Da primeira aula de balé até os corpos artísticos atuais, o Centro Cultural Teatro Guaíra celebra os movimentos corporais há 68 anos. Referência nacional em dança, o Complexo Cultural conta com três corpos dedicados à dança e às pesquisas corporais, incluindo a formação de jovens talentos, o renomado grupo de Balé e até um grupo de bailarinos maduros, movimento inovador na dança brasileira.
O primeiro movimento para se ter um grupo do próprio teatro surgiu nos anos 1950. A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) foi fundada em 1956, para formação de bailarinos em danças clássica e contemporânea, que pudessem estruturar um corpo de baile. A primeira coordenação foi da professora Tereza Padron, e a organização do curso pelo professor Aroldo Moraes. Logo depois, Yara de Cunto traz a proposta de uma formação de sete anos de estudo, seguida até hoje. São 110 alunos, atualmente, estudando em uma das poucas escolas de dança de caráter público no país, mantida pelo Governo do Estado.
O Balé Teatro Guaíra é formado anos depois da escola, em 1969. É a terceira companhia de dança mais antiga do Brasil. Entre as mais de 150 coreografias apresentadas, uma deu renome mundial ao grupo: “O Grande Circo Místico”, em 1983. O espetáculo teve composição musical de Chico Buarque e Edu Lobo, com coreografia de Carlos Trincheiras. Foram 200 apresentações, vistas por 200 mil pessoas. Grandes nomes do balé passaram pelo grupo, como Ana Botafogo, que esteve na montagem de 1976 de “Gisele”. Em 1987, Trincheiras coreografou “Lendas das Cataratas do Iguaçu”, apresentado em frente às Cataratas.
Hoje, o grupo conta com 30 integrantes, que circulam pelo Brasil e pelo mundo com suas montagens. Recentemente, levaram “Contraponto” para um festival mundial de dança na Dinamarca.
O Guaíra ainda conta com um grupo sênior de bailarinos: G2 Companhia de Dança. São bailarinos que fizeram parte de montagens clássicas do balé, que continuam suas pesquisas de corpo e movimento com maturidade artística. Foi criada em 1999 e é a mais antiga companhia sênior e pública no Brasil. O grupo já levou sua proposta inovadora de pesquisa em dança para estados como Ceará e até para a Argentina. Em 2019, fez uma turnê em comemoração aos seus 20 anos, apresentando dois espetáculos do repertório: “La Cena” e “Blow Elliot Benjamin”.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.