Cineasta francesa Agnès Varda é homenageada no Olhar de Cinema em Curitiba

Cena de As Praias de Agnès da diretora Agnès Varda destaque no Olhar de Cinema. Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução

Nome potente do cinema francês, Agnès Varda será celebrada no 14o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema. O evento acontece de 11 a 19 de junho em Curitiba e tem 92 filmes na programação. Uma mostra inteira é dedicada a cineasta francesa, com 10 filmes na Mostra Olhar Retrospectivo.

A organização escolheu a temática “Derivas por Varda” como guia para a seleção de trabalhos da artista. O tema faz referência aos personagens “à deriva” que Varda costumava retratar, tanto em ficção quanto documentário – e até borrando a linha entre os dois. Serão seis longas e quatro curtas da diretora.

Mostra

Todo ano, a Mostra Olhar Retrospectivo é dedicada a um grande nome do cinema mundial, pensando sua trajetória e impacto na sétima arte. Em 2025, são completados 70 anos do lançamento do primeiro longa-metragem de Varda, “La Pointe-Courte”. O filme passou a ser considerado um dos precursores do movimento Nouvelle Vague, valorizando um cinema mais pessoal e desafiador.

Queremos celebrar o legado de uma das maiores e mais importantes cineastas do cinema mundial, destacando a obra de Varda e sua trajetória artística. Apostamos em uma seleção que combina tanto os filmes clássicos da cineasta, assim como obras menos vistas, promovendo a descoberta ou redescoberta de seu catálogo para o público”, comenta Antonio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema.

Agnès

A diretora francesa Agnès Varda criou uma carreira marcada pela reinvenção. Sua inquietação autoral percorreu diversas trilhas e linguagens, inclusive misturando estilos de forma poética e muito particular. Da vídeo-instalação ao documentário, passando pela ficção e fotografia, se consagrou mundialmente. Gravou documentários em diversos países e retratou várias formas de ver a vida, de variadas culturas até amores. Foi a única mulher a vencer uma Palma de Ouro Honorária e a primeira a ganhar um Oscar honorário pelo conjunto da obra. Varda faleceu em 2019.

Seleção

Foram dez filmes selecionados para a Mostra Olhar Retrospectivo do Olhar de Cinema. “La Pointe-Courte”, o primeiro longa-metragem que retrata um casal em crise, mistura documentário e ficção e antecipou a estética da Nouvelle Vague. Um dos maiores clássicos do cinema francês, “Cléo das 5 às 7” segue a cantora Cléo por Paris enquanto espera o resultado de um exame médico e divaga pela cidade pensando sobre a vida e a morte. “Documentira” é um clássico exemplo de como a artista borra as fronteiras entre realidade e ficção, questionando o próprio cinema.

Uma Canta, A Outra Não” trata da Revolução Sexual e os movimentos feministas dos anos 1970 pelo olhar de duas amigas. Já “Os Catadores e Eu” acompanha estilos de vida diferentes, de pessoas que coletam coisas, de alimentos a objetos descartados. “As Praias de Agnès”, de 2008, é uma autobiografia na qual a cineasta revisita memórias afetivas, em especial pelas praias.

Curtas

Quatro curtas-metragens completam as exibições no Olhar de Cinema. Unindo mito e realidade, “Ulysse” celebra o marido Jacques Demy em uma viagem à ilha grega de Chios. “Tio Yanco” registra o encontro com um tio artista que vive em uma casa-barco. “A Ópera-Mouffe” é um documentário poético que mistura realidade e sonho de uma mulher grávida. Completa a seleção de curtas “Saudações aos Cubanos”, montado a partir de mais de mil fotografias que ela tirou em viagem a Cuba em 1963.

A organização do Olhar de Cinema ainda divulgará as datas e locais de exibição de “Derivas por Varda”.

SERVIÇO – 14o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Quando: de 11 a 19 de julho de 2025

Onde: exibições na Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Guarani e Teatro da Vila

Quanto: evento contará com sessões gratuitas e sessões com ingressos a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)

Ingressos: pré-venda a partir de 16 de maio no site

Informações: no site do Olhar de Cinema.

Por Brunow Camman
13/05/2025 17h28

Artigos Relacionados

Semana Nacional de Museus tem diversas atividades especiais em Curitiba

Estreias de filmes locais movimentam produção curitibana no cinema