A cozinha asiática está entre as favoritas dos curitibanos. Tanto que a cidade conta com várias opções, dos sushis mais tradicionais, passando pelos lamens, até criações contemporâneas com ovas de ouriço e sushi de pirarucu. Preparamos uma lista de indicações para degustar a gastronomia oriental direto na capital paranaense.
O restaurante do consagrado chef Andre Pionteke, ex-Masterchef, traz referências da cozinha asiática com uma pegada contemporânea e prática. Os Baos estão entre os mais pedidos: são pãezinhos no vapor, com variados recheios. Uma das receitas traz peixe branco frito no tempurá, sunomono de pepino com molho tártaro de wasabi e dill, com a masssa do bao levando alga nori. O Happy hour, das 17h às 19h, também apresenta a criatividade do chef em pedidas como a Barriga de porco assada, cozida ao molho de cereja com geleia de pimenta. A casa abre de terça a sexta, faz 17h às 23h, sábado, do meio-dia às 23h, e domingo, das 12h às 16h.
Assinantes Clube Cult têm desconto
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 695.
O Lamen está em alta na cidade, ganhando os cardápios de estabelecimentos japoneses. Já o Maneki surgiu para celebrar esse prato. A versão tradicional traz macarrão na sopa a base de missô, carne de porco, ovo, moyashi, cheiro verde, naruto e nori. Há versões com mais acompanhamentos e até a pedida vegetariana. A casa tem outros pratos como Yakisoba, e abre de segunda a sábado para almoço, das 11h às 15h, e para jantar, das 18h às 22h.
Av. Visconde de Guarapuava, 2800.
O Rodízio de comida japonesa Tokyo Milano apresenta uma variedade de pratos, indo de clássicos a criações especiais. São 80 opções, passando por quentes como Lula Crocante e Trouxinha de camarão, aos frios, como Carpaccio de salmão trufado. Sushis clássicos, temakis, e até Sashimi de salmão selado com raspas de limão siciliano completam um cardápio completo para os fãs da cozinha oriental. O Tokyo Milano abre todos os dias, das 18h às 23h30.
Assinantes Clube Cult têm desconto
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1066.
A cozinha contemporânea nikkei, que alia referências japonesa e peruana, ganha tratamento de alta gastronomia no Nuu Nikkei. O chef peruano Carlos Alata atualiza o cardápio com frequência, trazendo novidades como Niguiri Amazônico, um sushi de pirarucu selado ao molho thai finalizado com abacaxi grelhado. Outro prato de sucesso é o Sakana Nuu de Lagosta, que tem ainda arroz cremoso ao molho peruano, shitake e queijo parmesão. O restaurante abre para almoço no sábado e domingo, das 12h às 15h, e para jantar de terça a domingo, das 18h às 23h.
R. Fernando Simas, 333.
Localizado próximo a Praça General Osório, um ponto turístico da cidade que marca ainda o começo da Rua XV de Novembro, o Yü celebra a cozinha oriental. No sistema buffet, traz desde Niguiris de salmão e peixe branco até Camarão grelhado e Shitake. A casa tem pratos à la carte, como sashimis, temakis, até Arroz com frutos do mar, incluindo camarão, mexilhão, lula e peixe branco. Abre todos os dias, de segunda a sexta, das 11h30 às 15h, sábado e domingo, das 12h às 15h.
Praça General Osório, 485.
A gastronomia japonesa ganha toques contemporâneos no Aizu. A alta gastronomia é visitada de maneira inovadora em criações como o Sashimi de atum com foie gras e lichias ao molho teriaki, e Shot de Uni, que traz ouriço do mar com ovas de ikurá, molho ponzu, gema de ovo de codorna e massagô. Há também pedidas quentes como Camarão salteado em alta temperatura com molho oriental levemente picantes e nozes caramelizadas. O Aizu funciona apenas para jantar, de segunda a sábado, a partir das 19h.
Al. Carlos de Carvalho, 2420.
O Hay Yo funciona dentro do Grand Hotel Rayon e já foi eleito entre os 100 melhores restaurantes do Brasil. Um menu degustação criado especialmente pelo chef Lucas Coelho está entre os mais pedidos, em versões com 7, 11 e 15 tempos. Pratos à la carte também chamam atenção, como o Pato crocante ao sichuan com panquecas chinesas e o Niguiri de carne waguy com ovo de codorna e manteiga trufada. O restaurante serve jantar de segunda a quinta, das 19h às 23h30, e na sexta e sábado, das 19h às 0h30.
R. Visconde de Nácar, 1424.
Inovação e tecnologia são os conceitos que norteiam o Connect Week. Em sua segunda edição, o evento se consagra como referência no setor, conectando empresários, startups, investidores, estudantes e entusiastas de diferentes ecossistemas que pensam novas formas de revolucionar mercados e relações. Em 2024, contará com 120 eventos simultâneos, que vão de palestras a premiações espalhadas por toda Curitiba, reafirmando o tema “Inovação para todos”. O Connect Week acontece de 14 a 23 de junho, com inscrições e mais informações em connectweek.com.br.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.