Numa que noite que nem tinha nada programado, já me conformando com o Netflix e mais um episódio de The Borgias (recomendo, por sinal!), recebi um convite inusitado: sair pela cidade aproveitando Comida di buteco. Sim! Tem coisa mais gostosa?
Esse é o nome do concurso nacional que, desde 2000, elege o melhor boteco do Brasil. Como? Em sua segunda edição em Curitiba, petiscos são criados para o evento, e público e um corpo de jurados sigiloso vota para eleger o melhor boteco da capital. Aqui, são 20 estabelecimentos que concorrem ao título. Depois, entre os vencedores das 20 cidades, um será escolhido como destaque nacional.
Neste ano, o projeto vai abranger 500 bares e atingir mais de 5 milhões de pessoas. “Um dos objetivos do Comida di Buteco é ser um divisor na vida desses bares. Ao longo dos anos o concurso vem se consolidando como uma das mais importantes plataformas de transformação social e contribuído para a manutenção desses locais num mercado tão concorrido e vulnerável”, explica Filipe Pereira, gerente regional do projeto.
Além disso, o concurso tem tema livre. Ou seja, os botecos criam receitas sem qualquer restrição, a não ser o preço – o valor máximo a ser cobrado deve ser de R$ 25,90. E outro detalhe: não existem petiscos iguais!
Prepare a sua vontade de cerveja bem gelada, amigos reunidos e ambientes completamente descontraídos. Vou contar pra vocês, que leem o Curitiba Cult, o que três deles oferecem!
Com um time de futebol próprio e três gerações de clientes, acomoda cerca de duzentas pessoas. “No Zezito’s, discutir política, religião e filosofia ou somente torcer pela vitória do time do coração torna-se bem mais prazeroso devido a um atendimento que cumpre as finas exigências do público e petiscos que agradam a todos os gostos”.
Para o festival, prepararam o Churros de Macacheira, que vem acompanhado de molho da casa (um molho de pimenta que jamais vou esquecer de tão bom!), molho de gorgonzola e molho de mostarda, que eram incríveis também. Não se esqueça da cerveja bem gelada! E não é que estava passando algo na TV sobre os escândalos políticos atuais e nossa mesa se viu envolvida em um debate bacana sobre o cenário? É… O bar funciona muito bem em sua proposta!
Rua Dom Pedro I, 345 – Água Verde
Contato: (41) 3014-0828
Chegando ao local, o cliente é presenteado com uma parede cheia de referências curitibanas e… Linda. Tem Leminski, Poty Lazzarotto, Dalton Trevisan, só pra citar alguns nomes! Com uma decoração no estilo alemão, o Schnap’s apresenta para o festival o Mignonzola com Aipim e Molho da Zizi.
A aparência do prato já despertava o ogro da fome, e o sabor era muito melhor! Com carne macia, o sabor do aipim cozido unido ao molho podia ser aprimorado com pimenta, para quem gosta de uma experiência mais quente. Justificativa pra cerveja é sempre bem-vinda, né?
Rua André Zaneti, 129 – Vista Alegre
Contato: (041) 3408-2027
Automaticamente me veio à cabeça: cheguei a um boteco! Num local um pouco mais isolado que os anteriores, sem tanto movimento de carros e pessoas, a casa é simples, com mesas e cadeiras espalhadas pela calçada.
Ali, claro, com mais cerveja, o Combinado Alemão. São seis bolinhos, três deles recheados com linguiça Blumenau e três com recheio de eisbein (joelho de porco), vindo acompanhados com o molho Casa Velha… Minha preferência ficou com os de eisbein, mas os de linguiça também comeria muito mais!
Rua Mateus Leme, 5981 – Abranches
Contato: (41) 3354-4050
Ao longo dos 24 dias de concurso, todos os bares são avaliados. Além do tira-gosto, que contempla 70% da nota, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também são avaliadas e têm o peso de 10% cada. Depois, o instituto de pesquisa Vox Populi faz a apuração do grande vencedor, que recebe premiação dos patrocinadores do evento.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.
