Coppola visita Curitiba nesta quinta (31/10); diretor recebe honraria e dá masterclass

Francis Ford Coppola. Foto: Reprodução Instagram.
Foto: Reprodução Instagram

O diretor Francis Ford Coppola retorna a Curitiba, cidade que inspirou seu mais recente filme “Megalópolis”. O cineasta norte-americano visita o Brasil para o lançamento do longa-metragem, que acontece hoje (31/10), e tem uma programação especial para a capital paranaense. Ele recebe a Ordem do Pinheiro, mais alta honraria do Paraná.

Agenda

O premiado diretor de filmes como “Apocalypse Now” e “O Poderoso Chefão” dará uma masterclass para um grupo de alunos. As inscrições encerraram em meia hora. De tarde, será concedida a honraria, e de noite, ele assiste uma sessão exclusiva do seu filme com o público curitibano no Cine Passeio.

Inspiração

Essa não é a primeira vez do diretor em Curitiba. Em 2003, Coppola passou pela cidade, buscando inspiração para um longa-metragem. Na época, pouco se sabia sobre o projeto. Ele chegou a andar de ônibus, foi de penetra a uma festa de 15 anos e assistiu a uma partida de futebol no antigo estádio do Athlético.

O diretor foi recebido pelo urbanista Jaime Lerner, que havia deixado recentemente o cargo de governador do estado, e também já tinha sido prefeito da capital. O planejamento urbano chamou atenção de Coppola. Foi durante os mandatos de Lerner que Curitiba recebeu importantes obras como o calçamento da Rua XV de Novembro, a abertura de vias exclusivas para ônibus e a inauguração da Rua 24 Horas.

Com “Megalópolis” já exibido no Festival de Cannes 2024, chegando agora aos cinemas de todo o mundo, é possível notar a influência da cidade no projeto. O filme discute questões como planejamento urbano e desigualdade social.

Na história, um arquiteto (vivido por Adam Driver) propõe um projeto inovador de cidade futurística, com o objetivo de eliminar as desigualdades. Mas defensores do estilo de vida atual, como o prefeito (Giancarlo Esposito) e um bilionário (Jon Voight) que se beneficiam dessa desigualdade, vão tentar impedi-lo.

Por Brunow Camman
31/10/2024 11h54

Artigos Relacionados

Curitiba foi inspiração para Coppola no novo filme “Megalópolis”

Crítica: “O Quarto Ao Lado” traz sensibilidade e renovação ao repertório de Almodóvar