
A cozinha asiática está entre as favoritas dos curitibanos. Tanto que a cidade conta com várias opções, dos sushis mais tradicionais, passando pelos lamens, até criações contemporâneas com ovas de ouriço e sushi de pirarucu. Preparamos uma lista de indicações para degustar a gastronomia oriental direto na capital paranaense.

Bao de peixe do Kitsune. Foto: Gero Hoffmann.
O restaurante do consagrado chef Andre Pionteke, ex-Masterchef, traz referências da cozinha asiática com uma pegada contemporânea e prática. Os Baos estão entre os mais pedidos: são pãezinhos no vapor, com variados recheios. Uma das receitas traz peixe branco frito no tempurá, sunomono de pepino com molho tártaro de wasabi e dill, com a masssa do bao levando alga nori. O Happy hour, das 17h às 19h, também apresenta a criatividade do chef em pedidas como a Barriga de porco assada, cozida ao molho de cereja com geleia de pimenta. A casa abre de terça a sexta, faz 17h às 23h, sábado, do meio-dia às 23h, e domingo, das 12h às 16h.
Assinantes Clube Cult têm desconto
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 695.

Maneki Lamen. Foto: Reprodução Instagram.
O Lamen está em alta na cidade, ganhando os cardápios de estabelecimentos japoneses. Já o Maneki surgiu para celebrar esse prato. A versão tradicional traz macarrão na sopa a base de missô, carne de porco, ovo, moyashi, cheiro verde, naruto e nori. Há versões com mais acompanhamentos e até a pedida vegetariana. A casa tem outros pratos como Yakisoba, e abre de segunda a sábado para almoço, das 11h às 15h, e para jantar, das 18h às 22h.
Av. Visconde de Guarapuava, 2800.

Tokyo Milano. Foto: Reprodução Instagram.
O Rodízio de comida japonesa Tokyo Milano apresenta uma variedade de pratos, indo de clássicos a criações especiais. São 80 opções, passando por quentes como Lula Crocante e Trouxinha de camarão, aos frios, como Carpaccio de salmão trufado. Sushis clássicos, temakis, e até Sashimi de salmão selado com raspas de limão siciliano completam um cardápio completo para os fãs da cozinha oriental. O Tokyo Milano abre todos os dias, das 18h às 23h30.
Assinantes Clube Cult têm desconto
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1066.

Sakana Nuu do Nuu Nikkei. Foto: Jennyfer França.
A cozinha contemporânea nikkei, que alia referências japonesa e peruana, ganha tratamento de alta gastronomia no Nuu Nikkei. O chef peruano Carlos Alata atualiza o cardápio com frequência, trazendo novidades como Niguiri Amazônico, um sushi de pirarucu selado ao molho thai finalizado com abacaxi grelhado. Outro prato de sucesso é o Sakana Nuu de Lagosta, que tem ainda arroz cremoso ao molho peruano, shitake e queijo parmesão. O restaurante abre para almoço no sábado e domingo, das 12h às 15h, e para jantar de terça a domingo, das 18h às 23h.
R. Fernando Simas, 333.

Yu Cozinha Oriental. Foto: Reprodução Instagram.
Localizado próximo a Praça General Osório, um ponto turístico da cidade que marca ainda o começo da Rua XV de Novembro, o Yü celebra a cozinha oriental. No sistema buffet, traz desde Niguiris de salmão e peixe branco até Camarão grelhado e Shitake. A casa tem pratos à la carte, como sashimis, temakis, até Arroz com frutos do mar, incluindo camarão, mexilhão, lula e peixe branco. Abre todos os dias, de segunda a sexta, das 11h30 às 15h, sábado e domingo, das 12h às 15h.
Praça General Osório, 485.

Aizu. Foto: Reprodução Instagram.
A gastronomia japonesa ganha toques contemporâneos no Aizu. A alta gastronomia é visitada de maneira inovadora em criações como o Sashimi de atum com foie gras e lichias ao molho teriaki, e Shot de Uni, que traz ouriço do mar com ovas de ikurá, molho ponzu, gema de ovo de codorna e massagô. Há também pedidas quentes como Camarão salteado em alta temperatura com molho oriental levemente picantes e nozes caramelizadas. O Aizu funciona apenas para jantar, de segunda a sábado, a partir das 19h.
Al. Carlos de Carvalho, 2420.

Hai Yo. Foto: Reprodução Instagram.
O Hay Yo funciona dentro do Grand Hotel Rayon e já foi eleito entre os 100 melhores restaurantes do Brasil. Um menu degustação criado especialmente pelo chef Lucas Coelho está entre os mais pedidos, em versões com 7, 11 e 15 tempos. Pratos à la carte também chamam atenção, como o Pato crocante ao sichuan com panquecas chinesas e o Niguiri de carne waguy com ovo de codorna e manteiga trufada. O restaurante serve jantar de segunda a quinta, das 19h às 23h30, e na sexta e sábado, das 19h às 0h30.
R. Visconde de Nácar, 1424.
Inovação e tecnologia são os conceitos que norteiam o Connect Week. Em sua segunda edição, o evento se consagra como referência no setor, conectando empresários, startups, investidores, estudantes e entusiastas de diferentes ecossistemas que pensam novas formas de revolucionar mercados e relações. Em 2024, contará com 120 eventos simultâneos, que vão de palestras a premiações espalhadas por toda Curitiba, reafirmando o tema “Inovação para todos”. O Connect Week acontece de 14 a 23 de junho, com inscrições e mais informações em connectweek.com.br.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.