Cerveja oficial: Amstel
Apresentador: Tabasco
Patrocínio: Elma Chips, Philadelphia, Trident
Promoção: RPC
Apoio: Mr Músculo, Purificadores Europa, Seha, Curitiba Convention Bureau, Gastronomia Paraná, Rádio Mundo Livre, Metro, Chandon, Abrasel, Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, Hotel Nacional Inn.
Baba Salim – Sfiha de Baalbeck: sfihas de cordeiro e bovina com pinoli. Acompanha porção de coalhada
Rua Amintas de Barros, 45 – Centro
Contato: (41) 3222-7672
Bar Basset – Kibe na chapa: kibe na chapa, acompanha ovo frito, tomate, palmito e alface.
Rua Marechal Hermes, 1024 – Centro
Contato: (41) 3082-7883
Bar do Edmundo – Buchinho a milanesa.
Avenida Erasto Gaertner, 1764 – Bacacheri
Contato: (41) 3257-2407
Bar do Pudim – Triunviratum de Pastéis: nove pastéis – 3 de carne, 3 de provolone e 3 de camarão com catupiry.
Praça do Redentor, 322 – São Francisco
Contato: (41) 3323-1553
Beks Bar – Tulipa de Frango.
Rua Brasílio Itiberê, 3645 – Água Verde
Contato: (41) 3242-7232
Cabana Bar & Petiscaria – Espetinho de camarão com Provolone.
Av. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 655 – Cristo Rei
Contato: (41) 3153-0935
Cantina Açores – Bolinho de siri.
Rua Euzébio da Motta, 306 – Alto da Glória
Contato: (41) 3027-3614
Dom Rodrigo – Porção de Bolinho de Carne Dois queijos: bolinho de carne com parmesão e provolone com molho gorgonzola.
Avenida Toaldo Túlio, 2275 – Santa Felicidade.
Don Max – Mignon Shitake e Gengibre.
Rua Tenente Max Wolf Filho, 37 – Água Verde.
Contato: (041) 3343-7989
Estofaria – Bode do Batataralho: espetinho de linguiça de carneiro com batatas na manteiga de alho.
Rua Itupava, 1465 – Alto da XV
Contato: (41) 3532-6657
Jacobina – Sonho mentiroso: sonho salgado recheado com bolinho de carne, servido com geléia de pimenta de amora e manteiga de banana.
Rua Almirante Tamandaré, 1365 – Juvevê
Contato: (41) 3016-6111
La Boca – Rolinho primavera de costela: massa crocante recheada com costela bovina desfiada, acompanha molho agridoce.
Rua Visconde do Rio Branco, 367 – Mercês
Contato: (041) 3323-5147
Mercearia Fantinato – Entradinha de churrasco: linguiça envolta em cebola assada servida no mini-pão francês.
Rua Mateus Leme, 2553 – Bom Retiro
Contato: (41) 3023-1953
Paraguassu – Arancine de Bacalhau: bolinho de arroz arbóreo recheado com bacalhau.
Rua Machado de Assis, 525 – Juvevê
Contato: (41) 3029-1020
PickNick Bar – Bolinho de Pernil.
Av. Manoel Ribas, 5966 – Santa Felicidade
Contato: (41) 3273-4279
Simples Assim – Bolinho Blumenau S/A: bolinho de linguiça Blumenau com arroz integral, acompanha redução de vinagre balsâmico.
Rua Angelo Sampaio, 1671 – Batel
Contato: (41) 3016-6610
Vallentina – Mineirinho: tutu de feijão acebolado com carne seca acebolada e bacon frito. Acompanha ovo, couve e laranja em gomos.
