar soluções para a redução de gases do efeito estufa e, ao mesmo tempo, gerar impacto social significativo, como bairros com emissão zero de carbono, gerenciamento de logística de frete e edifícios verdes e acessíveis, por exemplo.

Foto: Carlos Ruggi/ Reprodução

Desenvolvido por técnicos do Ippuc e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o projeto curitibano escolhido visa alcançar a neutralidade de carbono na cidade até 2050. Nesse processo, Curitiba buscará estabelecer áreas de carbono zero, como parte da efetivação de ações de melhoria da eficiência energética.

Por meio de inscrição, as três cidades escolhidas irão apresentar juntas seus trabalhos no Climate Smart Cities Challenge, um concurso aberto de inovação a ser lançado na Dubai Expo, no mês de outubro.

Vai dizer, orgulho demais, né?

Por Pedro Pinheiro
20/04/2021 17h52