A cozinha asiática está entre as favoritas dos curitibanos. Tanto que a cidade conta com várias opções, dos sushis mais tradicionais, passando pelos lamens, até criações contemporâneas com ovas de ouriço e sushi de pirarucu. Preparamos uma lista de indicações para degustar a gastronomia oriental direto na capital paranaense.
O restaurante do consagrado chef Andre Pionteke, ex-Masterchef, traz referências da cozinha asiática com uma pegada contemporânea e prática. Os Baos estão entre os mais pedidos: são pãezinhos no vapor, com variados recheios. Uma das receitas traz peixe branco frito no tempurá, sunomono de pepino com molho tártaro de wasabi e dill, com a masssa do bao levando alga nori. O Happy hour, das 17h às 19h, também apresenta a criatividade do chef em pedidas como a Barriga de porco assada, cozida ao molho de cereja com geleia de pimenta. A casa abre de terça a sexta, faz 17h às 23h, sábado, do meio-dia às 23h, e domingo, das 12h às 16h.
Assinantes Clube Cult têm desconto
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 695.
O Lamen está em alta na cidade, ganhando os cardápios de estabelecimentos japoneses. Já o Maneki surgiu para celebrar esse prato. A versão tradicional traz macarrão na sopa a base de missô, carne de porco, ovo, moyashi, cheiro verde, naruto e nori. Há versões com mais acompanhamentos e até a pedida vegetariana. A casa tem outros pratos como Yakisoba, e abre de segunda a sábado para almoço, das 11h às 15h, e para jantar, das 18h às 22h.
Av. Visconde de Guarapuava, 2800.
O Rodízio de comida japonesa Tokyo Milano apresenta uma variedade de pratos, indo de clássicos a criações especiais. São 80 opções, passando por quentes como Lula Crocante e Trouxinha de camarão, aos frios, como Carpaccio de salmão trufado. Sushis clássicos, temakis, e até Sashimi de salmão selado com raspas de limão siciliano completam um cardápio completo para os fãs da cozinha oriental. O Tokyo Milano abre todos os dias, das 18h às 23h30.
Assinantes Clube Cult têm desconto
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1066.
A cozinha contemporânea nikkei, que alia referências japonesa e peruana, ganha tratamento de alta gastronomia no Nuu Nikkei. O chef peruano Carlos Alata atualiza o cardápio com frequência, trazendo novidades como Niguiri Amazônico, um sushi de pirarucu selado ao molho thai finalizado com abacaxi grelhado. Outro prato de sucesso é o Sakana Nuu de Lagosta, que tem ainda arroz cremoso ao molho peruano, shitake e queijo parmesão. O restaurante abre para almoço no sábado e domingo, das 12h às 15h, e para jantar de terça a domingo, das 18h às 23h.
R. Fernando Simas, 333.
Localizado próximo a Praça General Osório, um ponto turístico da cidade que marca ainda o começo da Rua XV de Novembro, o Yü celebra a cozinha oriental. No sistema buffet, traz desde Niguiris de salmão e peixe branco até Camarão grelhado e Shitake. A casa tem pratos à la carte, como sashimis, temakis, até Arroz com frutos do mar, incluindo camarão, mexilhão, lula e peixe branco. Abre todos os dias, de segunda a sexta, das 11h30 às 15h, sábado e domingo, das 12h às 15h.
Praça General Osório, 485.
A gastronomia japonesa ganha toques contemporâneos no Aizu. A alta gastronomia é visitada de maneira inovadora em criações como o Sashimi de atum com foie gras e lichias ao molho teriaki, e Shot de Uni, que traz ouriço do mar com ovas de ikurá, molho ponzu, gema de ovo de codorna e massagô. Há também pedidas quentes como Camarão salteado em alta temperatura com molho oriental levemente picantes e nozes caramelizadas. O Aizu funciona apenas para jantar, de segunda a sábado, a partir das 19h.
Al. Carlos de Carvalho, 2420.
O Hay Yo funciona dentro do Grand Hotel Rayon e já foi eleito entre os 100 melhores restaurantes do Brasil. Um menu degustação criado especialmente pelo chef Lucas Coelho está entre os mais pedidos, em versões com 7, 11 e 15 tempos. Pratos à la carte também chamam atenção, como o Pato crocante ao sichuan com panquecas chinesas e o Niguiri de carne waguy com ovo de codorna e manteiga trufada. O restaurante serve jantar de segunda a quinta, das 19h às 23h30, e na sexta e sábado, das 19h às 0h30.
R. Visconde de Nácar, 1424.
Inovação e tecnologia são os conceitos que norteiam o Connect Week. Em sua segunda edição, o evento se consagra como referência no setor, conectando empresários, startups, investidores, estudantes e entusiastas de diferentes ecossistemas que pensam novas formas de revolucionar mercados e relações. Em 2024, contará com 120 eventos simultâneos, que vão de palestras a premiações espalhadas por toda Curitiba, reafirmando o tema “Inovação para todos”. O Connect Week acontece de 14 a 23 de junho, com inscrições e mais informações em connectweek.com.br.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.