Foram anunciados na manhã desta quinta (14) os indicados ao Oscar 2016. Ao todo são 24 categorias agraciadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. É o 88º Oscar, e a cerimônia de premiação acontece no dia 28 de fevereiro, com apresentação do ator e comediante Chris Rock. Um filme brasileiro apareceu nos cotados ao prêmio de Melhor Animação: o longa ‘O Menino e o Mundo’, do diretor Alê Abreu.

Entre as indicações, destaque para o filme ‘O Regresso’ (The Revenant), que marcou presença em 12 categorias, entre elas Melhor Filme, Melhor Diretor (Alejandro Iñárritu) e Melhor Ator (Leonardo DiCaprio), seguido de perto por ‘Mad Max: Estrada da Fúria’ (Mad Max: Fury Road), que foi indicado em 10, com destaque para Melhor Filme e Melhor Diretor (George Miller). Os dois filmes marcam presença em todas as categorias técnicas, como edição, som e efeitos. Na sequência aparece ‘Perdido em Marte’ (The Martian), com sete indicações, sendo Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Matt Damon) as principais.  Vamos aos indicados:

Melhor Filme:

O Regresso (The Revenant)

O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Hugh Glass, interpretado pelo favoritíssimo ao prêmio de Melhor Ator Leonardo DiCaprio, um famoso desbravador que parte para o oeste americano no início do século 19 para caçar. Lá acaba sendo abandonado pelos amigos e virando presa de um urso, consegue sobreviver e parte em busca de vingança. A direção é de Alejandro Iñárritu, diretor mexicano que conquistou três estatuetas no último Oscar com ‘Birdman’ (Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original).

Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road)

Revitalização da trilogia de mesmo nome que ficou famosa nos anos 80, temos aqui um Max mais jovem perdido no deserto futurista e envolvido em batalhas territoriais. Filme de ação e de muitas cenas que beiram a insanidade, Mad Max foi ganhando forças ao decorrer do ano de 2015 e se tornou uma bela surpresa. Confira nossa crítica do filme aqui.

Perdido em Marte (The Martian)

Longa dirigido por Ridley Scott, que acabou de fora na categoria de Melhor Diretor, é baseado no livro de mesmo nome e conta a trajetória de Mark Watney (Matt Damon) durante o período em que ficou sozinho no planeta Marte. Saiba mais sobre em nossa crítica.

A Grande Aposta (The Big Short)

Mais um filme baseado em uma história real, agora envolvendo os bastidores de Wall Street. Com tom puxado para a comédia, conhecemos a história de um grupo de homens que previram a crise econômica dos Estados Unidos. O longa conta com um elenco cheio de grandes atores: Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carell e Christian Bale (indicado como Melhor Ator Coadjuvante). A direção é de Adam McKay (concorre a Melhor Diretor).

Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight)

Seguimos em tramas verídicas, agora sobre um grupo de jornalistas em Boston que descobre vários indícios de abuso sexual cometido por padres católicos em crianças. O diretor é Tom McCarthy e o elenco conta com Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams. Indicações de Melhor Diretor pra McCarthy, Melhor Ator Coadjuvante para Ruffalo e Melhor Atriz Coadjuvante para McAdams.

Ponte dos Espiões (Bridge of Spies)

Filme de Steven Spielberg com Tom Hanks no papel principal de um advogado americano obrigado a defender um espião soviético durante a Guerra Fria e assim se envolver em meio ao conflito ideológico da época. Destaque para Spielberg, que acumula agora nove indicações na categoria de Melhor Filme.

Brooklyn (Brooklyn)

Ellis Lacey (Saoirse Ronan, indicada como Melhor Atriz) se muda da Irlanda para Brooklyn, Nova York, em busca de uma vida melhor. Lá acaba se apaixonando e se vendo dividida entre dois mundos totalmente distintos. É provavelmente o azarão da competição, com pouquíssimas chances de levar algo.

O Quarto de Jack (Room)

Drama baseado em um livro homônimo sobre uma garota presa em cativeiro, local foi obrigada a criar seu filho Jack desde o nascimento até os cinco anos, que recebeu a chance de mudar essa história e conhecer o mundo. Lenny Abrahamson concorre como Melhor Diretor e Brie Larson que protagoniza o longa é forte candidata para levar o prêmio de Melhor Atriz.

Melhor Ator:

Bryan Cranston – Trumbo

Matt Damon – Perdido em Marte

Leonardo DiCaprio – O Regresso

Michael Fassbender – Steve Jobs

Eddie Redmayne – A Garota Dinamarquesa

the-revenant

Melhor Atriz:

Cate Blanchett – Carol

Brie Larson – O Quarto de Jack

Jennifer Lawrence – Joy: O Nome do Sucesso

Charlotte Rampling – 45 Anos

Saoirse Ronan – Brooklyn

12e73419c083aeb1507765b2518649c6104e5f77.jpg__0x1500_q85

Melhor Diretor:

Adam McKay – A Grande Aposta

George Miller – Mad Max: Estrada da Fúria

Alejandro González Iñárritu – O Regresso

Lenny Abrahamson – O Quarto de Jack

Tom McCarthy – Spotlight: Segredos Revelados

capa1

Melhor Ator Coadjuvante:

Christian Bale – A Grande Aposta

Tom Hardy – O Regresso

Mark Ruffalo – Spotlight: Segredos Revelados

Mark Rylance – Ponte dos Espiões

Sylvester Stallone – Creed: Nascido para Lutar

47818191.cached

Melhor Atriz Coadjuvante:

Jennifer Jason Leigh – Os Oito Odiados

Rooney Mara – Carol

Rachel McAdams – Spotlight: Segredos Revelados

Alicia Vikander – A Garota Dinamarquesa

Kate Winslet – Steve Jobs

hateful_eight-jennifer-jason-leigh

Melhor animação:

Anomalisa

O menino e o Mundo

Divertida Mente

Shaun, o Carneiro

Quando estou com Marnie

omenino

Melhor Roteiro Adaptado:

A Grande Aposta por Charles Randolph e Adam McKay

Brooklyn por Nick Hornby

Carol por Phyllis Nagy

Perdido em Marte por Drew Goddard

O Quarto de Jack por Emma Donoghue

rm

Melhor Roteiro Original:

Ponte dos Espiões por Matt Charman e Ethan Coen & Joel Coen

Ex Machina: Instinto Artificial por Alex Garland

Divertida Mente por Pete Docter, Meg LeFauve e Josh Cooley

Spotlight: Segredos Revelados por Josh Singer e Tom McCarthy

Straight Outta Compton: A História do N.W.A. por Jonathan Herman e Andrea Berloff

pixar