Futebol e cinema tem o poder de fascinar telespectadores ao redor do mundo. Já falei inclusive sobre essa paixão em uma outra coluna, citando o que, para mim, foi um dos maiores documentários sobre o esporte mais popular do Brasil.
Onde começou essa paixão não se sabe ao certo. Mas uma das ferramentas mais importantes para difundir o sentimento foi, sem dúvida, o cinema. Em uma época onde a televisão ainda engatinhava, era o Canal 100 que trazia a emoção dos principais lances do futebol pelo país, em especial o eixo Rio-São Paulo.
Quando eu comecei a ir mais ao cinema, infelizmente, os cinejornais já estavam tão extintos quanto os cinemas de rua em Curitiba. A extinção dos cinejornais se deu ainda durante o governo Figueiredo que proibiu a propaganda comercial em cinejornal.
Ainda assim, na extinta TV Manchete, um Milton Neves ainda desconhecido nacionalmente do público da televisão apresentava aqueles vídeos históricos com lances inesquecíveis do futebol de outrora.
O cinejornal relatava assuntos cotidianos como quem era destaque na sociedade, eventos importantes da política, personalidades em destaque na semana… Mas foi o futebol que se notabilizou na produção cinematográfica. As razões do sucesso são várias, mas destaco as mais simples.
Primeiro não se faz um bom filme sem uma boa trilha sonora. O clássico “Na cadência do samba”, conhecido nas bocas pelo seu refrão “Que bonito é…”, era quem embalava a trilha das imagens. Segundo, no caso de um cinejornal, uma boa locução. E a voz que dava crediblidade às notícias era de um certo cidadão de Taubaté que, anos depois, ficaria 27 anos à frente do telejornal mais assistido do país. Cid Moreira era quem trazia as informações. Somado ao cuidado que havia com o texto, dava aos relatos algo ainda mais sensacional. E por último, mas não menos importante, o cuidado com as imagens. Seja pela filmagem impecável da equipe de Francisco Torturra, seja pelo cuidado com a edição.
Foi o Canal 100 que, nas palavras de Nelson Rodrigues, “inventou uma nova distância entre o torcedor e o craque, o torcedor e o jogo”. Graças a esse cinejornal que a mágica do jogo ganhou uma nova dimensão. E deu a dimensão verdadeira de arte a esse esporte que ainda dá tantas emoções, faz nascer e florescer novas paixões todos os dias. Não por acaso, no Museu do Futebol em São Paulo há uma pequena parte do acervo permanente dedicada apenas a ele.
Ficou curioso para saber mais do Canal 100? É só clicar aqui e viajar pela história desse importante veículo de comunicação do cinema nacional.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.