Cenários, figurinos e artes plásticas: Teatro Guaíra já recebeu diversas exposições

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

As paredes e dependências do Teatro Guaíra receberam arte nas mais diferentes formas. Se os palcos tiveram shows e espetáculos grandiosos, áreas como a fachada e o saguão do prédio foram tomados por vários itens exclusivos. Os ambientes já permitiram ao público olhar com detalhes figurinos e cenografias de clássicos do teatro paranaense, além de ter recebido nomes de peso das artes plásticas do Estado.

Adereços

Uma dessas exposições aconteceu em 2021. A equipe técnica do Centro Cultural Teatro Guaíra preparou uma exposição de acervo de obras marcantes na história do Complexo Cultural. A mostra surgiu como forma de manter a arte próxima das pessoas em um momento de restrições sociais da pandemia. Era possível ver itens à distância, com iluminação especial, e objetos e manequins posicionados estrategicamente em áreas de boa visualização.

Exposição de figurinos no saguão do Teatro Guaíra. Foto: Maringas Maciel.

Exposição de figurinos no saguão do Teatro Guaíra. Foto: Maringas Maciel.

Figurinos de balés como “Cinderela” e “O Quebra-Nozes”, e da peça “Hoje é Dia de Rock”, puderam ser vistos com detalhes. Clássico do balé paranaense, “O Grande Circo Místico” foi destaque da mostra. O espetáculo foi escrito por Edu Lobo e Chico Buarque, especialmente para o Guaíra, e estreou em 1983. A montagem chegou a lotar o Maracanãzinho no Rio de Janeiro (RJ), em uma das 200 apresentações. Partes do cenário dessa montagem que consagrou o Balé Teatro Guaíra nacionalmente puderam ser vistas pelo público pelas vitrines da fachada.

Em julho do mesmo ano, a equipe técnica inovou ao levar à fachada do Teatro Guaíra projeções de espetáculos artísticos. Ao passar pela rua, era possível ver cenas de artistas tomando conta das paredes e mostrando a força da arte mesmo em momentos difíceis. Cenas de “A Bela e A Fera”, “La Cena” e “My Fair Lady”, entre muitos outros, encantaram o público.

Saguão

O Saguão do Teatro Guaíra já recebeu outras mostras importantes. Uma delas, no fim de 2021, foi a Exposição Extraordinária de Bonecos Paranaense, organizada pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos, aproximando do público essa arte centenária. Outro nome relevante das artes visuais no Paraná também ganhou o espaço: Efigênia Rolim. Em 2011, comemorando os 80 anos da artista popular, seus trabalhos com materiais recicláveis (de bolsas e esculturas a figurinos completos) foram expostos no teatro.

Ainda hoje, quem passa pelo Guaíra pode ver nas laterais da entrada central, sob o painel de Poty Lazzarotto, oito ilustrações nas vitrines. São miniaturas de cenas teatrais, circenses e operísticas.

Por Brunow Camman
26/09/2024 22h52

Artigos Relacionados

Orquestra Sinfônica do Paraná: a trilha sonora do Teatro Guaíra há quase 40 anos

Balé do Teatro Guaíra: uma dança que dura 68 anos