
Nome potente do cinema francês, Agnès Varda será celebrada no 14o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema. O evento acontece de 11 a 19 de junho em Curitiba e tem 92 filmes na programação. Uma mostra inteira é dedicada a cineasta francesa, com 10 filmes na Mostra Olhar Retrospectivo.
A organização escolheu a temática “Derivas por Varda” como guia para a seleção de trabalhos da artista. O tema faz referência aos personagens “à deriva” que Varda costumava retratar, tanto em ficção quanto documentário – e até borrando a linha entre os dois. Serão seis longas e quatro curtas da diretora.
Todo ano, a Mostra Olhar Retrospectivo é dedicada a um grande nome do cinema mundial, pensando sua trajetória e impacto na sétima arte. Em 2025, são completados 70 anos do lançamento do primeiro longa-metragem de Varda, “La Pointe-Courte”. O filme passou a ser considerado um dos precursores do movimento Nouvelle Vague, valorizando um cinema mais pessoal e desafiador.
“Queremos celebrar o legado de uma das maiores e mais importantes cineastas do cinema mundial, destacando a obra de Varda e sua trajetória artística. Apostamos em uma seleção que combina tanto os filmes clássicos da cineasta, assim como obras menos vistas, promovendo a descoberta ou redescoberta de seu catálogo para o público”, comenta Antonio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema.
A diretora francesa Agnès Varda criou uma carreira marcada pela reinvenção. Sua inquietação autoral percorreu diversas trilhas e linguagens, inclusive misturando estilos de forma poética e muito particular. Da vídeo-instalação ao documentário, passando pela ficção e fotografia, se consagrou mundialmente. Gravou documentários em diversos países e retratou várias formas de ver a vida, de variadas culturas até amores. Foi a única mulher a vencer uma Palma de Ouro Honorária e a primeira a ganhar um Oscar honorário pelo conjunto da obra. Varda faleceu em 2019.
Foram dez filmes selecionados para a Mostra Olhar Retrospectivo do Olhar de Cinema. “La Pointe-Courte”, o primeiro longa-metragem que retrata um casal em crise, mistura documentário e ficção e antecipou a estética da Nouvelle Vague. Um dos maiores clássicos do cinema francês, “Cléo das 5 às 7” segue a cantora Cléo por Paris enquanto espera o resultado de um exame médico e divaga pela cidade pensando sobre a vida e a morte. “Documentira” é um clássico exemplo de como a artista borra as fronteiras entre realidade e ficção, questionando o próprio cinema.
“Uma Canta, A Outra Não” trata da Revolução Sexual e os movimentos feministas dos anos 1970 pelo olhar de duas amigas. Já “Os Catadores e Eu” acompanha estilos de vida diferentes, de pessoas que coletam coisas, de alimentos a objetos descartados. “As Praias de Agnès”, de 2008, é uma autobiografia na qual a cineasta revisita memórias afetivas, em especial pelas praias.
Quatro curtas-metragens completam as exibições no Olhar de Cinema. Unindo mito e realidade, “Ulysse” celebra o marido Jacques Demy em uma viagem à ilha grega de Chios. “Tio Yanco” registra o encontro com um tio artista que vive em uma casa-barco. “A Ópera-Mouffe” é um documentário poético que mistura realidade e sonho de uma mulher grávida. Completa a seleção de curtas “Saudações aos Cubanos”, montado a partir de mais de mil fotografias que ela tirou em viagem a Cuba em 1963.
A organização do Olhar de Cinema ainda divulgará as datas e locais de exibição de “Derivas por Varda”.
Quando: de 11 a 19 de julho de 2025
Onde: exibições na Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Guarani e Teatro da Vila
Quanto: evento contará com sessões gratuitas e sessões com ingressos a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)
Ingressos: pré-venda a partir de 16 de maio no site
Informações: no site do Olhar de Cinema.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.