Rua Almirante Gonçalves, 2848 – Rebouças
Contato: (41) 3018-4158
De 15/04 a 08/05
Fotos: Divulgação
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Marietta Baderna – Dos Palcos aos Dicionários é um documentário emocionante sobre a história da chegada da bailarina italiana que encantou os brasileiros. Em um cenário de guerra, Marietta e seu pai precisam abandonar a Itália, por ter sido dominada pela Áustria, assim buscando refúgio no Rio de Janeiro. Nas terras cariocas, a chegada da estrela do Scala de Milão animou a elite da sociedade. No entanto, sua visão mais liberal tomou frente no julgamento da população conservadora e Marietta teve seu nome atribuído a bagunça e desordem no governo de Dom Pedro II. Repleta de curiosidades, a trama conta com a presença de especialistas da dança.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Entre Penas e Bicadas mostra a tragetória de Goldbeak (David Henrie), uma jovem águia, foi criada por uma família de galinhas depois de perder seus pais. Embora acolhido com amor, ele sempre sentiu que não se encaixava completamente no galinheiro. Quando seus instintos o chamam para explorar o mundo além do quintal, ele parte em busca de sua verdadeira identidade. A jornada leva Goldbeak ao Santuário de Pássaros, onde descobre sua origem, conhece outros de sua espécie e encontra um novo propósito: integrar a Patrulha Emplumada, um grupo dedicado à proteção de Avian City. Ao lado de sua corajosa irmã adotiva, Ratchet (Valkyrae), ele enfrenta desafios que o ajudam a entender o valor da coragem, do pertencimento e da família. No entanto, Goldbeak não imagina que uma conspiração sombria está em andamento na cidade. Para proteger os que ama e provar que é digno de suas asas, ele terá que voar mais alto do que nunca, enfrentando perigos e descobrindo que o verdadeiro lar está onde o coração está.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Milton Bituca Nascimento, dirigido por Flávia Moraes, é um documentário emocionante que acompanha a turnê de despedida de Milton Nascimento, uma das maiores lendas vivas da música brasileira. Filmado ao longo de dois anos, o longa registra os últimos shows de “Bituca”, como é carinhosamente conhecido, e captura a profunda conexão entre o artista e seus fãs. Com estreia prevista para 20 de março de 2025, a obra vai além dos palcos, apresentando cenas de bastidores e depoimentos de grandes artistas nacionais e internacionais. Esses relatos celebram a importância de Milton e o impacto universal de sua música, reafirmando seu legado como um dos maiores nomes da música global. Entre emoções e celebrações, o filme é uma despedida inesquecível de um ícone cuja obra transcende fronteiras e gerações.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Os 80 Gigantes acompanha a jornada da Cia dos Ventos, um grupo de teatro de bonecos fundada por um casal de bonequeiros nos anos 2000. Tadica Veiga e Joelson Cruz construíram seus bonecos gigantes inspirados no Carnaval de Antonina e, de pouco em pouco, ganharam as ruas e a comunidade local de São José dos Pinhais, no Paraná. Durante uma década, a companhia ocupou um galpão na cidade, onde guardavam os gigantescos bonecos, além de organizar um projeto social chamado O Boneco e a Sociedade, que fez a diferença para mais de 28 mil alunos. Mas, o que se tornou uma tradição familiar e um programa especial, acaba sofrendo com uma manobra política que os despeja do espaço. Sem lar para os 80 bonecos ou para a família produtora, a Cia do Vento precisa se reinventar e, logo, reconstruir o mundo fantástico e mágico desse espetáculo teatral e artesanal.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Meu Verão com Gloria acompanhamos a história de amor e carinho forjada por uma criança e sua cuidadora. Aos seis anos, Cleo é apaixonada por sua babá Gloria, que a cria e cuida desde seu nascimento. Um dia, após uma notícia trágica, Gloria precisa retornar urgentemente ao seu país natal Cabo Verde, onde vivem sua família e seus filhos. Cleo sente a infelicidade e o fardo dessa notícia e, rapidamente, pede para seu pai que traga Gloria de volta em razão de uma promessa feita entre as duas: que se reencontrem o mais rápido possível. Gloria, então, convida a pequena para conhecer o seu país e passar um último verão com ela em Cabo Verde como forma de despedida. Enquanto Cleo conhece um lado desconhecido da vida da babá e desbrava um mundo novo, Gloria precisa lidar com as questões de seus dois filhos que, querendo ou não, ela deixou para trás.