Bienal de Quadrinhos de Curitiba tem datas confirmadas

Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Foto: Luciana Falcon.
Foto: Luciana Falcon

Chegando à sua oitava edição, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba tem datas e tema confirmados. De 04 a 07 de setembro, o MuMA – Museu Municipal de Arte no Portão Cultural receberá intensa programação relacionada ao universo dos quadrinhos. Serão atividades gratuitas que passam por palestras e oficinas até exposições e sessões de autógrafos. Uma grande feira com dezenas de representantes de editoras também faz parte do evento.

Tema

Em 2025, a Bienal trabalha o tema “Futuros Possíveis”, discutindo temas urgentes como crise climática, diversidade de gênero, fluxos migratórios e até inteligência artificial. “Como esses temas que nos afligem diariamente são refletidos nos quadrinhos?”, questiona Luciana Falcon, coordenadora da Bienal ao lado de Gilmar Kaminski e Greice Barros. “O futuro possível talvez seja voltar para o simples. Entender modos de enxergar poesia e beleza nas nossas práticas e ações. O que podemos transformar hoje que pode ser reverberado no futuro?

Convidados

A mostra já tem 30 convidados confirmados entre artistas nacionais e internacionais. A artistas homenageada da oitava edição é Cida Godoy, pioneira entre mulheres quadrinistas. Um dos grandes nomes confirmados é da israelense Rutu Modan, vencedora do prêmio Eisner em 2008 pelo livro “Exit Wounds”. Ela é colaboradora de revistas e jornais como Le Monde, The New York Times e New Yorker.

Outros convidados já estão confirmados. O Instituto Francês tem parceria com a Bienal, e promove o projeto “HQ encontra a BD”, residência artística inédita com presença de Matthias Lehmann. Ele ganhou destaque com a HQ “Chumbo”, que discute o autoritarismo no Brasil do século XX. O cubano Alexander Izquierdo será publicado pela primeira vez no Brasil como desdobramento do Programa Brasil em Quadrinhos, também promovido pela Bienal em parceria com o Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty.

Nesta edição, acontecem ainda ações em três outros municípios: Pato Branco, Foz do Iguaçu e Paranaguá. A ação busca descentralizar e ampliar ações da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. A ação faz parte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura.

SERVIÇO – Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Quando: de 04 a 07 de setembro de 2025

Horário: das 11h às 21h

Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)

Quanto: gratuito

Informações: no site oficial e no Instagram da Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Por Brunow Camman
12/05/2025 17h31

Artigos Relacionados

Projeto “Irmãos Itiberê” apresenta recital de piano em Curitiba

Semana Nacional de Museus tem diversas atividades especiais em Curitiba