Um dos maiores diretores do cinema esteve em Curitiba para o lançamento do seu mais recente filme “Megalópolis”. Francis Ford Coppola foi homenageado, deu uma master class e marcou presença no Cine Passeio. A ligação do diretor estadunidense com a cidade vem de décadas atrás, quando visitou a capital para pesquisas que influenciaram a trama do longa-metragem estrelado por Adam Driver. Mas existe mais uma ligação de Curitiba com “Megalópolis”: uma curitibana fez parte da equipe de produção.
Daniela Medeiros é diretora de arte e cenógrafa, e fez parte da equipe de direção de arte do longa-metragem de Coppola. A curitibana já esteve na equipe de outros grandes filmes, de sucessos da Marvel como “Homem-Formiga” e até o vencedor do Oscar “Mank”, do diretor David Fincher. Nessa entrevista exclusiva para o Curitiba Cult, Daniela conta sobre como é fazer a direção de arte de grandes produções, as conversas com Coppola sobre Curitiba e sua inspiradora trajetória.
Eu já trabalho há muitos anos com a equipe da talentosa Production Designer/Diretora de Arte Beth Mickle e ela me chamou para ser Set Designer (cenógrafa) deste projeto também. Além deste filme, também trabalhei com ela no “Guardiões da Galáxia, vol.3” e mais recentemente no “Super-Homem”, que será lançado em 2025.
Me sinto privilegiada de ter tido oportunidades na minha carreira de trabalhar com diretores autorais como ele. Projetos como estes também reúnem equipes incríveis, o que é valiosíssimo! Sempre se aprende muito ao trabalhar com pessoas experientes e em ter a chance testemunhar uma forma diferente de criar mundos e contar histórias. Tenho também muito interesse em trabalhar com Scorsese e Spielberg, também desta geração de grandes diretores, e aprender ainda mais.
O tema do filme foi bastante inspirador para mim também – eu sou arquiteta e urbanista, e adorei a ideia de contar a história de um arquiteto querendo criar uma cidade utópica. Eu fui responsável pela cenografia do set “Madison Square Garden”, um set de dimensões consideráveis e onde acontecem as performances, danças e algumas das cenas mais emblemáticas e artísticas do filme. Este set começou pequeno, mas no decorrer da pré-produção foi se tornando mais importante para a história e para o diretor, e eu trabalhei diretamente com a Diretora de Arte para desenvolver o espaço que o diretor tinha em mente.
Sim, conversei com ele sobre Curitiba e ele me contou sobre suas visitas no passado e sobre a sua amizade e admiração por Jaime Lerner. Ele também elogiou muito a cidade, seu plano diretor e as políticas sociais, de mobilidade e sustentabilidade, que já completam suas dezenas de anos de existência, portanto sempre à frente de várias outras metrópoles pelo mundo. Foi surreal ouvir ele falando sobre os tubos do biarticulado e sobre a Rua XV de Novembro, algo já tão normal para nós que acho que não pensamos muito sobre.
É sempre bom ouvir pessoas elogiando nossa cidade, ainda mais alguém com um nome mundialmente reconhecido, mas gostaria de adicionar que os elogios não me surpreenderam – nossa cidade é reconhecida e admirada mundialmente, especialmente por profissionais de arquitetura e desenvolvimento urbano. Eu tenho muito orgulho de Curitiba, sempre recebendo novos prêmios – mais recentemente o Prêmio de Cidade mais Inteligente do mundo pelo World Smart City Awards em 2023, o Prêmio Global de Inovação Urbana concedido pela C40 Cities Climate Leadership Group em 2020, dois prêmios pela UNESCO para Música e Design, e também uma premiação de “Cidade Verde” pelo Guinness World Records em 2016.