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Amor Bandido, um corretor de imóveis tenta deixar seu passado sombrio para trás até que recebe uma mensagem de sua ex-parceira de crime que ele achava que estava morta. O vencedor do Oscar Ke Huy Quan encara seu primeiro protagonista, Marvin Gable, um corretor de imóveis que vive uma vida pacata nos subúrbios de Milwaukee. Ele tenta a todo custo deixar os erros cruéis que cometeu no passado. Ele será obrigado a confrontá-los quando recebe um misterioso bilhete de Rose (Ariana DeBose), sua ex-parceira de crime que ele deixou para morrer anos atrás. Agora, Marvin precisará embarcar novamente em uma missão que envolve os assassinos mais perigosos e os fantasmas de seu passado.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Brave the Dark, assombrado por traumas de infância, Nathan Williams (Nicholas Hamilton) vive preso em um ciclo de escuridão e autodestruição. Após ser preso, ele encontra uma inesperada mão estendida e disposta a ajudá-lo: seu professor de teatro, Sr. Deen (Jared Harris), que paga sua fiança e o acolhe. Determinado a resgatar Nathan de seus próprios demônios, o Sr. Deen descobre segredos devastadores que ameaçam consumir o jovem por completo. O que começa como um ato de bondade transforma-se em uma batalha desesperada para salvar Nathan de seu passado e de si mesmo. Enquanto Nathan afunda cada vez mais no desespero, o Sr. Deen precisa enfrentar seus próprios limites, questionando até onde está disposto a ir para proteger alguém à beira de perder tudo.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em O Intruso, um refugiado misterioso surge nu dentro de uma mala às margens do rio Tâmisa, apresentando-se como um enigmático forasteiro. Acolhido por uma tradicional família burguesa de classe alta, ele passa a viver na casa como funcionário. Sua presença, no entanto, desenrola uma série de encontros íntimos e transformadores com cada membro da família, abalando as convenções sociais e emocionais que sustentam suas vidas. Paralelamente, descobre-se que ele é apenas um entre vários homens idênticos espalhados por Londres, todos mascarados sob diferentes identidades. O estranho não apenas provoca desejos ocultos, mas também serve como um catalisador para despertares espirituais, permitindo que a família redefina seus próprios caminhos de forma radical e inesperada.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Flow, o mundo parece ter chegado ao fim, coberto apenas por vestígios da presença humana, mas sem nenhum por perto. O gato é um animal solitário que, um dia, enquanto é perseguido por uma manada de cães, vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver após a inundação, ele enfrenta diferentes ameaças, até que encontra refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies. Enquanto tentam fugir de toda essa situação hostil, os animais terão que se unir apesar de suas diferenças. Nesse veleiro, navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo cenário pós-apocalíptico. Flow acompanha uma aventura por entre as ruínas de um mundo inundado e destruído e os sobreviventes que buscam permanecer à deriva com a ajuda e esperança de cada um.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
O Brutalista se passa em 1947, quando o arquiteto visionário húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América. Em sua jornada para reconstruir seu legado e testemunhar o surgimento da América moderna, eles se deparam com uma oportunidade que pode mudar suas vidas para sempre. O industrial rico e carismático Harrison Van Buren (Guy Pearce) oferece a László um sonho americano em bandeja de prata: a chance de projetar um grandioso monumento modernista que moldará a paisagem do país que agora chamam de lar. Este projeto ambicioso representa o auge da carreira de László, prometendo levar ele e Erzsébet a novas alturas de sucesso e reconhecimento. No entanto, o caminho para a realização de seus sonhos é repleto de desafios e reveses inesperados, que os levarão a enfrentar tanto triunfos quanto tragédias ao longo de quase três décadas.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Fé para o Impossível é o longa biográfico do diretor Ernani Nunes que vai retratar um fato na vida de Renee Murdoch, uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012, no bairro da Barra da Tijuca. Internada em estado gravíssimo e com baixas perspectivas de cura sob o diagnóstico de traumatismo craniano, Renee contou com a ajuda de seu marido, Philip, e com o apoio de sua família que compartilharam a luta da pastora com o mundo a fim de reunir o máximo de pessoas para uma poderosa corrente de oração pela sua recuperação, tal ato que foi concedido pelo divino. Hoje, Renee e Philip são um casal de pastores que lideram a Igreja Interdenominacional Luz às Nações, conhecida como Ilan Church, no bairro do Recreio, a partir de um movimento de implantação de igrejas pelo Brasil e são autores do livro Dê a Volta por Cima, cujo também retrata esse ato milagroso.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.