Precisamos valorizar essa referência, as entidades importantes que percebem nosso valor e proteger essas políticas que fazem com que nossa cidade seja tão especial. Isso se faz através de cidadania e exercendo nosso poder/direito de eleger representantes que entendam e valorizem o que temos de mais importante e valioso. Curitiba é o que é hoje pois políticas de desenvolvimento urbano, sociais etc., foram aprovadas décadas atrás e mantidas e atualizadas desde então, o que não é a realidade da maioria das cidades. Precisamos proteger e exigir que estas políticas continuem para que continuemos recebendo elogios de outras entidades e grandes nomes renomados mundialmente.
Eu, como arquiteta, sempre admirei demais essa cidade e levo ela em meu coração todos os dias. Acredito que Curitiba, e também outras referências arquitetônicas e urbanísticas brasileiras, me ajudam muito na minha carreira diariamente. Já tive a oportunidade de desenvolver algumas cidades cinematográficas até hoje e com certeza estas bases me ajudam nestes desafios.
Torço para que a parte mais importante desta visita seja seu poder de inspiração sobre nossa potência. Espero que essa visita traga inspiração para que novas vozes curitibanas contem histórias locais e que valorizemos ainda mais a nossa cidade, nossa arte e os curitibanos.
Me formei em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR e em Design de Mobiliário pela UTFPR, e quando me formei já sabia que queria explorar o universo do cinema, então me introduzi à indústria local e logo em seguida me inscrevi num Mestrado em Production Design pelo American Film Institute, em Los Angeles. Desde formada tenho trabalhado em grandes projetos como “Twisters”, “Guardiões da Galáxia, vol. 3”, “Mank”, sendo estes dois últimos meus favoritos pois me desafiaram muito artisticamente e acredito que os resultados foram espetaculares. “Mank” com seu preto e branco e generosidade de detalhes, e “Guardiões” com suas dimensões e composições geométricas e estruturais extremamente complexas. Além destes, também tenho muito orgulho de um dos meus primeiros projetos, “All These Voices”, no qual tive a oportunidade de trabalhar com muitas texturas, cores e temas relevantes. O filme todo, desde cenários a coreografias, foi feito de forma bastante artística e até hoje uso como referência.
No que diz respeito à cenografia: Set Designer, ou cenógrafa, é a profissional responsável por criar e desenhar o set em si. É a “arquiteta” no cinema. Esta profissional precisa ter capacitação de projeto e criação de espaços para contar histórias, além de saber executar desenhos técnicos para execução pela equipe de construção.
Eu amo criação de mundos, de qualquer estilo, escala e temporalidade. Trabalho em filmes de menor orçamento até projetos de grande orçamento, e todos eles permitem a criação de mundos diferentes e com complexidades e escalas distintas. Filmes de fantasia e ficção, como os que já trabalhei, tendem a ter um orçamento mais generoso para execução de sets maiores, portanto são interessantes e desafiadores de sua própria maneira. Mas também me interesso muito por projetos menores, que trazem oportunidades de criar mundos mais compactos e por vezes mais próximos de nós.
“Megalópolis” foi mais uma experiência enriquecedora de aprendizado sobre a indústria do cinema e suas complexidades e desafios. Também foi uma oportunidade de testemunhar outros métodos de storytelling nos quais eu não tinha muita experiencia, como por exemplo, em algum dos sets foram usadas estratégias mais teatrais, como “cut-outs” de cenários, jogos de luz e interpretações menos literais sobre os espaços, algo que foi interessante de ver acontecer e levarei essa experiência e seus aprendizados para os próximos projetos.
“Mank” foi um projeto riquíssimo desde a história até o time, e trabalhar com o diretor David Fincher, um sonho meu havia muitos anos, foi muito inspirador. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com ele e com o Diretor de Arte Don Burt, com quem aprendi muito também. Nos próximos meses deveremos saber mais sobre as premiações, e espero muito que todos os profissionais que trabalharam em “Megalópolis” recebam os prêmios merecidos! Todas as equipes são muito talentosas e trabalharam pesado para concluir este projeto. Espero trabalhar novamente com eles em breve!
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro